Programação recheada e especial celebra 30ª Infoeste


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Evento que comemora os 30 anos da Faculdade de Informática teve início nesta segunda (15) e segue até o dia 20; Presidente da SBC ministrou primeira palestra

Foto: Gustavo Justino Programação recheada e especial celebra 30ª Infoeste
Presidente da Sociedade Brasileira de Computação ministrou palestra de abertura

Era uma vez um simples curso tecnólogo de informática, que há 30 anos deu início ao que hoje é a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste, uma referência no oeste paulista e no Brasil. O marco é celebrado em conjunto com a 30ª edição da Semana de Computação e Informática (Infoeste), evento tradicionalmente realizado no mês de maio, que teve início nesta segunda-feira (15) e segue até a sexta (20). Grandes palestras, cursos, encontro de egressos, workshop e muitas outras atividades serão realizadas durante esta semana. 
 
“Temos uma programação rica em atividades, com temas escolhidos pelos próprios alunos. Nós buscamos atender o nosso público. E claro, o principal, é comemorar estes 30 anos da melhor forma possível”, segundo o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo. Para ele, a teoria oferecida em sala de aula é fundamental para o conhecimento dos alunos, mas este tipo de evento traz algo a mais para os acadêmicos. “A ideia é complementar o conteúdo que eles veem em aula, mostrar a prática, trazer experiências de profissionais. O aprendizado fica completo”, afirma.
 
E para um evento deste porte, nada melhor do que uma abertura com o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a principal entidade relacionada à computação no país, Dr. Lisandro Zambenedetti Granville. “Tenho um ótimo relacionamento com a Unoeste e venho para apresentar a SBC para quem não conhece, prestar contas para quem conhece e falar um pouco da entidade com o intuito de atrair interessados”. Ele explica que a sociedade tem “as mentes mais brilhantes do Brasil na área” e que são diversos os benefícios para os associados. “Estar por dentro dos principais eventos no mundo, ter um bom networking com outros pesquisadores, ter acesso aos periódicos da SBC no Capes, entre outros”, explica.
 
A palestra do Lisandro, realizada no Teatro César Cava, campus I da Unoeste, na noite desta segunda (15), não foi à única atração deste primeiro dia. Os muitos inscritos que estiveram no local curtiram o som da Banda Média 7, formada por docentes da Unoeste e que trouxe uma canção autoral para o evento. A mesa principal foi composta pelo diretor Moacir Del Trejo, os professores Emerson Silas Dória, Haroldo Cesar Alessi e Leandro Luiz de Almeida, além do presidente da SBC.
Foto: Gustavo Justino Diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, fez a abertura oficial do evento
Diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, fez a abertura oficial do evento

 
Na sexta-feira (20), será realizado o 24º Encontro de alunos e ex-alunos da Fipp, uma espécie de troca de ideias para transmitir experiências com gente que passou por aqui e hoje brilha em outros lugares, caso do Renato Garcia de Campos, 29 anos, que se formou em Ciência da Computação no ano de 2009 e trabalha desenvolvendo aplicações cognitivas para a empresa americana IBM, atualmente elaborando projeto para uma empresa alemã do setor automobilístico. “Minha caminhada na empresa começou em 2015, quando fui contratado para atuar na parte de consultoria utilizando tecnologias Microsoft. Trabalhei também em uma das maiores administradoras de planos de saúde coletivos do país e sempre me interessei por inovação de inteligência artificial”, conta.
 
Então estará na Unoeste para falar sobre as mudanças que sua vida passou, experiências e choques de cultura profissional. Foi aluno, participou da Infoeste e agora está de volta para passar conhecimento. “É de grande valia a troca de experiências, ouvir situações cotidianas das pessoas que estão no mercado, sobre estudos que estão sendo realizados no Brasil. Além do networking, é diversão”, afirma Campos.
 
Cronograma - Tem muito mais pela frente. A Infoeste continua nesta semana até a sexta-feira (20), e tem eventos integrados, todos abertos a comunidade regional e de outros centros. Além do ciclo de cursos e palestras fazem parte da semana o 24º Encontro de alunos e ex-alunos, a 13ª Festa Linux, a 13ª Maratona de Programação, o 12º WEBFIF Design Festival; o 11º WEI/FIPP – Workshop sobre educação em computação e informática, a 5ª Fippetec – Ciclo de cursos e palestras para as ETECs e o 2ª Game Developer – Desafio de jogos. A programação completa pode ser encontrada na página da Infoeste.

Maratona – Na tarde desta quinta-feira (18), os laboratórios de informática da Fipp estiveram lotados. Foram formadas equipes para participar da 13ª Maratona de Programação, evento que contribui para a integração dos alunos num torneio que envolve habilidades, raciocínio, trabalho em coletivo numa competição de alto nível. Podendo usar calculadora, notebook e pendrive, os acadêmicos quebraram a cabeça para resolver de forma computacional seis problemas. Será considerada vencedora, a equipe que tiver mais problemas resolvidos em menos tempo. “É uma competição tradicional que eles gostam muito e estimula a inteligência”, explica Del Trejo.
 
Galeria de Fotos