Fisioterapia conquista a 21ª edição da Gincana dos Calouros


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Evento que envolve alunos do 1º e 2º termos teve participação maciça dos cursos e arrecadou 1.589 litros de leite

Foto: Gustavo Justino Fisioterapia conquista a 21ª edição da Gincana dos Calouros
Recorde de cursos inscritos na busca pelo troféu na Gincana de Calouros da Unoeste

Arquibancadas lotadas, temperatura alta e o maior número de cursos inscritos em uma só edição. A 21ª Gincana dos Calouros da Unoeste, realizada na noite desta quinta-feira (16) no Ginásio de Esportes, campus I da universidade, foi um verdadeiro show das graduações. O evento que põe em disputa os acadêmicos de 1º e 2º termos dos cursos foi organizado pela Coordenadoria de Esportes e Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Com novidades no formato, as provas foram divididas entre filantrópica, onde os cursos arrecadam, no mínimo, 10% da quantidade de alunos em litros de leite. A de conhecimentos gerais, que traz uma corrida dupla do saco seguida da corrente humana utilizando um bambolê, além dos testes musicais que desafiou os conhecimentos culturais dos calouros e serviu como base para a disputa que mais mexeu com o público, a dança da coreografia.

“É um evento muito importante e bacana. Este ano apenas um curso não participou da gincana, é um recorde de cursos inscritos”, segundo Marcel Adilson Marangoni, responsável pela Coordenadoria de Esportes. A fim de repetir o feito do ano anterior, o curso de Estética e Cosmética, campeão da gincana em 2016, veio preparado. “A expectativa é alta de ganhar de novo, por isso viemos caracterizadas. Usamos da criatividade. As meninas que vão participar da coreografia vieram de mulher maravilha”, explicou a capitã da equipe, Gabryella Sena Lopes Bonato, do 1º termo do curso.
Foto: Gustavo Justino Velocidade e conhecimento musical agitou calouros e torcida
Velocidade e conhecimento musical agitou calouros e torcida

Só que a 21ª edição não estava disposta a repetir os resultados dos últimos anos, somente o curso de Educação Física conseguiu ficar entre os cinco primeiros em 2016 e 2017. Melhor para o curso de Fisioterapia, que trouxe uma torcida empolgada e uniformizada para empurrar a graduação para o título. Só que a primeira colocação surpreendeu até o capitão da equipe, Bruno Paccini Alves Docusse, do 3º termo. “Eu não estava contando, achava que a gente já não tinha chance. Mas somos merecedores, a felicidade desse pessoal aí é porque a gente se preparou muito para ganhar”, contou.

Essa dúvida sobre a vitória se justifica! A gincana, que também tem objetivo filantrópico, arrecadou 1.589 litros de leite em 2017. E o leite foi critério decisivo para o desempate final nesta edição. Isso porque a campeã Fisioterapia fez 200 pontos na competição, contagem idêntica a da Fonoaudiologia (2ª), Faculdade de Comunicação – Facopp (3ª) e da Biomedicina (4ª). Pesou a mobilização do curso na quantidade de leite arrecadada. A 5ª colocação ficou com o curso de Educação Física, com 180 pontos.

Os vitoriosos receberam os troféus de melhores colocados, e a Fisioterapia levou também o Troféu Transitório de Campeão da Gincana de Calouros da Unoeste. Este ficará em definitivo com o curso que o conquistar por duas vezes consecutivas ou três vezes alternadas. A missão da graduação campeã agora é definir as entidades assistenciais escolhidas para a entrega dos leites arrecadados.

A filantropia é o ponto ressaltado pelo coordenador do curso de Fisioterapia, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas. “Temos que elogiar o empenho e a dedicação dos calouros, dos alunos e da Atlética que se uniram em busca da participação, os méritos são deles. Vencer é bacana sim, mas é o menos importante. A gincana tem a finalidade de integrar os alunos do curso e com outras graduações também, mas o principal é o estímulo para que eles possam estar ajudando os outros, a filantropia mesmo”.

Últimos campeões:
2017 – 1º Fisioterapia; 2º Fonoaudiologia; 3º Facopp; 4º Biomedicina; e 5º Educação Física.
 
2016 – 1º Estética e Cosmética; 2º Educação Física; 3º Odontologia; 4º Nutrição; e 5º Faclepp.
 
2015 – 1º Faculdade de Engenharias; 2º Estética e Cosmética; 3º Biomedicina; 4º Farmácia; e 5º Educação Física.
Galeria de Fotos