Diretor de redação do Guia do Estudante esteve na Unoeste


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Fabio Volpe falou sobre a avaliação de cursos superiores, feita pela publicação da Editora Abril

Foto: Ector Gervasoni Diretor de redação do Guia do Estudante esteve na Unoeste
“Esses encontros possibilitam tornar as avaliações ainda mais transparentes”


O diretor de redação do Guia do Estudante, da Editora Abril, Fabio Volpe, esteve nesta terça-feira (14) na Unoeste para falar sobre a tradicional avaliação dos cursos superiores, realizada de forma anual pelo referente veículo de comunicação e que em 2016 mediu a qualidade de 13,4 mil graduações e elegeu os 6,9 mil melhores cursos. Trata-se de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso.

Para Volpe encontros como esse, com gestores de cursos de graduação, é uma forma de tornar cada vez mais transparente as avaliações, podendo ainda esclarecer dúvidas e promover reflexões. “A Playboy foi a primeira a trazer essas informações sobre o ensino superior, em 1982 já fazia um levantamento que era divulgado em sua publicação. O Guia do Estudante começou com essas avaliações em 1988. Com o passar dos anos, houve a ampliação e a instituição de estrelas – 1 a 5 – para referenciar a qualidade de cada curso”, disse.

Em relação à avaliação de 2017, o diretor de redação ressaltou o contato com 2.064 instituições, sendo que apenas 28 não passaram dados ao Guia do Estudante. “A novidade é a inclusão das licenciaturas e não apenas os bacharelados, como nas outras edições”, adiantou. Segundo Volpe a intenção continua sendo dar o selo de qualidade para os cursos bem avaliados e colaborar com aqueles que estão em busca de informações sobre os cursos.

Logo após a conversa com os gestores, Volpe conheceu parte do campus II e alguns ambientes de atividades acadêmicas no campus I, como o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) e a unidade de informação da Rede de Bibliotecas. 
Galeria de Fotos