Centenas de animais passam por exame clínico no Mania de Cão


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Cachorro com ceratoconjutivite seca poderá ser beneficiado com tratamento ou a cura com células-tronco

Foto: João Paulo Barbosa Centenas de animais passam por exame clínico no Mania de Cão
Mania de Cão 2016: cerca de 8 mil participantes

Além do passeio com os animais, de orientações sobre os cuidados com os mesmos e da oportunidade de entendimentos entre proprietários para o cruzamento de animais das mesmas raças, o lado prático do 9º Mania de Cão, realizado na manhã de domingo (28) teve como significativo ganho o serviço clínico sobre saúde animal ofertado pelos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Unoeste. Exemplo é do cachorro diagnosticado com ceratoconjutivite seca, doença que tem apenas tratamento, para a qual a ciência está buscando cura e a solução poderá ser encontrada na universidade.
 
Nesse caso, a exemplo de outros, o dono do animal Rogério Caldeira, morador do Residencial Jardins, foi orientado a encaminhá-lo para o Hospital Veterinário da instituição, localizado no campus II. “Achei ótimo e já me programei para ir na quinta-feira [1] para que possa ser iniciado o tratamento ou mesmo a experiência para a possível cura”, disse o rapaz que atua no ramo comercial de peças e serviços para veículos. A pesquisa com célula-tronco pode resultar na cura e sua realização envolve estudantes de doutorado, mestrado, residência médica veterinária e iniciação científica.
 
O experimento científico é conduzido pela médica veterinária, especialista em oftalmologia e professora da Unoeste Dra. Silvia Maria Caldeira Franco de Andrade, em parceria com a também pesquisadora Dra. Maura Bittencourt, do laboratório Regenera Sten Cells, de Campinas (SP). A equipe que esteve no Mania de Cão, evento de iniciativa da TV Fronteira, também procedeu outros exames clínicos, além da ceratoconjutivite seca, mais conhecida como olho seco, que foram sobre o tumor de mama e diabetes. Ainda foi feito cadastro para animais doadores de sangue.
 
Os serviços foram prestados por estudantes, acompanhados e orientados pelos professores Glaucia Prada Kanashiro (diretora), Rosa Maria Barilli Nogueira (coordenadora) e Camila Ângela Bernardi. Como atividade lúdica, a Medicina Veterinária disponibilizou um game eletrônico sobre cuidados com animais, desenvolvido por Antonio Sérgio Alves de Oliveira. Com idêntico procedimento, a equipe do curso de Zootecnica tratou de obesidade, juntamente com a professora Lilian Francisco Arantes de Souza. Dois alunos do curso de Gastronomia fizeram a divulgação de cursos e workshops de extensão.
 
O curso de Agronomia, com os alunos acompanhados pelo professor Paulo Claudeir Gomes da Silva, fez a distribuição de 300 mudas de árvores de diferentes espécies, como carambola, jambolão, aroeira, oiti e ipês rosa e branco. O pedreiro aposentado Antônio dos Santos Filho, morador do Parque dos Pinheiros em Álvares Machado, ganhou jambolão e disse que irá plantar no quintal. Aos 65 anos de idade, foi e voltou do evento no Parque do Povo de bicicleta, com uma caixa plástica na garupa, onde transportou a muda produzida no Viveiro da Unoeste, no campus II. Quem também esteve presente foi o coordenador do curso de Agronomia, Carlos Sérgio Tiritan.
 
A Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) fez o maior sucesso com o Quiz Game de 15 perguntas sobre cães, para serem respondidas em 3 minutos. Os que conseguiam maior número de pontos recebiam um saquinho de ração da Special Dog. Os que obtinham pouco menos acerto, uma garrafa squeeze ofertada pela TV Fronteira. O software foi desenvolvido na Fipp, que tem participado do Mania de Cão desde a primeira edição, conforme o coordenador de cursos Haroldo Alessi. Também esteve presente o diretor Moacir Del Trejo.
 
O curso de Ciências Biológicas – vinculado à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste) – ofereceu orientação sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Os alunos contaram com a companhia de Édson Mareco.  Outros participantes foram a Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Vila Maristela), Água Santa Inês, Arenales, Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), Prudenco e Polícia Militar, com a Base Comunitária Móvel, cavalaria e canil.
 
O comandante da PM no evento, sargento César Andrade Queiroz disse que a estimativa foi de 8 mil pessoas participantes. A supervisora de marketing da emissora Claudiny Conehero estimou em 4 mil os cães, dizendo que foram repetidos os mesmos números do ano passado, em gente e animais. “Parecia que tinha mais gente, mas é que oferecemos mais serviços isso manteve as pessoas concentradas em termo de espaços”.  Para o ano que vem, na comemoração dos dez anos, já estamos pensando em ampliar o evento que, em 2016, teve mais uma edição de pleno sucesso”, comentou e agradeceu aos parceiros, entre os quais está a Unoeste.
 
O evento no Parque do Povo foi precedido de concentração às 9h no estacionamento do Prudenshopping e “Cãominhada” às 9h30 pela pista sul e acesso à pista norte pela rua João Gonçalves Foz, com a concentração em frente à TV Fronteira. Com a animação do Palhaço Paçoca que, entre outras, anunciou “tem gente até de Brasília..., mas também de Fusca, Perua Kombi...” No tom da descontração, havia palhaços com pernas de pau, malabaristas, mascotes fantasiados de cachorros e no serviço de som músicas como “Vem meu cachorrinho, a sua dona está chamando”, de Kelly Key. Foi uma manhã divertida e que reuniu famílias.
Galeria de Fotos