Nova versão do Hora do Busão ampliará eficiência do serviço


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Usuário de aplicativo terá possibilidade em fazer contato direto com as empresas de transporte coletivo

Foto: João Paulo Barbosa Nova versão do Hora do Busão ampliará eficiência do serviço
Zito e Santoro buscam ampliar eficiência do aplicativo Hora do Busão

O ir e vir das pessoas, que é um direito constitucional, está contemplado na mobilidade urbana, que tem sido mais amplamente discutida, pelo menos nos últimos dez anos, como parte das políticas públicas das médias e grandes cidades brasileiras. Presidente Prudente está inserida nessa questão, com notável ganho para o usuário do transporte público proporcionado pelo aplicativo Hora do Busão, utilizado nos dispositivos móveis smartphone e tablet desde fevereiro de 2015, com informações sobre horários de ônibus.

Um serviço que até o fim de 2016 terá sua eficiência ampliada, passando a oferecer a possibilidade de contato direto com as empresas de transporte coletivo. E mais: essas empresas terão como monitorar ao vivo cada ônibus em circulação, por um novo sistema que tem um custo bem inferior ao de rastreamento por satélite; de acordo com os autores do projeto. O sistema está sendo desenvolvido junto à Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), pela empresa Zito & Santoro.

Os analistas de sistemas Jonathas Ribeiro Zito e Marcelo Faria Santoro, egressos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste e vencedores do Desafio de Inovação Tecnológica 2015 com o projeto Hora do Busão, estão trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, que permitirá ao usuário se aproximar da empresa, criando um canal direto de comunicação, para se informar, elogiar ou reclamar. Atualmente, a conexão é feita pelos analistas idealizadores do aplicativo.

O usuário busca a página Hora do Busão no Facebook para fazer os mais diferentes questionamentos, os quais deveriam ser diretamente com a empresa, mas os autores do projeto acabam atuando como intermediários. Pelo novo sistema, essa etapa será eliminada e haverá maior agilidade no contato direto do usuário com as empresas, que terão como receber e responder os chamados, passando a administrar o fluxo de informações, incluindo alterações de horários ou de itinerários.

Moradores de Pirapozinho (SP), funcionários da provedora de internet Total Via, Zito e Santoro implantaram em dezembro de 2014 o dispositivo com informações sobre o transporte coletivo interurbano, feito pela Jandaia. A ideia do serviço surgiu da necessidade de pessoal de obter informações sobre horários de ônibus, em seus deslocamentos para Prudente. Deu tão certo que em dois meses foi feita a 2ª versão do aplicativo, para atender o usuário do transporte coletivo urbano prudentino, pelas empresas TCPP e Pruden Express.

Medido mensamente, o acesso em visitas únicas mostra a adesão em massa do usuário, tendo alcançado expressivos números nos três últimos meses: 54 mil em abril, 57 mil em maio e 60 mil em junho; conforme o sistema operacional gerenciado pelos próprios analistas, que passam a ver o aplicativo como uma possibilidade de negócio, podendo se expandir por todo território nacional, a partir da implantação do novo sistema, cujo gerenciamento caberá às empresas de ônibus.

Assim que a 3ª versão estiver pronta, os vencedores do Desafio – encabeçado pela Prefeitura de Prudente com a finalidade de buscar soluções para problemas municipais – irão apresentar o sistema para as mesmas três empresas de transporte de passageiros; num encontro a ser intermediado pela diretoria e gerência da Intepp, nas pessoas do presidente Moacir Del Trejo e do gerente Luís Horácio Ramos Isique; incubadora vinculada à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas Tecnológicas (RPITec) e credenciada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.