Infoeste tem ato que marca avanço tecnológico em Prudente


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Semana de Computação e Informática traz na programação cerca de 70 atividades

Foto: Mariana Tavares Infoeste tem ato que marca avanço tecnológico em Prudente
Posse dos membros do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação marcou primeiro dia da 29ª Infoeste

Assinatura de decreto municipal que contribui para o avanço tecnológico na cidade, premiação dos vencedores do Desafio de Inovação e palestra foram ações que marcaram o início do maior evento de computação e informática do oeste paulista – a 28ª Infoeste. Em ato histórico foi criado o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente, oficializado pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” durante a cerimônia de abertura, na noite desta segunda-feira (16), no Salão do Limoeiro, campus II da Unoeste. Autoridades municipais, representantes de instituições de ensino superior, empresários e membros de demais entidades da área da tecnologia estiveram presentes.

Realizada pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, a Infoeste visa debater temas atuais e importantes da área, que abrangem alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da cidade e região. “Achamos conveniente aproveitar esse evento para oficializar esse avanço, que compreende a recente Lei Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. A Unoeste tem atuado fortemente nesse sentido, ao lado de outras instituições. E é de extrema importância que os estudantes sejam informados das vantagens que essa nova medida traz, para que eles possam, desde já, buscar apoio para ideias inovadoras, inclusive estimulando o perfil empreendedor”, relata o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo.

Sobre a recente lei municipal, o secretário de Tecnologia da Informação e professor da Fipp, Rogério Marcus Alessi, explica que ela dispõe de vários recursos, dentre eles o fundo municipal de ciência, tecnologia e inovação, o qual irá contar com recursos públicos para investir em projetos inovadores. Foram apresentados, na oportunidade, os membros do conselho, composto por pessoas de diferentes setores, como profissionais e empresários da área, membros de instituições de ensino superior e representantes do poder público. O grupo será responsável por definir as políticas públicas do setor, administrar os recursos do fundo municipal, bem como aliar os projetos contemplados com o apoio da prefeitura. “A Infoeste é um evento tradicional, que reúne grande parte da população interessada na própria lei. Desse modo, procuramos divulgar o que consiste esse dispositivo e como funcionará, dando maior visibilidade para atingir os objetivos, entre os quais está o investimento na ciência e tecnologia”, explica Alessi, que ministrou palestra sobre o tema para os participantes.

Premiação – Os cinco projetos vencedores do Desafio de Inovação Tecnológica 2015 foram revelados na cerimônia de abertura. Com o tema “Governo Eletrônico”, o concurso realizado pela Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e prefeitura, em parceria com a Fipp/Unoeste e demais apoiadores, teve 14 projetos apresentados, todos com propostas nas mais diversas áreas, conforme expôs o gerente da Intepp, Luís Horácio Ramos Isique. Além de troféus e convite para integrar a incubadora, com isenção de mensalidade por um ano, os três primeiros colocados também ganharam um smartphone.

Os cinco aplicativos vencedores foram: “Hora do Busão” (1º), apresentado por Jonatas Ribeiro Zito e Marcelo de Faria Santoro; “Simulador Virtual de Ausculta Cardíaca Patológica” (2º), de Antônio Sérgio de Oliveira e Milena Colonhese Camargo; “Mapeador de Rejeitos/Resíduos com Validação de Ambiente Imune” (3º), de Daniel Nunes Andrade Fernandes; “Coleta Verde – Cooperativas e Catadores de Lixo Reciclável” (4º), feito por Marcelo Vinícius Creres Rosa, Paulo César Silva Tarocchi e Diego Cristovam Celebroni; e “Cidadão Prudente” (5º), de Paulo Sérgio Diniz.

O terceiro colocado, Daniel Fernandes, conta que tem a pretensão de aceitar o convite da incubadora para melhor desenvolver seu software, que tem a finalidade de “auxiliar a parte de limpeza urbana, indicando os pontos que devem fazer a coleta e auxiliar os moradores na eliminação de resíduos que querem desprezar, mas que não entram como lixo orgânico e nem doméstico”. Com a Lei de Inovação, o estudante afirma que irá buscar apoio do poder público também.

Infoeste – A ampla programação da 28ª Semana de Computação e Informática traz cerca de 70 atividades, dentre elas mais de 60 cursos. Uma das novidades é o 1º Game Developer, que visa incentivar a produção de jogos digitais. O tema é “Jogos Olímpicos e Paralímpicos” e as equipes vencedoras serão conhecidas na noite de quinta-feira (16).