Alunos e egressos da Unoeste integram projetos inovadores


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Softwares visam a gestão da detecção e do diagnóstico dos transtornos mentais e a de rastreamento do abuso e dependência do álcool

Foto: Mariana Tavares Alunos e egressos da Unoeste integram projetos inovadores
Estagiários da Multimídia Educacional, entre eles muitos alunos da Unoeste

Dois projetos de inovação tecnológica na área da saúde são desenvolvidos pela empresa prudentina Multimídia Educacional, com aportes financeiros de duas instituições públicas de fomento à pesquisa e a participação de alunos e egressos da Unoeste. Os trabalhos são voltados para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e consistem na elaboração de softwares, sendo um para a gestão da detecção e do diagnóstico dos transtornos mentais e outro para a gestão de rastreamento do abuso e dependência do álcool.

O diretor da empresa, José Eduardo Pereira de Souza, também egresso da Unoeste, do curso de Administração, explica que o primeiro trabalho está inserido no Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já o outro está inserido no Programa de Pesquisa Inovativa (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O projeto de detecção e diagnóstico de transtornos mentais está completando dois anos de pesquisa e deve iniciar, em breve, a fase de implantação na ESF já com a utilização do software desenvolvido, com prazo de um ano para aferição dos resultados e finalização da pesquisa”.

Já o projeto de alcoolismo teve início neste semestre e está na primeira fase da Fapesp. “O objetivo é a apresentação de protótipo e um estudo de viabilidade que poderá propiciar aportes do instituto de pesquisa por mais dois anos para uma segunda fase de desenvolvimento e colocação dos softwares no mercado”, comenta Souza. Segundo ele, o rastreamento que será realizado em ambos os projetos contará com duas ferramentas principais: um aplicativo para dispositivos móveis, onde o agente comunitário de saúde realiza visitas domiciliares e preenche os questionários digitais com todos os moradores; e um sistema web que centraliza as informações e automaticamente realiza um relatório da triagem, onde há informações sobre os casos considerados “de risco” para avaliação e eventual agendamento de consulta médica e acompanhamento.

“A gestão das triagens é realizada por meio de códigos de programação com base em combinações de situações de risco validadas cientificamente, proporcionando medidas preventivas que podem aumentar qualidade de vida das pessoas, bem como minimizar os gastos com saúde, além de propiciar informações consistentes para os profissionais da área, aumentado o grau de assertividade de suas decisões”, salienta o diretor.

Sobre a participação dos alunos da Unoeste, sendo grande parte da Faculdade de Informática (Fipp), Souza afirma ser fundamental, pois, segundo ele, sem a base acadêmica a realização dos projetos estaria comprometida. “O fato de termos pessoas na equipe que frequentam a universidade e, assim, em constante evolução do conhecimento pessoal, reflete positivamente no projeto, pois todo o conhecimento adquirido é colocado em prática”.

O aluno do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da Unoeste, Andrey Montagnini Casetta, 21, integra a equipe por meio de bolsa da Fapesp. “É incrível pensar que posso contribuir para uma causa tão importante na saúde e ajudar outras pessoas, além de estar sendo uma grande experiência estagiar na empresa. Esse é o meu primeiro estágio e creio que não poderia ser melhor. A quantidade de informações e desenvolvimento pessoal e profissional que estou ganhando é incrível”.

Do curso de Sistemas de Informação, o aluno do 6º termo, Higor Augusto da Silva, também é estagiário na empresa e se orgulha em fazer parte da equipe. “Muitas das metodologias aplicadas foram introduzidas no passar dos termos da graduação, mas a minha maior surpresa foi se aventurar no desenvolvimento na plataforma Android, por ser algo novo, e acabei gostando bastante”, completa.

Equipe de desenvolvimento – Além dos estudantes Higor Silva e Andrey Casetta, também trabalham nos projetos os alunos da Unoeste Gabriel Jesus Reis (bolsista CNPq) e Luís Fernando Calegari (funcionário da empresa); ainda integram o grupo os profissionais formados pela Fipp/Unoeste: Rafael Arthur Rocha Miranda (responsável de TI do projeto e bolsista Fapesp), Tiago Ramos (funcionário), Daniel Santos e Luís Fernando Calegari (funcionários). Pela Unesp, integram os alunos Darlan Nakamura de Araújo, Pietro Schiavinato e Marcos Vinícius Atilio de Sousa Melo; além do funcionário Tiago Furini, formado pela Fatec.

Equipe saúde – Dr. Alexandre Gigante, psiquiatra e professor da Unoeste; Luciana Carrara Adas, mestre em Saúde Pública; José Eduardo Atílio Pereira de Souza, aluno de Medicina da Unoeste; os psicólogos Vanessa Favoni Fragozo e João Renato Ciabattari Pagnano; e a aluna da Psicologia Unoeste, Lara Baccar Fonseca Casarotto.