Você está em: Aperfeiçoamento | Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica...

Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica - Turma 2

Duração do curso: 7 meses - Início em 03/10

O Curso

A avaliação psicológica é uma prática profissional privativa do psicólogo, através da Lei nº 4.119. A Avaliação Psicológica, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. É uma fonte de informações com caráter explicativo a respeito de fenômenos psicológicos, subsidiando a realização dos trabalhos em diversas áreas de atuação, sendo elas, trabalho, clínica, saúde e outras. Deste modo, a avaliação psicológica, requer um estudo e planejamento, de acordo com os objetivos pelos os quais a avaliação se destina. O curso de aperfeiçoamento tem como objetivo complementar o conhecimento aos profissionais da área de psicologia a respeito da avaliação psicológica nos contextos: Avaliação Psicossocial NR 33 e NR 35, Seleção de Pessoal, Porte de Arma, Clínica, Saúde/Hospitalar, e Procedimentos da avaliação psicológica. Assim, o profissional apto a realizar a avaliação psicológica, tem a possibilidade de integrar teoria e prática e ampliar seu campo de atuação.

  • Duração: 7 meses - Início em 03/10
  • 185 horas
  • Local: PRESIDENTE PRUDENTE
Investimento: Clique aqui e consulte
Inscrição: R$ 20,00

Matrícula de R$ 500,00

+ 6 mensalidades de R$ 500,00 nos meses decorrentes.

Ex-alunos desconto de 15% nas mensalidades (entrar em contato por telefone (18) 3229-2077

Mais Informações

PROFª ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN
PROFª CAMELIA SANTINA MURGO
PROFª CAROLINA CARDOSO DE SOUZA
PROFª MARIA CAROLINA MARTINS FURINI
PROFª REGINA GIOCONDA DE ANDRADE
PROFª ROSE MEIRE RIÇATO UEDA


Professor(es) responsável(is)
PROFª REGINA GIOCONDA DE ANDRADE
PROFª ROSE MEIRE RIÇATO UEDA

Disciplina 1: Curso de Teste de ZULLIGER
Disciplina 2: Avaliação da Personalidade - Psicodiagnóstico Miocinético (PMK)
Disciplina 3: Avaliação da Personalidade - As Pirâmides Coloridas de PFISTER
Disciplina 4: Avaliação da Personalidade - Palográfico
Disciplina 5: Inteligência I - Avaliação da Inteligência de Crianças e Adolescentes - WISC-IV
Disciplina 6: Inteligência II - Avaliação da Inteligência não verbal e funções neuropsicológicas
Disciplina 7: Avaliação da Personalidade - H.T.P
Disciplina 8: Avaliação da Atenção e Memória
Disciplina 9: Escalas, Baterias e Inventários I - BFP (Bateria Fatorial de Personalidade), IFP II (Inventário Fatorial de Personalidade) e ESAVI A-B (Escala de Aval
Disciplina 10: Curso Escalas, Baterias e Inventários II - Avaliação das Habilidades Sociais e Agressividade
Disciplina 11: Instrumentos para avaliação em contextos da saúde

Objetivos

GERAL:
Oferecer uma preparação técnica na Avaliação Psicológica, abordando construtos e instrumentos utilizados atualmente, permitindo aos participantes desenvolver e aprimorar suas capacidades e competências para desenvolver o processo de avalição psicológica em várias áreas de atuação do Psicólogo. .

ESPECÍFICOS:
» Promover a qualificação do profissional de psicologia para a atuação nas demandas onde é necessária a avaliação psicológica;

» Propiciar atualização de conhecimentos em vários construtos e sua avaliação;

» Proporcionar ao aluno o conhecimento acerca do teste Expressivo de Personalidade Palográfico, bem como sua utilização no processo de avaliação psicológica. Serão abordados o histórico, fundamentação teórica, técnica de aplicação e mensuração, análise quantitativa e qualitativa, utilização do SKIP e síntese final;

» Proporcionar ao aluno o conhecimento acerca do teste Expressivo de Personalidade Psicodiagnóstico Miocinético - PMK, bem como sua utilização no processo de avaliação psicológica. Serão abordados o histórico, fundamentação teórica, parâmetros psicométricos do PMK. Material necessário para execução. Aplicação, Mensuração e Interpretação, utilização do SKIM e síntese final;

» Proporcionar ao aluno o conhecimento acerca do teste Zulliger - Sistema Compreensivo: fundamentação teórica e indicadores empíricos de validade, procedimentos de aplicação, correção, interpretação e estudos atuais. Proporcionar um conhecimento geral a respeito da aplicação, codificação e interpretação do Teste de Zulliger; Conhecer a bibliografia científica atual sobre o teste;

» Fornecer subsídios para a utilização de instrumento de avaliação da personalidade Pirâmides coloridas de Pfister, sua forma de aplicação, correção e interpretação;

» Fornecer subsídios para a utilização de instrumentos de avaliação da personalidade e impulsividade em adultos. Serão apresentadas a BFP (Bateria Fatorial de Personalidade), IFP II (Inventário Fatorial de Personalidade) e ESAVI A-B (Escala de Avaliação da Impulsividade);

» Proporcionar ao aluno o conhecimento acerca de Projeção e Fundamento dos testes projetivos. Apresentar o teste projetivo de personalidade HTP - aplicação e interpretação;

» Conhecer instrumento de mensuração psicométrica através do construto da inteligência. Entender a aplicação e situações problemas envolvendo o teste WISC-IV;

» Focalizar instrumentos de avaliação da inteligência infantil e adultos: Neupsilin (Infantil e Adulto) BETAIII (Teste não-verbal de inteligência geral TIG NV (Teste não-verbal de inteligência geral).Serão apresentados os construtos avaliados a partir das teorias que fundamentam cada um dos instrumentos. Também serão apresentados os procedimentos de aplicação, correção e avaliação;

» IHS 2 - Inventário de Habilidades Sociais IHSA - Habilidades Sociais para adolescentes SSRS - Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças IHSC - Inventario de Habilidades Sociais Conjugais. EATA - Escala de Avaliação de Tendência a Agressividade.;

» Fornecer subsídios para instrumentos que podem ser utilizados em contextos de saúde: (Escala Baptista de Depressão) EBADEP-IJ (Escala Baptista de Depressão Infanto Juvenil) EPR - Escala de Pilares de Resiliência EPSUS - Escala de Percepção de Suporte Social - Versões Adultos e Adolescentes BDI II - Inventario de Depressão de Beck BSI - Inventário Breve de Sintomas.Os construtos avaliados serão discutidos a luz das teorias de base para a construção de cada instrumento. Serão ainda apresentados os procedimentos de aplicação, correção e avaliação.

» Fornecer subsídios para a utilização de instrumentos de avaliação da atenção e memória, em adultos. Serão apresentados o BPA - Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção; Atenção Concentrada e Difusa. Testes de Memória: Tepic-M - Teste Pictórico de Memória; TEM-R - Teste de Memória de Reconhecimento e MVR (Teste de Memória Visual de Rostos);

Início em 03 de outubro de 2020.

Quinzenal aos sábados das 8h às 17h.

Local: Bloco B3, Campus II.

Carga Horária:
185 horas

Número de Vagas:
Máximo 30 participantes

Duração:
7 meses - Início em 03/10

Registro profissional de Cópia do diploma de Curso Superior (frente e verso);
- RG e CPF digitalizados e encaminhados para o e-mail: secpos@unoeste.br
- 1 foto 3X4 recente;
- Cópia da Carteira do Conselho de Classe.

(18) 3229-2077

secpos@unoeste.br
reginagioconda@unoeste.br
roseueda@unoeste.br

Nós ligamos para você

Código de Segurança Verificação Captcha
Alguma mensagem