CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Faculdade de Medicina leva promoção de saúde a jauenses

Atividades extramuros fazem parte do calendário acadêmico do curso da Unoeste e têm contemplado mulheres e crianças em creches, escolas, UBSs e Centro de Convivência do Idoso


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Faculdade de Medicina leva promoção de saúde a jauenses
Mulheres que participam do Centro de Convivência do Idoso “Alencar Cachulo” são contempladas na atividade da Medicina

Com o objetivo de abordar temas de promoção à saúde por meio de atividades extramuros que contribuem na formação acadêmica dos alunos e ainda levam informações e orientações importantes junto à população, a Faculdade de Medicina de Jaú realiza o Programa Promoção à Saúde que, por hora, tem contemplado dois públicos diferentes: as mulheres e as crianças. Por isso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e creches, e até o Centro de Convivência do Idoso “Alencar Cachulo”, estão sendo percorridos por mais de 50 acadêmicos do 10º termo de Medicina – 5º ano. O objetivo é justamente discutir temas importantes, que embora pareçam corriqueiros para profissionais da área, fazem total diferença na vida do público trabalhado.

A preceptoria do Programa Promoção à Saúde da Criança é da professora Ana Taísa Aquilante. Ela explica que esse trabalho em específico está inserido dentro da disciplina de Pediatria da faculdade. “Vamos às creches, nas escolas públicas e municipais, levar conhecimento, informação e orientação a crianças e adolescentes até 13 anos, 11 meses e 29 dias. O intuito dessa disciplina é colocar os acadêmicos frente a população com temas fáceis, mas necessários para uma promoção de saúde. E a ideia disso tudo é conscientizar tanto as crianças quanto os adultos que cuidam delas com informações sérias e ricas. E eles se sentem seguros em ter profissionais por perto”, explica ela. 

Nas visitas a estes espaços, a professora ressalta que os temas trabalhados junto à população são variados. “Trabalhamos tudo que envolva saúde e promoção, como por exemplo, higiene pessoal, a importância da higiene bucal, higiene íntima na adolescência, desengasgo. Também trabalhamos a saúde mental de professoras que cuidam das crianças em uma creche, abordamos o calendário de vacina e a importância de mantê-lo em dia, quando procurar UBS, quando procurar por um pronto-socorro, enfim. Eu sempre falo que promover saúde é mais fácil que tratar a saúde”, ressalta Ana Taísa.

Foto: Cedida No Programa Promoção à Saúde da Criança, adolescentes e crianças recebem informações sobre HPV, higiene pessoal e alimentação saudável
No Programa Promoção à Saúde da Criança, adolescentes e crianças recebem informações sobre HPV, higiene pessoal e alimentação saudável

Já à frente da preceptoria do Programa Promoção à Saúde da Mulher está a professora e enfermeira Lúcia Helena de Almeida. O trabalho é conduzido por ela dentro da disciplina de Ginecologia. “Nós vamos onde as mulheres estão, no Centro de Idosos, nas UBSs e desenvolvemos atividades diversas de promoção à saúde da mulher. A gente fala de câncer de mama, câncer de colo de útero, a importância do rastreamento, de vacinação. No dia 29 de fevereiro, inclusive, fomos ao Centro de Convivência do Idoso falar de promoção da saúde da mulher idosa. O objetivo dessa visita foi avaliar cartões de vacinação das usuárias, debater sobre a importância da vacinação e orientar possíveis falhas ou atraso nas doses”, exemplificou.

Quanto às abordagens realizadas pelos acadêmicos de Medicina junto às mulheres, principalmente nas UBSs da cidade, elas decorrem de temas definidos para serem trabalhados semanalmente. “Cada semana tem um tema diferente, passamos as informações e orientações, de acordo com o tema trabalhado. Por exemplo, nesta semana nós vamos falar sobre dengue na gravidez, então vamos abordar o que é dengue, as causas e sintomas da dengue, qual o risco da doença na gravidez. Vamos ensinar como se proteger e o que fazer para não pegar dengue e sofrer as consequências que atingem a mãe o bebê”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem