Enfermagem atua na vacinação contra a Covid-19
Acadêmicos e professores da graduação contribuem com a aplicação das doses que já foram realizadas em vários lugares e diferentes públicos

O enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus exige a união de esforços em várias frentes; uma delas é a vacinação. De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde, em Presidente Prudente já foram aplicadas mais de 36 mil doses. Essa campanha de vacinação, que teve início em janeiro, conta com o apoio do curso de Enfermagem da Unoeste.
As professoras Diane de Vasconcelos Barrionuevo e Daniela Garcia Damasceno atuam com a atenção básica e são as responsáveis pela participação da graduação na iniciativa. “Um dos pilares da universidade é melhorar a qualidade de vida da população onde ela está inserida. Dessa forma, acreditamos que essa parceria com Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) do município é uma via de mão dupla que beneficia alunos e a comunidade”, explica Diane.
Segundo ela, participam acadêmicos dos últimos termos e tanto os estudantes, quanto os professores envolvidos são voluntários. “Nossos estudantes contribuíram com a aplicação das doses em casas de repouso, em instituições de longa permanência e no drive-thru. Eles também ajudaram na vacinação dos profissionais da saúde feita no Ambulatório da Unoeste Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, que também teve o apoio do técnico em Enfermagem. E, atualmente, a participação é nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”.
A professora Diane destaca que os estudantes têm a oportunidade de aprender in loco sobre a vacinação e o gerenciamento das ações envolvidas nela. “Um dos nossos focos é a gestão em enfermagem. Dessa forma, essas vivências destacam a questão do gerenciamento, não só aspectos epidemiológicos, mas também da prática em si. Em outras palavras, os futuros enfermeiros visualizam como se gerencia e organiza uma campanha de vacinação, sem falar do cuidado coletivo que é uma habilidade muito importante para eles”.
Gabriela da Silva Garcia, 23, cursa o 7º termo de Enfermagem e é de Presidente Epitácio (SP). “Teremos um papel muito importante no cuidado integral do paciente e justamente essa arte de cuidar e ajudar quem precisa tornou a enfermagem a escolha perfeita para a minha vida”. Há mais de um mês como voluntária nas vacinações, revela que o momento atual precisa da união de esforços no combate à Covid-19. “Mais do que contribuir com o meu currículo, tenho um importante contato com a comunidade de várias faixas etárias, além de trocar experiências com profissionais da saúde que mais do que informação técnica, me passam conhecimento de vida”, conclui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste