CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prática avançada é feita junto à pós-graduação stricto sensu

Alunos de mestrado e doutorado receberam teoria e prática de empreendedorismo para ampliar visão de mercado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Prática avançada é feita junto à pós-graduação stricto sensu
Dr. Edson Sadao Iizuka: temáticas de maior domínio do empreendedorismo

Ao oferecer conteúdo de empreendedorismo nos cursos de mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento, a Unoeste se colocou mais uma vez em posição avançada para oferecer aos alunos a oportunidade de ampliar a visão de mercado para além da fronteira acadêmica. A experiência ocorreu no último semestre do ano passado com aulas ministradas por profissional de profundo saber teórico e prático de empreender, o Dr. Edson Sadao Iizuka, para quem os resultados foram excelentes.

Enquanto pesquisador, Edson tem se dedicado à compreensão do fenômeno das organizações híbridas, que combinam a lógica social, privada e até mesmo governamental e que estão produzindo inovações sociais e sustentáveis. Tem pesquisado os negócios sociais e inclusivos; além do empenho em compreender, teoricamente, o campo do empreendedorismo, particularmente a Teoria do Effectuation e modelos não lineares de decisão utilizados pelos empreendedores.

Os conteúdos aplicados para mais de 60 mestrandos e doutorandos da Unoeste compreenderam basicamente as temáticas de maior domínio como: (1) o estado da arte, ou seja, o que se conhece sobre a temática do empreendedorismo no Brasil e mundo; (2) os modelos e a teoria do Effectuation; (3) tipos de inovação e como isso ocorre no campo do empreendedorismo; e (4) projetos e práticas inovadoras. A teoria foi associada à prática.

“O trabalho mesclou o conteúdo teórico, as reflexões a partir de cada olhar e experiência dos discentes e, finalmente, a proposição de ações e atividades relacionadas ao empreendedorismo e inovação nos campos de interesse dos estudantes”, comenta e conta que a Unoeste reuniu um conjunto de alunos muito inteligentes e comprometidos na busca com as suas titulações de mestres e doutores em Educação, Odontologia, Ciência Animal, Agronomia e Meio Ambiente.

“Houve grande adesão às atividades e os resultados foram excelentes. No início ocorreu uma breve preocupação por ser da área de administração e os mestrandos e doutorandos serem de outros campos de conhecimento. Com o andar do curso, isso foi sendo superado e em função dos resultados alcançados tenho convicção de que houve um bom nível de aprendizado”, diz Edson que mantém o diálogo junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e com os gestores dos cursos sobre novas ideias.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, reafirma a existência desse diálogo envolvendo os coordenadores dos programas de mestrado e doutorado. Edson mantém relações com a Unoeste desde 2017, com participações em eventos como no caso do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) e esse contado surgiu com a professora Nancy Okada, diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Relação criada com a atuação de Edson na diretoria da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) e cujo vínculo acadêmico é com o programa de pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). Sua atuação com o empreendedorismo vem desde sua graduação ao ter criado a primeira empresa júnior do país dedicada ao setor público e sociedade civil, na FGV (Fundação Getúlio Vargas) em São Paulo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem