CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Refeição Anjos Unoeste segue protocolo rígido

Plano de ações traz diversas práticas que garantem a produção segura das refeições; último fim de semana teve mais doações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Projeto Refeição Anjos Unoeste segue protocolo rígido
Participantes recebem kit com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

 

É com muito carinho e zelo que os voluntários preparam as marmitas do projeto Refeição Anjos Unoeste. Para que tudo ocorra de maneira segura, tanto para quem está na linha de frente, quanto para aqueles que recebem as doações, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) desenvolveu um protocolo para a prevenção dos possíveis contágios da Covid-19 na instituição.

O documento traz um plano de ação com políticas e procedimentos de orientação aos voluntários durante a produção segura de alimentos. De acordo com o coordenador do Sesmt, o engenheiro de segurança do trabalho Paulo Henrique Teixeira, esse material é baseado nas informações contidas nas notas técnicas da Anvisa e nas orientações dos governos federal e estadual. “Dessa forma, trouxemos esses direcionamentos para a nossa realidade e, especificamente, para esse projeto”.

O protocolo conta com várias ações preventivas, como a aferição da temperatura corporal antes de adentrar ao prédio; a higienização dos sapatos no tapete com desinfetante quaternário de amônio; entrada específica para o projeto; limpeza e desinfecção de banheiros, maçanetas das portas, corrimãos e equipamentos sensíveis ao toque e a lavagem frequente e adequada das mãos em diferentes momentos.

Foto: Ector Gervasoni Protetor facial (face shield) é um dos acessórios utilizados pelos participantes
Protetor facial (face shield) é um dos acessórios utilizados pelos participantes

Paulo acrescenta que os voluntários são divididos em equipes que desempenham uma mesma função durante o período em que estão escalados. “Isso é importante, pois reduz o fluxo de pessoas. Outra prática adotada é a entrega de dois kits para cada participante: um com os utensílios de cozinha que serão utilizados e o outro com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)”.

Sobre os EPI’s, ele descreve que são disponibilizadas luvas, avental de TNT, máscara descartável e protetor facial (face shield). “Os voluntários também são orientados quanto à higienização correta das mãos e, além disso, fazemos a higienização de todo o ambiente”.

Em relação à entrega das marmitas para as entidades, o coordenador do Sesmt pontua que uma equipe é responsável por isso. “As refeições são embaladas e um indivíduo vai até o carro e faz a doação. Outro ponto importante é que existe um cronograma com o horário de chegada das instituições para que não haja qualquer tipo de aglomeração”.

Segundo Paulo, esses cuidados aplicados no projeto Refeição Anjos Unoeste são fundamentais e contribuem com o sucesso da iniciativa. “Outro aspecto importante é que a efetivação de todas essas orientações prova que é possível realizar ações com segurança e com o menor risco de contaminação possível”, encerra.

Continuidade

E o cronograma do projeto Refeição Anjos Unoeste não para. Nesse sábado (8) e domingo (9) mais voluntários se reuniram na produção e na doação das marmitas e neste próximo fim de semana tem mais! Ficou interessado e quer colaborar? Basta se inscrever no site da Unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem