CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Direito em tempos de pandemia é tema de evento internacional

Colóquio promovido pelo mestrado em Meio Ambiente e graduação em Direito da Unoeste traz profissionais de Portugal e Colômbia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Direito em tempos de pandemia é tema de evento internacional
Dr. Pedro Trovão do Rosário, de Portugal, deu início ao Colóquio Internacional realizado pela Unoeste

A consequência da pandemia é global. Países de todos os continentes estudam meios para reduzir as sequelas causadas pela crise do novo coronavírus. Neste contexto, a situação vem gerando diferentes efeitos nas relações jurídicas. Para compartilhar experiências estrangeiras, a Unoeste, por meio do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e a graduação em Direito, realiza o Colóquio Internacional: o Direito em tempos de pandemia. O evento teve início nessa segunda-feira (13) e prossegue até quinta (16) com palestras on-line ministradas por convidados de Portugal e da Colômbia. 

“O Direito está significativamente envolvido nas questões referentes ao estágio atual da pandemia e também ao período pós-pandemia. E as necessidades desse tempo são globais; por isso a conveniência de se ouvir a experiência estrangeira”, ressalta o organizador do colóquio, Dr. Silas Silva Santos, docente do mestrado e da graduação, além de juiz em Presidente Prudente. 

Conforme o Dr. Silas, o colóquio foi pensado para fornecer aos participantes um contato com a experiência internacional, além de mostrar a importância da troca de conhecimento para encontrar soluções adequadas dos conflitos jurídicos que estejam relacionados aos efeitos da pandemia. “Trata-se de mais um passo da Unoeste no caminho da internacionalização, promovendo-se uma integração entre graduação e pós-graduação”, pontua. Sobre os temas abordados nas palestras, o docente acrescenta que dizem respeito ao momento histórico que o mundo vive com a Covid-19. 

Nessa segunda-feira, na abertura do colóquio internacional, o professor de universidades portuguesas e espanholas Dr. Pedro Trovão do Rosário abordou o assunto “Os Direitos Fundamentais na Perspectiva do Constitucionalismo Português”. Já no início de sua fala, agradeceu ao convite e se disse honrado em participar do momento.

Aos participantes, ele propôs uma reflexão se de fato os direitos fundamentais estão verdadeiramente em todos os atos em tempo de pandemia e compartilhou um pouco da vivência em Portugal. Questionado pelo Dr. Silas, ele também apontou questões jurídicas portuguesas quanto ao reflexo de eficácia horizontal dos direitos fundamentais, como direito à moradia, despejo, e encerrou com a sua visão sobre a educação neste período, um desafio para vários países. 

O coordenador do curso de Direito da Unoeste, Dr. Sérgio Ronchi, destaca que o colóquio vem inovar um modelo de evento que pode ampliar ainda mais o intercâmbio de conhecimento. “Trata-se de um evento internacional promovido pela nossa universidade. Neste momento, é essencial conhecermos as experiências de outros países e termos este contato mais próximo, mesmo que de forma remota, com operadores do Direito de outras nações, principalmente no ambiente acadêmico. Tivemos a primeira palestra que foi muito rica em conteúdo e os próximos convidados também irão trazer importantes contribuições”, destacou. 

Nesta terça-feira (14), a partir das 19h, a Dra. Patricia Cardoso Dias, também de Portugal, traz o tema “Proteção de Dados Pessoais em Tempos de Pandemia: a experiência portuguesa”. Diretamente da Colombia, na quarta (15), o Dr. Felipe Calderón-Valencia abordará “Proteção dos Defensores dos Direitos Ambientais”. Por fim, na quinta-feira (16), a Dra. Carla Amado Gomes destaca o assunto “A pandemia de Covid-19 e as restrições a direitos em Portugal”.

Saiba Mais

A palestra completa do Dr. Pedro Trovão do Rosário pode ser conferida neste link. Para quem deseja participar do evento, as inscrições podem ser feitas no site.

 

 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem