CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem atuado de forma decisiva contra a Covid-19

Ações atendem comunidade acadêmica e também a população de forma geral, reafirmando o compromisso com a responsabilidade social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Unoeste tem atuado de forma decisiva contra a Covid-19
Atividades na universidade estão sendo feitas de maneira remota, com o uso de tecnologias

A Unoeste tem transformado a vida das pessoas por meio da educação desde 1972. Mas, neste ano de 2020, teve, assim como toda a população brasileira e mundial, que se deparar com uma nova realidade em decorrência da dispersão do novo coronavírus (Covid-19).

E sua atuação tem sido decisiva, em relação à comunidade acadêmica e também à população de uma forma geral. Desde o dia 12 de março, por meio de Portaria criou a sua própria Comissão Permanente de Prevenção à Covid-19, com a participação de profissionais, incluindo médicos, tem atuado em medidas de prevenção.

“Antes mesmo das solicitações das autoridades governamentais, já estávamos trabalhando com equipes reduzidas, em sistema de rodízio, e também depois suspendemos os atendimentos presenciais, mantendo apenas os serviços essenciais”, destaca o diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.

No ensino, por orientação das autoridades de saúde e devidamente respaldada pelo Ministério da Educação (MEC), as atividades na universidade estão sendo feitas de maneira remota, com o uso de tecnologias, desde o dia 18 de março. 

Os esforços da universidade visam manter o conteúdo pedagógico, sempre com o apoio do professor. “Mesmo diante de um cenário que todos estão buscando alternativas para continuar com suas atividades, sejam elas de estudo ou de trabalho, a Unoeste estava preparada para trazer sua comunidade discente e docente para as plataformas digitais”, acrescenta Carapeba.

Responsabilidade social

É junto à comunidade externa que a Unoeste tem reafirmado a sua responsabilidade social no enfrentamento à pandemia. Criou um projeto, por meio das faculdades de Medicina e Enfermagem, o Telessaúde [veja os contatos abaixo], para atender as dúvidas das pessoas e colaborar com a Rede de Atenção à Saúde Municipal, por meio de parceria com o governo de Presidente Prudente.

“Com essa iniciativa evitamos uma alta demanda nos serviços de saúde, deixando esses atendimentos para os casos realmente necessários, ainda mais no atual momento, quando o ideal é ficar em casa”, destaca o médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Dr. Ricardo Beneti.

Além disso, a universidade tem se tornado uma importante fonte de informação, por meio de seus profissionais, que fazem atendimento aos veículos de imprensa, prestando orientações e tirando dúvidas; e nos seus próprios canais de comunicação institucional, o que inclui a criação de um site, centralizando as informações relevantes sobre a Covid-19 e orientações básicas, segundo os órgãos de saúde.

Campanhas educativas nas mídias sociais e canais internos, engajamento dos cursos com dicas e orientações de como passar este período de quarentena estão auxiliando a passar por esse momento de uma maneira consciente e ativa! “Mesmo longe fisicamente, estamos nos esforçando para estarmos próximos da nossa comunidade”, conclui Carapeba.

Mais ações contra o coronavírus

Outros serviços foram implantados neste período, como o atendimento psicológico on-line para os alunos da Unoeste, ação vinculada ao curso de Psicologia e ao Programa Anjos da Unoeste; e o apoio psicopedagógico aos alunos que estão em intercâmbio de estudos no exterior.

Alunos dos últimos termos da Medicina também contribuem com a Vigilância Epidemiológica no serviço de televigilância aos suspeitos e familiares de casos confirmados de Covid-19, professores de Enfermagem participam ativamente de ações específicas da Campanha de Vacinação contra a Influenza, e junto com docentes de Biomedicina e Farmácia também atuam em campanhas específicas de testagem rápida da Covid.

A comunidade externa esteve incluída nas atividades de diferentes formas, direta e indiretamente. Isso porque, a universidade ofereceu diversos cursos livres gratuitos por meio da educação a distância (EaD) na quarentena, além das palestras ao vivo pelo canal do Youtube da Unoeste, com variados temas e profissionais.

Foto: Erika Foglia Produção e doação de álcool gel
Produção e doação de álcool gel

Solidariedade em tempos de pandemia

As consequências da pandemia são inúmeras. Por isso, a Unoeste vem apoiando e realizando campanhas com o intuito de amenizar situações de dificuldade. A campanha de doação de sangue, envolvendo funcionários e estudantes da instituição, é uma delas. Teve, ainda, a live solidária para arrecadação de alimentos e uma ação dos cursos técnicos que arrecadou cestas básicas para duas entidades assistenciais. 

Atenta à prevenção, a universidade fez a doação de álcool gel e sabonetes às instituições da cidade e região. Outra ação social foi a doação de ambulâncias para a cidade de Jaú, como parte das propostas do Programa Mais Médicos.

Comunidade interna

Os funcionários da universidade receberam máscaras de pano personalizadas e a universidade também está produzindo 1,5 protetores faciais para uso interno e externo de profissionais da saúde e de atendimento ao público, sendo que parte será destinada a hospitais. Outras fabricações próprias são a de produto químico de grande poder germicida, utilizado em tapete sanitizante, e os dispensers de pé para álcool gel. O dispositivo de aplicação do gel feito com o pé possibilita higienizar as mãos em locais públicos evitando a contaminação pelo toque manual.

Telessaúde

Os contatos da central de atendimentos Telessaúde são: (18) 3229-1290, (18) 99639-2713 (Whatsapp) e no e-mail duvidascovid19@unoeste.br.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem