CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simulações em Veterinária se transformam em videoaulas

Acadêmicos têm acesso ao material que traz práticas da rotina clínica de pequenos e grandes animais; aulas são gravadas por docentes no LabSim Vet 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Simulações em Veterinária se transformam em videoaulas
Dayane e Luís Felipe preparam todas as videoaulas que são postadas para os alunos duas vezes por semana

Mais de 1 mil km foram percorridos por Brenda Stelys de Oliveira, 26, para realizar o sonho de estudar Medicina Veterinária na Unoeste. Mineira de Betim, ela está no 6º termo e conta que ficou maravilhada com o Laboratório de Habilidades e Simulação em Medicina Veterinária (LabSim Vet). Neste momento em que o ensino é presencial remoto, as atividades no espaço ocorrem por meio de videoaulas. “Na rotina de um hospital é imprescindível o conhecimento sobre os equipamentos utilizados em procedimentos clínicos. Já assisti vários vídeos sobre esse assunto, inclusive tenho eles salvos para consultar sempre que tiver alguma dúvida”, diz.

A professora doutora Dayane Aparecida Francisco da Silva é a responsável pelo LabSim Vet. Lembra que o ambiente foi inaugurado em 2017 e que a Unoeste está entre as poucas instituições que possuem um laboratório de simulação exclusivo para os estudantes. “Os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar situações da futura profissão em um ambiente livre de riscos. Moldamos dessa forma um profissional autoconfiante e capacitado para o mercado de trabalho”.

Para ela, outro grande diferencial é a possibilidade que a universidade tem de desenvolver os seus próprios simuladores por meio de impressora 3D. Em relação às videoaulas, ela explica que elas são ferramentas importantes para dar continuidade às atividades que o laboratório oferece. “Atualmente, o professor Luís Felipe da Costa Zulim e eu gravamos as simulações dos procedimentos que envolvem a rotina clínica de pequenos e grandes animais. Depois, esse material é disponibilizado aos acadêmicos de todos os termos da graduação”.

Foto: Cedida “Videoaulas têm sido muito úteis, inclusive salvo para consultar depois se tiver dúvidas”, diz Brenda
“Videoaulas têm sido muito úteis, inclusive salvo para consultar depois se tiver dúvidas”, diz Brenda

A docente avalia que a iniciativa tem sido positiva. “Utilizamos o Jerry que é um simulador canino e temos também outros simuladores: um de baixa fidelidade para a coleta de sangue feito na impressora 3D da universidade e outros que foram confeccionados pelos próprios alunos. Os acadêmicos estão engajados com as nossas postagens que ocorrem duas vezes por semana, eles participam, questionam e também sugerem assuntos para as futuras gravações”. 

A coordenadora acadêmica da graduação, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, destaca que o LabSim Vet é uma ferramenta que agrega muito ao aluno, uma vez que ele consegue treinar vários procedimentos antes de fazer na vida real, aumentando a sua satisfação e confiança. “As videoaulas integram as várias ações que oferecemos por meio do ensino presencial remoto e possibilitam aos universitários estudarem sobre diversos temas da medicina veterinária que contribuem para a construção das habilidades e competências importantes para a atuação. É válido acrescentar que o curso possui uma Liga de Simulação que também contribui para a ampliação do conhecimento e da troca de experiencias entre alunos, docentes e profissionais”, encerra.

Premiação 

Recentemente, um trabalho desenvolvido no Laboratório de Habilidades e Simulação em Medicina Veterinária foi premiado no 21º Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. Intitulado “Satisfação e características no treinamento de habilidade em punção venosa periférica utilizando simulador de baixa fidelidade em graduandos de medicina veterinária”, o estudo avaliou a satisfação e as características desse tipo de treinamento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem