CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professor é peça fundamental no desenvolvimento do estudante

Professor Ronaldo Lasakoswitsck fala sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Professor é peça fundamental no desenvolvimento do estudante
Professor Ronaldo Lasakoswitsck durante live sobre “Competências do Século XXI e o Desenvolvimento Pleno do Estudante”


Preparar os alunos para o mercado de trabalho, ensinando-os a desenvolver suas próprias competências, é um grande desafio para o professor. Isso porque, com a expansão do uso das tecnologias, o contexto educacional exige do profissional da educação metodologias ativas e uma análise crítica fundamentada em pesquisa científica. Essa discussão foi o tema da live “Competências do Século XXI e o Desenvolvimento Pleno do Estudante”, feita pelo professor Ronaldo Lasakoswitsck no projeto “Em casa com + conteúdo!”, no canal da Unoeste no Youtube, nessa quinta-feira (14).

De acordo com Ronaldo, a educação sofreu várias mudanças até chegar a Revolução 4.0. “Historicamente, éramos preparados para o mercado de trabalho, precisávamos aprender o que seria necessário para desenvolver determinada função. Com o tempo, a preocupação se estendeu a preparar a pessoa para desenvolver um papel, seja no contexto cultural, comunitário se relacionando com o mercado de trabalho, respectivamente, Revolução Industrial e Revolução da Teoria da Aprendizagem”.

A grande preocupação da Revolução da Educação 4.0, é “o fazer”. “Desenvolver competências que façam com que a pessoa aprenda a fazer, não é só mais aprender o conteúdo, é aprender a fazer de uma forma colaborativa, criativa e com outras habilidades, como a de cocriação, relacionamento”. Para o professor Ronaldo, o conhecimento está nas mãos das pessoas e está distribuído onde todos têm acesso a tudo.

Nesse sentido, o papel do professor é buscar caminhos para incentivar e promover o debate dentro do âmbito da pesquisa científica. O uso das metodologias ativas é uma ferramenta que auxilia o professor nesse processo, em que ele se coloca como mediador e insere o aluno como o protagonista no papel, buscando competências, habilidades e atitudes para a inclusão na sociedade do conhecimento.

“Incentivar a leitura prévia é fundamental para incluir no contexto de ensino e fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), otimiza a inclusão”, comenta. Também ressalta que é preciso pensar nos desafios para o futuro. “Fazer com que o sistema educacional observe e proponha alterações do mundo a fim de minimizar a defasagem de chegada da nova informação e buscar políticas públicas que minimizem as defasagens dos sistemas educacionais em nível federal, estadual e municipal em relação à qualidade da formação de professores”. A palestra completa você confere nesse link.

Arancini + Música

Comida boa e muita música ao vivo foi o que rolou na live Arancini e Cervejas + Música com o Seu Doutor na quarta-feira (13), no Laboratório de Aula Show do curso de Gastronomia. Os chefs Yuri Moita e Maíra Rodrigues Uliana conduziram a preparação do prato que você pode acompanhar no canal do Youtube.

Foto: Gabrielly Santos Arancini prato tradicional da ilha da Sicília, na Itália
Arancini prato tradicional da ilha da Sicília, na Itália


GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem