CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Live aborda desafios do tratamento de esgotos no Brasil

Quase 150 pessoas participaram da palestra, que trouxe o professor Marcos Von Sperling, da UFMG, para falar sobre saneamento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Live aborda desafios do tratamento de esgotos no Brasil
Atividade foi promovida e organizada pelo curso de Engenharia Ambiental da Unoeste

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste tem promovido, durante o período de quarentena, diversas atividades on-line e lives com nomes consagrados da área. Na tarde dessa quinta-feira (28), o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcos Von Sperling foi convidado para ministrar a palestra “Tratamento de esgotos no Brasil – Panorama e desafios” via Google Meet para quase 150 participantes, entre docentes, alunos, egressos e até mesmo um considerável público externo de outras instituições de ensino superior.

De acordo com o palestrante, os desafios para o tratamento de esgotos são enormes no Brasil e em sua fala ele considerou dividi-los em duas partes: a ausência e a presença do tratamento. “Boa parte da minha carreira profissional convivi apenas com esta primeira parte, pois antes de entrar na docência, trabalhava em uma empresa de projetos e naquela época as plantas eram todas em papel, não tínhamos muitos recursos. Então, boa parte dos nossos projetos acabava por ficar engavetados. Vocês, enquanto estudantes e futuros profissionais, viverão uma realidade diferente. Os desafios de vocês se ampliam pelo fato de já termos tratamento de esgotos e terão que conviver com o segundo desafio, ou seja, a presença desse tratamento”, salienta.

Von Sperling ressalta ainda que para um avanço significativo neste sentido é preciso promover o fortalecimento institucional envolvendo órgãos ambientais e prestadores de serviços (de saneamento, os empreendedores, as agências reguladoras, etc.), já que todos estes elos são essenciais tanto para a ausência, quanto para a existência de esgotos. “É preciso qualificar pessoal para esta nova realidade e esse é o papel da universidade, que através do ensino, da pesquisa e extensão, formarão profissionais colaborativos em diversas frentes. Os desafios são grandes, mas as oportunidades também! Elas estão aí e são portas abertas para a carreira profissional de todos vocês, estudantes”, diz.

O engenheiro civil e gestor do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional da Sapesp da unidade de negócio Baixo Paranapanema, Gilberto José da Paz Junior, participou da live como ouvinte. De acordo com ele, que também é docente da Unoeste nas graduações em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, quando soube da palestra do professor Marcos decidiu participar de imediato, pois se trata de um grande profissional da área de saneamento, com vasta literatura. “O professor Marcos Von Sperling foi muito objetivo em sua apresentação, pois o assunto saneamento no Brasil é muito abrangente e ele soube despertar a curiosidade de todos os participantes para buscar mais informações e visualizar nossa realidade atual. A interação com os grandes nomes da área nos traz oportunidades de desenvolvimento para novas pesquisas, ideais, parceria, além de muito folego para novos desafios”, revela.

Para o acadêmico do 7º termo Henzo Henrique Simionatto, que em parceria com a também estudante e colega de turma Bárbara Muniki Engel Pelegrini organizou a atividade com o professor Marcos, é uma honra tê-lo como participante de uma live do curso de Engenharia Ambiental da Unoeste, já que ele é uma referência na profissão. “Além de passar seu grande conhecimento, ele nos deu uma aula de humildade e autenticidade. Tudo isso serviu para nos mostrar que estamos no caminho certo. Só temos a agradecer!”, comemora.

A coordenadora do curso, Leila Maria Sotocorno e Silva, conta que durante a pandemia a graduação teve que se reinventar e usar a tecnologia a favor de todos, docentes e alunos, no caminho do processo de ensino-aprendizagem. “Este período nos viabilizou ter acesso a grandes nomes da área ambiental, como foi o caso do professor Marcos Von Sperling, que tem vários livros publicados e prêmios nacionais e internacionais no ramo de saneamento. Além disso, utilizamos durante as aulas muitos dos livros dele como bibliografia básica de diversas disciplinas. Os alunos agradeceram demais a oportunidade de poder ter acesso a este profissional, sempre tiveram este sonho!”, finaliza.

A live pode ser conferida na íntegra através do canal Ambiental Unoeste, no Youtube. O vídeos estão divididos em três partes nos seguintes links: Parte 1, parte 2 e parte 3.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem