CAMPUS:
0800 771 5533
Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações da Unoeste reforçam uso de máscara

Profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho salientam a importância do uso, o manuseio correto e a maneira ideal de higienização


email facebook twitter whatsapp

Foto: Erika Foglia Ações da Unoeste reforçam uso de máscara
Todos os funcionários da Unoeste receberam máscaras personalizadas e orientações sobre a utilização correta

Desde o último dia 7 de maio, que o governo de São Paulo decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado para evitar a disseminação da Covid-19, a Unoeste tem orientado a comunidade acadêmica sobre essa utilização. Reforçando as ações nesse sentido e acompanhando todas as orientações de segurança e cuidado com seus funcionários, passou a distribuir máscaras personalizadas para os trabalhadores de todos os setores da universidade. Além disso, os profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) têm orientado a todos sobre a correta utilização, manuseio e a maneira ideal de higienização.

De acordo com a técnica em segurança do trabalho da Unoeste Danussa Karla dos Santos Marques, o Sesmt tem feito um trabalho forte sobre as medidas de controle e prevenção da Covid. “Como sabemos, a doença pode ser transmitida através de alguns meios, como contato físico, o abraço e aperto de mão, por contato com materiais contaminados e por gotículas, ao falar, ao tossir e ao espirrar. Portanto, as recomendações são as seguintes: evitar esses contatos físicos, mantendo sempre o distanciamento de 1,5 metros e lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%, em caso da impossibilidade da lavagem”, orienta.

Sobre a utilização das máscaras, Danussa salienta a importância da utilização principalmente quando estiver fora de casa ou no trabalho. “É essencial que as pessoas utilizem a máscara durante o trajeto de casa para o trabalho, durante o período em que estiver na empresa e da empresa para casa. Higienizar os objetos pessoais e de trabalho constantemente também são orientações repassadas a todo o momento aos trabalhadores. Lembrando que os funcionários operacionais e administrativos deverão utilizar as máscaras de tecido ou TNT. Os respiradores N95 e a máscara cirúrgica, conhecida como de procedimento, deverão ficar restritas aos profissionais da área da saúde devido à falta desses equipamentos no mercado”, diz.

A técnica enfatiza ainda que durante a utilização da máscara, é importante tomar alguns cuidados de manuseio como a lavagem das mãos com água e sabão e pegar o objeto pelos elásticos laterais para envolvê-la atrás das orelhas. “Nunca pegar na parte frontal da máscara. É essencial que ela esteja ajustada ao rosto, pegando toda a região da face, da boca ao nariz. Na hora da retirada, também é preciso que faça a higienização das mãos e manuseá-la pelos elásticos. Em seguida, lavá-la com água e sabão e passá-la com ferro quente caso a máscara seja de tecido. Se ela for de TNT, deve ser descartada em uma lixeira com tampa”, explica.

Veja no infográfico a importância da utilização das máscaras por todas as pessoas:

Foto: Vitor Reis

Saiba como fazer a máscara de tecido

A professora e coordenadora do curso de Design de Moda da Unoeste, Veridianna Cristina Teodoro Ferreira Berbel, ensina no vídeo abaixo o passo a passo da confecção de três modelos de máscaras para fazer em casa com um gasto bem baixo. Confira:

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem