CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vencedor do Desafio Empreenda propõe robótica na educação

Projeto que ficou em 2º lugar é sobre logística reversa de medicamentos e o 3º contempla o turismo em Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Vencedor do Desafio Empreenda propõe robótica na educação
Thiago Mochetti durante apresentação do robô Tampi

O projeto Toletum, que ficou em 1º lugar no Desafio Empreenda Enepe 2020, propõe o uso da robótica na educação básica. Os idealizadores desenvolveram o Tampi, um robô movido por tampinhas de plástico e cada cor representa um comando. O 2º lugar coube ao projeto Levalá, sobre sistema inteligente de logística reversa para resolver o problema de descarte irregular de medicamentos e embalagens. O 3º lugar ficou com o projeto Ação Local, com uso de aplicativo para preservação e prevenção dos pontos turísticos de Presidente Prudente.

Totalmente on-line, o Desafio esteve voltado às propostas de busca de soluções inovadoras na área do empreendedorismo nas áreas de educação, mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, saúde, construção, turismo, imobiliário e segurança. Evento realizado pela Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), com o envolvimento de parceiros organizadores e apoiadores junto ao 25º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, que aconteceu de 19 a 23 deste mês.

Estiveram envolvidos na organização a Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), o Departamento de Marketing da Unoeste e a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). Atuaram como apoiadores a União das Entidades de Presidente Prudente (Uepp), regional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e jornal O Imparcial. Cada pitch (apresentação) foi em vídeo com até 5 minutos de duração.

Foto: Reprodução Joyce Menoti ao apresentar o projeto voltado para a educação básica
Joyce Menoti ao apresentar o projeto voltado para a educação básica

De acordo com o gerente da Intepp, Diego Andreasi, foram 34 participantes organizados em 11 equipes: Easy School, E-Educação, Toletum, Birdwateching Prudente, Ação Local, E-Reparos, Levalá, Química Verde, Fest Pharmacy, E-Saúde e Antivírus. Integraram a comissão julgadora o jornalista Sinomar Calmona, diretor de O Imparcial; o presidente da Uepp, Marcelo Fritschy; o analista do Sebrae, Guilherme Soares; e o próprio gerente da Intepp, Andreasi, que conta que o projeto Toletum já está em estágio de incubação e os demais participantes são aguardados para possível ingresso na incubadora. 

O Toletum envolve a professora de educação física e mestre em educação Joyce Cristina Claro Menoti e o estudante de engenharia elétrica Thiago Menão Mochetti. O Levalá é formado por Bárbara Muniki Engel Pelegrini, Henzo Henrique Simionatto, Raul Correia Leandro da Silva e Carolina da Silva Mendes, estudantes de engenharia ambiental e Sanitária. O Ação Local envolve Amanda Rodrigues da Silva, Carolina Roberta Oliveira Leite e Stela Maris Santos Rodrigues da Silva, respectivamente estudantes de publicidade, direito e psicologia. 

Assista

Os três vídeos estão disponíveis no Youtube nos seguintes links: Toletum, Levalá e Ação Local

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem