Jaú e Guarujá: novos campi visam sustentabilidade
Prédios, que já estão na fase de acabamento, foram construídos com recursos e conceitos de eficiência energética e economia de água
Com as obras dos novos campi de Jaú e Guarujá nas etapas finais, já é possível visualizar as modernas instalações dos locais, que além de ampla estrutura, possuem impressionantes adaptações no que se refere à sustentabilidade e eficiência energética. O novo campus de Jaú, que está previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano, possui um terreno de 61.996m² e área de construção de 14.681,24m². Já em Guarujá, que também está na fase de acabamento e inauguração prevista para o meio do ano de 2021, possui um terreno de 19.500m² e 16.000m² de área construída.
De acordo com o coordenador de serviços da Unoeste, Gabriel Vendrame, os prédios se destacam por grandes diferenciais em se tratando de eficiência energética e sustentabilidade. Ele conta que em Jaú, por exemplo, já existe a preparação para a instalação da usina fotovoltaica para geração de energia limpa no local. “Outro fator relacionado à economia de energia no novo campus será a utilização de lâmpadas de Led na parte externa e interna do prédio e todos os vidros utilizados na construção têm proteção térmica, o que favorece o uso menos intenso do ar condicionado, já que o calor externo não passa para a parte interna do campus”, explica.
Também em Jaú foi construída uma represa para captação da água da chuva onde será feito o reuso em gramados e em toda a jardinagem e paisagismo da construção. “Na questão da economia de água, foram instaladas torneiras automáticas em todos os lavatórios da unidade e nos sanitários foram utilizadas caixas acopladas com duplo funcionamento. A Unoeste se preocupa com o meio ambiente e atualmente tudo é pensado para um uso mais sustentável de todas as instalações, edifícios e em todas as áreas da universidade”, diz Vendrame.
Os mesmos recursos e conceitos de sustentabilidade e eficiência energética também estão sendo aplicados no campus de Guarujá. De acordo com o arquiteto da universidade, Emanoel Angelo Buzetti, na questão da economia de água, por exemplo, está sendo implantado um sistema em que toda a água da chuva será direcionada ao reservatório, instalado no subsolo. “Então, toda chuva passará pelas tubulações, evitando assim contaminação. Essa água será apenas para reuso em torneiras para jardinagem e lavagem de calçadas. Pensando também na questão de sustentabilidade, todos os sanitários do prédio terão caixas acopladas, assim como em Jaú. Dessa forma, durante todo o tempo de uso, o prédio conseguirá uma grande economia”, salienta.
O novo prédio da Unoeste Jaú está localizado próximo ao Shopping Território do Calçado, na rodovia João Ribeiro de Barros, km 186 + 500m (sentido Bauru-Jaú). Já em Guarujá, o campus fica próximo à Praia da Enseada, no condomínio Central Park, na rua M, esquina com a rua Bolívia.
Vestibulares de Medicina
Estão abertas as inscrições para os vestibulares presenciais de Medicina para Jaú e Guarujá. As taxas de inscrição até o dia 30 de outubro estão com descontos especiais. São 40 vagas para Jaú e 55 para Guarujá, com provas marcadas para os dias 28 de novembro e 6 de dezembro respectivamente. Mais informações, editais e inscrições, pelo site do vestibular.
Enfermagem Jaú
A grande novidade para o curso de Enfermagem, com oferta no campus Jaú, é o Concursos de Bolsas no Vestibular 2021. Estão sendo ofertadas 60 vagas para esta graduação e os candidatos podem concorrer a bolsas de estudo de até 80%. A prova presencial também será realizada em 28 de novembro e a taxa de inscrição é de apenas R$30 até dia 25 do mesmo mês. Mais informações através do edital do concurso, no site do vestibular.
Confira nos vídeos abaixo mais detalhes sobre sustentabilidade dos novos campi:
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste