CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso intensivo para agricultura familiar recebe inscrições

Capacitação é voltada para bovinocultura de leite, olericultura e fruticultura, gestão rural e comercialização


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Curso intensivo para agricultura familiar recebe inscrições
A Unoeste possui amplo histórico de oferta de suporte técnico-científico aos produtores rurais

Produtores rurais do oeste paulista inseridos no segmento da agricultura familiar têm uma nova oportunidade de capacitação ofertada pela Unoeste. Será realizado em dois sábados de novembro e dois de dezembro o Workshop Agricultura Familiar. Os conteúdos serão ofertados em módulos por um corpo técnico-científico altamente qualificado, formado por professores pesquisadores com titulação de mestres e doutores. Além disso, os agricultores terão a capacitação gratuita nas áreas de bovinocultura de leite, olericultura e fruticultura, gestão rural e comercialização. São 50 vagas por módulo e as inscrições estão abertas.

Divisão dos módulos 

Os módulos serão apresentados sempre das 8h às 17h, com intervalo para almoço, no Bloco B 3 do campus 2. O primeiro será realizado no dia 14 de novembro sobre bovinocultura de leite e com as seguintes abordagens: Principais espécies forrageiras e formação e manejo de pastagens, com Neimar Nagano; Alimentação e eficiência no manejo reprodutivo, com o Dr. Marco Aurélio Factori.  No dia 28 do mesmo mês, o Dr. André Ricardo Zeist conduzirá o módulo Olericultura e fruticultura, com focos em produção de mudas e implantação de áreas comerciais; Planejamento, dimensionamento e gerenciamento de hortas; Manejos de hortas e de espécies frutíferas.

No dia 5 de dezembro, no módulo de gestão, irão atuar Saile Dayane Farias e os doutores Alexandre Bertoncello, sobre Licença, outorgas e irrigação; Gerenciamento de resíduos; Análise de custos e Financiamentos para a agricultura familiar. No dia 12, o módulo sobre comercialização será conduzido pelo Dr. Alexandre e com os seguintes tópicos: Vendas no varejo; Vendas no atacado; Vendas governamentais; e Margem de lucro e planejamento futuro. O workshop é organizado pelo Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa em atendimento à demanda formulada junto ao coordenador da graduação e pós-graduação em Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan.

Mão de obra familiar

A realização da capacitação atende solicitação feita pelo secretário especial do Ministério da Agricultura Luiz Antonio Nabhan Garcia ao Dr. Augusto César de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), instituição mantenedora da Unoeste. A universidade possui amplo histórico de oferta de suporte técnico-científico aos produtores rurais do oeste paulista, incluindo os da agricultura familiar desta região que possui 28,2 mil propriedades com menos de 100 hectares e a estimativa é de que 22,4 mil (80%) sejam de agricultores que utilizam a mão de obra de seu próprio núcleo familiar.

O Produto Interno Bruto (PIB) rural da região é de 9,32%, quase cinco vezes maior que a média do estado: 2,04%. Este é um dos dados que evidenciam o impacto econômico e social da produção agropecuária da região de Presidente Prudente. A capacitação voltada a fomentar a agricultura familiar é vista pela organização do workshop como algo capaz de impactar no desenvolvimento regional, proporcionando mais renda, crescimento social, produtividade e riqueza, com mais liberdade tecnológica. No Brasil, a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de trabalhadores que respondem por 70% da produção de feijão, 60% do leite, 59% da carne suína e 50% de aves.

As inscrições podem ser feitas pela página do evento, no site da Unoeste. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem