CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Congresso traz reflexões sobre medicina humanizada

Comepp, que este ano é realizado totalmente on-line, teve início na noite dessa segunda (26) e segue com abrangente programação até sexta-feira (30)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Congresso traz reflexões sobre medicina humanizada
JJ Camargo palestrou sobre “O médico no tempo da Medicina: o que ganhamos e o que perdemos”

Evento tradicional do curso de Medicina da Unoeste, teve início na noite dessa segunda-feira (26) a 28ª edição do Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp). Este ano, com programação 100% on-line por conta da pandemia da Covid-19, as atividades giram em torno do tema principal proposto pela organização: “A medicina a serviço da humanidade”. 

Conhecido como “o médico que gosta de gente”, na abertura do congresso o Dr. José de Jesus Peixoto Camargo, ou JJ Camargo, palestrou através do canal do Comepp no Youtube sobre “O médico no tempo da Medicina: o que ganhamos e o que perdemos”. A trajetória dele como um dos grandes expoentes da medicina mundial teve início em 1970. Foi pioneiro no transplante de pulmão na América Latina e realizou o primeiro transplante duplo de pulmão no Brasil, tendo realizado até hoje cerca de 760 transplantes, o que representa 52% das operações desta natureza feitas no Brasil. JJ Camargo tem centenas de publicações científicas e já proferiu mais de mil conferências em 22 países. 

De acordo com ele, a medicina passou nos últimos 50 anos por mais avanços do que toda a história da humanidade. Ele salienta que o mais interessante é o quanto o progresso em uma área da ciência beneficiou outras. “Apesar de todas as conquistas em se tratando de grandes progressos na medicina, realmente maravilhosos em desenvolvimento tecnológico, é rotina ouvirmos pacientes idosos falando com nostalgia dos médicos de antigamente. Eles tinham menos recursos tecnológicos, mas eram mais parceiros, mais solidários e em algum lugar nós perdemos o compasso. Encontros como este que estamos tendo nesta noite é um grande esforço para resgatar o glamour da cirurgia, da clínica e da medicina, que sempre foi uma atividade humana muito reconhecida”, diz. 

Sobre esse conflito de sentimentos, o Dr. JJ Camargo explica que um dos grandes erros médicos que podem ser cometidos é o uso da verdade absoluta, algo que não existe na medicina.  “Nós temos que dar ao paciente todas as informações que sejam necessárias para que ele tome as decisões corretas. Porém, há muitas verdades que são pura crueldade. Devemos dar à família e ao paciente todas as informações que lhes sejam úteis para tomar decisões, mais do que isso é sofrimento injustificável”, revela. 

Durante a palestra, o médico discorreu ainda sobre todos os temas relacionados à falta de humanização na medicina, insensibilidade do profissional, a incapacidade de ouvir, subestimar a inteligência de pessoas mais simples, entre diversos erros cometidos na área, que fizeram com que a pressa da rotina ocasionasse grandes perdas nos atendimentos médicos dos últimos anos. “Perguntar o que o paciente considerou inesquecível em uma experiência sofrida é uma estratégia que costumo utilizar para monitorar o que faço. É um pouco chocante descobrirmos que muitas vezes nem percebemos o que foi inesquecível para ele. Isso mostra o quanto que frequentemente estivemos distantes dos sentimentos desse paciente. Faça isso como monitoração da sua relação médico-paciente. Sem compaixão, perdemos a chance de despertar no paciente o mais nobre dos sentimentos: a gratidão. E com essas duas perdas, nada nos distinguirá de uma máquina!”, reflete. 

Além do Dr. José de Jesus Peixoto Camargo, o também médico Dr. Carlos Eduardo da Costa Bosso, coordenador da UTI Coronariana do Instituto do Coração de Presidente Prudente e docente do curso de Medicina da Unoeste, ministrou a palestra intitulada “Medicina a serviço da humanidade”. As participações podem ser conferidas na íntegra no canal do Comepp, no Youtube, neste link

Para o presidente do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Dajham), o estudante Eraldo Coelho, a programação do Comepp em 2020 está muito rica em se tratando de participantes e palestrantes, como os que foram trazidos na conferência de abertura, por exemplo. 

“O fato do congresso ser on-line e de podermos trazer palestrantes para falarem de maneira remota, propiciou essa conquista em trazer profissionais brilhantes para nos passar informações e aprendizados da medicina, além de suas experiências de vida. Eu, enquanto congressista e como presidente do diretório acadêmico, estou com uma expectativa muito boa, pois este é um momento científico e também de reflexão em que devemos parar para pensar nos médicos que nos tornaremos no futuro. Esses convidados com certeza nos trarão essa reflexão e exemplos de amor à medicina, sendo boas referências a todos os estudantes que estão em construção de uma carreira”, pontua o acadêmico. 

Gestores Convidados

Para a abertura das atividades do Comepp, a organização convidou alguns gestores do curso de Medicina da Unoeste e da própria universidade para falarem aos internautas presentes na live. O Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, professor preceptor e coordenador do congresso, salienta que o evento vem crescendo a cada ano, tanto no tamanho, quanto na qualidade das palestras e dos convidados, profissionais de excelência da medicina. “O tema escolhido para o congresso este ano visa resgatar a arte da medicina na sua mais nobre e pura causa: o cuidar. Mesmo perante às adversidades da pandemia, os organizadores do evento se empenharam com afinco e buscaram trazer aos participantes o melhor congresso que eles pudessem oferecer. Com mais de 4,5 mil inscritos até agora, tenho certeza que esta edição já é um sucesso e que deixará a sua marca tanto na Unoeste, quanto a âmbito da medicina nacional”. 

Foto: Mariana Tavares Dr. Murilo: “Com mais de 4,5 mil inscritos até agora, tenho certeza que esta edição já é um sucesso”
Dr. Murilo: “Com mais de 4,5 mil inscritos até agora, tenho certeza que esta edição já é um sucesso”

Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, diretor das Faculdade de Medicina da Unoeste, também foi um dos gestores convidados para a abertura do congresso. De acordo com ele, com as adaptações que foram necessárias por conta da pandemia, este evento 100% on-line tem a chance de chegar a muito mais pessoas do que se fosse presencial. “Isso é para termos noção de até onde nossa voz pode chegar através da tecnologia, por isso que devemos usá-la de maneira correta, passando informações e ensinamentos que possam contribuir para a boa formação das pessoas. Nós, da Unoeste, há alguns anos já começamos a trabalhar com os alunos durante sua formação desde o primeiro dia de aula com uma medicina humanizada. Isso é porque acreditamos que a medicina tem que ser tratada com o acolhimento e devemos utilizar a tecnologia em conjunto com aquela medicina que nossos avós praticavam, que é aquela que abraça o paciente”, diz. 

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, acredita que em 28 anos de história do Comepp muito aprendizado de excelência já foi passado a todos os participantes. “A Unoeste é atualmente uma das três melhores universidades particulares do estado de São Paulo e o curso de Medicina, que hoje já não se restringe a Presidente Prudente, pois também está em Jaú e Guarujá, está entre os melhores do país, com um estrutura fantástica e um corpo docente de alto nível. Como este é o ano da tecnologia na educação, o ano que quebramos inúmeros paradigmas, vejo o Comepp neste mesmo caminho, quebrando barreiras e sendo realizado totalmente on-line. Realmente é algo para parabenizarmos a organização e a realização de um evento como este”, fala. 

Também foram convidados e fizeram uso da palavra na abertura do evento a Dra. Nilva Galli, coordenadora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente; o Dr. Fernando Antonio Mourão Valejo, coordenador do internado médico da Medicina Prudente; e Ilza Martha de Souza, coordenadora administrativa da graduação. 

Programação

As palestras e os simpósios seguem com abrangente programação até esta sexta-feira (30). Mais informações sobre os eventos e os links para acesso, na página do Comepp, no site da Unoeste. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem