CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Boletim de Pesquisa oferece suporte aos produtores rurais

Informações sobre ciência aplicada no campo orientam práticas de impacto socioeconômico regional e nacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Boletim de Pesquisa oferece suporte aos produtores rurais
Boletim de Pesquisa PPG-Agronomia publica resultados de estudos desenvolvidos na Unoeste

Está disponibilizada para acesso on-line a 1ª edição do Boletim de Pesquisa PPG – Agronomia, produzido pelo Programa de Pós-Graduação da Unoeste, que oferta mestrado e doutorado. Uma ferramenta de suporte aos produtores rurais com abordagens em diferentes temáticas geradoras de informações sobre ciência aplicada ao campo capazes de gerar impacto no desenvolvimento em âmbitos regional e nacional.

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e de extensão e ação comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a produção do Boletim é um ganho para o público em todos os níveis, do pequeno ao grande produtor, passando por toda cadeia produtiva, incluindo a indústria e o comércio. A publicação destaca o papel fundamental da universidade: o da geração e aplicação de conhecimento.

O pró-reitor enaltece a qualidade das pesquisas desenvolvidas na Unoeste, pautadas em critérios nacionais e internacionais do que existe de mais atual, para identificar e ajudar a superar desafios regionais através de estudos que também podem ser utilizados pelo Brasil afora, voltados ao objetivo sublime de produzir alimentação saudável, seja vegetal ou animal.

A publicação serve para divulgar resultados parciais ou integrais de pesquisas conduzidas por professores, alunos e funcionários da instituição nas seguintes linhas: Fisiologia e Tecnologia da Produção Vegetal; Genética e Melhoramento; e Solos e Nutrição de Plantas. Dentre outras culturas, os estudos são sobre soja, milho, sorgo, feijão, batata doce, algodão, pastagem e integração lavoura/pecuária.

Conforme o coordenador e vice-coordenador do PPG-Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan e Dr. Fábio Rafael Echer, os resultados apresentados no Boletim trazem contribuições muito significativas para o avanço na qualidade das atividades desenvolvidas pela agropecuária regional. Citam o envolvimento da graduação em Agronomia, com os alunos em iniciação científica.

O pró-reitor acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, salienta a qualidade da publicação e o empenho dos colaboradores e organizadores. Os editores são os doutores Maxwel Coura Oliveira, André Ricardo Zeist e Fábio Rafael Echer. A capa é uma produção do  Marketing Unoeste e a editoração da equipe técnica do Núcleo de Educação a Distância (Nead).

Além do envolvimento da pós-graduação e graduação, estão em conjunto como apoiadores a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa), Fundação Agrissus e Compass Minerals Plant Nutrition.

Também são apoiadores o Grupo de Estudos do Algodão (GEA), Centro de Estudos em Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista (Ceofop), Fito-Cana Pesquisas Fitotécnicas em Cana-de-açúcar – Presidente Prudente, Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) e Núcleo de Estudos Avançados em Agricultura de Base Biológica (Neab); todos vinculados à Unoeste. 

Para acesso ao 1º Boletim de Pesquisa PPG-Agronomia, clique neste link. As próximas edições poderão ser acessadas aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem