Cursos da Unoeste se destacam em novo ranking da Folha
Das graduações avaliadas, quase 100% são as melhores particulares da região, e muitas estão entre as melhores do Estado e até do Brasil
Qualidade no ensino, excelência em estrutura acadêmica e visibilidade no mercado de trabalho são alguns dos requisitos que fazem toda a diferença na formação profissional. Por isso, no momento de escolher a instituição que pretende estudar, as avaliações externas podem ser grandes aliadas. Nesse aspecto a Unoeste está bem posicionada nas principais avaliações voltadas à educação superior. Além dos altos conceitos pelo Ministério da Educação (MEC), a universidade se destaca mais uma vez no Ranking Universitário Folha 2018 (RUF), o qual constatou que quase 100% das graduações avaliadas da Unoeste são as melhores particulares da região do oeste paulista; muitas delas estão entre as melhores do Estado de São Paulo e até do Brasil.
Destacam-se entre os 10 melhores cursos particulares do país: Biomedicina (4º), Computação - Ciência da Computação e Sistemas de Informação (9º), Enfermagem (3º), Farmácia (5º), Física (10º), Fisioterapia (7º) e Nutrição (9º). No Estado de São Paulo, dentre as graduações particulares, também estão bem posicionados no ranking Agronomia (6º), Ciências Biológicas (12º), Ciências Contábeis (14º), Design e Artes Visuais (12º), Direito (12º), Educação Física (12º), Engenharia Ambiental (2º), Geografia (7º), História (10º), Letras (12º), Matemática (5º), Medicina (4º), Medicina Veterinária (12º), Odontologia (9º), Pedagogia (15º), Publicidade e Propaganda (11º), Psicologia (9º) e Química (9º).
“Recebemos com muita alegria e orgulho a notícia que somos o 3º melhor curso privado no Estado de São Paulo, o 4º melhor do Brasil e o 17º melhor do país entre públicas e privadas. Esse resultado é fruto de uma somatória de fatores: apoio institucional, corpo docente que acredita no projeto e veste a camisa da Unoeste e do curso, e alunos dedicados. Associados a esses fatores temos infraestrutura e projeto pedagógico diferenciados, onde o aluno tem a possibilidade de sair com duas habilitações profissionais”, relata o coordenador da Biomedicina, Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues, ressaltando ainda que o curso tem conceito máximo (5) pelo MEC.
Quem também está satisfeita com o 2º lugar no Estado de São Paulo é a coordenadora da Engenharia Ambiental e Sanitária, professora Leila Maria Sotocorno e Silva. “No ano passado ficamos em 3º lugar e é sempre um desafio conseguir se superar. O que queremos agora é a liderança! Tudo isso é resultado de muito trabalho. O curso conta com ótimos professores, temos aulas dinâmicas, como prática em laboratórios e visitas técnicas, além de metodologias ativas, em que todo o corpo docente tem se reinventado”, afirma. Ela destaca também o incentivo à pesquisa e à extensão, salientando que o sucesso está calcado em muito trabalho e total comprometimento de toda a equipe e também dos alunos, “os quais se orgulham em fazer parte desse curso, então conseguir essa posição também vem coroar que todo o esforço está sendo recompensado”.
O diretor da Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste), Moacir Del Trejo, reforça que ter o reconhecimento de entidades, oficiais ou não, é sempre positivo. Ele frisa ainda que, historicamente, os cursos da Fipp têm excelentes desempenhos em avaliações, todos, por exemplo, têm conceito máximo (5) pelo MEC e estão entre os melhores do Brasil. “O curso de Ciência da Computação, sendo pioneiro na região, tem reconhecimento regional e nacional através da atuação de seus egressos com percursos de carreiras de sucesso tanto na academia quanto no mercado de trabalho, assim como os egressos dos demais cursos. Enfim, a excelente empregabilidade e grande percentual de ex-alunos em programas de mestrado/doutorado nas principais instituições são consequências da qualidade do curso”, pontua o diretor, reforçando também que essa conquista é de toda a equipe, como dirigentes, corpo docente qualificado e comprometido na formação de cidadãos éticos e profissionais capacitados.
Melhores do Oeste Paulista
O Ranking Universitário Folha 2018 avaliou 32 cursos da Unoeste, sendo que quase 100% deles são os melhores particulares da região. Além dos já mencionados, também compõem a lista regional: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação - Jornalismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste