Pesquisa Científica
Resumo:
O desenvolvimento humano e a capacidade de interagir com o mundo ao redor é fortemente dependente dos sentidos, especialmente a visão, que nos permite perceber e interpretar os estímulos visuais do ambiente. No entanto, atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por algum tipo de deficiência visual. Esta condição impacta, negativamente, na qualidade de vida, autonomia pessoal e na capacidade de realizar atividades diárias de maneira independente. A perda ou diminuição da visão dificulta, não apenas as atividades cotidianas, mas também a mobilidade, podendo levar a desafios emocionais, sociais e profissionais. A escassez de tecnologias acessíveis intensifica ainda mais essas dificuldades, tornando crucial a busca de soluções que permitam aos deficientes visuais orientar-se e mover-se de uma forma mais segura e com independência. Neste contexto, este projeto objetiva desenvolver um aplicativo computacional, utilizando visão computacional e inteligência artificial, para auxiliar pessoas com deficiência visual em suas atividades diárias, oferecendo um conjunto de funcionalidades para seu cotidiano, como reconhecimento de objetos, orientação de rotas até o objeto desejado, bem como, ajudando a superar e identificar obstáculos durante o trajeto. Com o aplicativo concluído, testes formais serão realizados, tais como, classificar o aplicativo por meios quantitativos e qualitativos visando avaliar o desempenho e a precisão (eficácia e acurácia), bem como, por meio da avaliação da usabilidade, avaliar a interface do aplicativo.
Protocolo: | 8914 | Início e Fim: | Mês/Ano: 9/2024 - 8/2025 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | ANDRESSA FELISBERTO FERREIRA DINIZ | ||||
Professor(es): |
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO |
Resumo:
Em um mundo onde o conhecimento é adquirido e passado de geração em geração através da fala, e no qual a ideia de viver uma vida solitária é desprezada, fala-se muito em comunicação social e na importância da convivência com outras pessoas. Nesse sentido, e considerando a diferença entre as pessoas na facilidade de se comunicar, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que procuram ajuda para solucionar o que, em casos mais graves, se torna um problema na convivência social. Na psicologia, este problema enfrentado é conhecido como glossofobia, ou seja, medo de falar em público. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo computacional visando auxiliar no tratamento da Glossofobia, levando em consideração os diversos tipos e níveis da fobia de falar em público, e a dificuldade encontrada pelos profissionais da área - psicólogos (as) - em aplicar o tipo ideal dentre os tratamentos convencionais existentes. Por meio de ambientes virtuais tridimensionais interativos customizados, o paciente será introduzido nas mais variadas situações sociais facilitando e potencializando o seu tratamento. Com o aplicativo finalizado, serão realizados testes formais visando avaliar a usabilidade e precisão dos ambientes virtuais. Os testes serão realizados pelos pesquisadores envolvidos no projeto com o objetivo de coletar avaliações a fim de, qualificar o protótipo desenvolvido. Testes práticos com pacientes não serão realizados no contexto deste trabalho.
Protocolo: | 8477 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2024 - 12/2024 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | CAUA PEREIRA DOMINGUES | ||||
Professor(es): | ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO |
Resumo:
O acompanhamento de egressos é uma atividade importante para as instituições de ensino superior, pois permite avaliar a qualidade do ensino oferecido e a empregabilidade dos formados. Com o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgiram sistemas online para facilitar o acompanhamento de egressos da pós-graduação. Neste projeto, é apresentado um estudo sobre a importância de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu, bem como as possibilidades de uso de sistemas online para auxiliarem nessa finalidade. Para tanto, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver um sistema online para acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu. Nesse sentido, optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa de natureza aplicada, por meio de uma abordagem metodológica exploratória, visando identificar e analisar práticas e recursos adequados para a criação de sistemas online de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu. Para a análise de dados serão realizados testes a partir de heurísticas definidas por teóricos que estudam usabilidade de sistemas.
Protocolo: | 8245 | Início e Fim: | Mês/Ano: 7/2024 - 8/2024 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | JOEVITOR ALVES SANTANA | ||||
Professor(es): | SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA |
Resumo:
O Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) evoluiu significativamente nas últimas décadas, o que permitiu que ele fosse amplamente usado em áreas externas à computação para a realização automática de tarefas complexas, que antes eram possíveis somente a humanos. Nesse contexto, este projeto visa desenvolver um método que permita a previsão do resultado de jogos de futebol a partir dos resultados de jogos já realizados anteriormente, além da análise do impacto das diferentes variáveis no resultado do processo. Para isso, será criada uma solução computacional na linguagem de programação Python, utilizando principalmente as bibliotecas scikit-learn e pandas, com os objetivos de analisar a influência das características dos conjuntos de dados nos resultados das predições, de forma a refinar o processo de predição e contribuir para o avanço do Aprendizado de Máquina, e também de fornecer aos possíveis interessados na solução computacional construída, um meio de prever os resultados de jogos de futebol.
Protocolo: | 6087 | Início e Fim: | Mês/Ano: 4/2020 - 3/2021 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | JOAO VICTOR PULHEIS SIERRA | ||||
Professor(es): |
FRANCISCO ASSIS DA SILVA DANILLO ROBERTO PEREIRA |
Resumo:
Segurança do trabalho sempre foi um ponto muito importante dentro das empresas. Atualmente, muito vem sendo investido na compra de equipamentos de segurança individual (EPI) e também em treinamentos para que seja feito o uso correto. Entretanto, apenas isso não é o bastante para que os trabalhadores mantenham-se seguros dentro do ambiente de trabalho. Com isso nasce a proposta de desenvolver uma ferramenta para reconhecer ações humanas em vídeo, com o intuito de detectar comportamentos que estejam atrelados ao uso correto dos EPIs, podendo fazer com que acidentes sejam evitados ou tenham consequências menores. A visão computacional é um campo da computação que se desenvolveu muito nos últimos anos e, hoje em dia, pode-se aplicá-la em trabalhos de detecção em tempo real para o reconhecimento de qualquer tipo de objeto ou até mesmo de ações. Este trabalho fará o uso de reconhecimento de ações, para que se possa regularizar o uso correto dos EPIs, sendo que, para a utilização desses equipamentos são necessárias alguns processos para certificar que, caso algum acidente venha a acontecer, o equipamento estará pronto para evitar consequências piores. Portanto espera-se atingir o objetivo do trabalho através da combinação de áreas da computação como, inteligência artificial e processamento de imagens, para obter informações sobre a utilização de equipamentos de segurança individual dentro de uma empresa.
Protocolo: | 5406 | Início e Fim: | Mês/Ano: 5/2019 - 12/2019 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FULVIO FANELLI | ||||
Professor(es): |
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI DANILLO ROBERTO PEREIRA |
Resumo:
O avanço da tecnologia das últimas décadas tem proporcionado muitas comodidades para a humanidade em várias aplicações, e a tecnologia de reconhecimento facial é uma delas. Tecnologias de detecção facial já estão sendo utilizadas em áreas da segurança, com aplicações de reconhecimento de face automatizando o processo de autenticação, buscando substituir o uso de senhas e impressões digitais. Também estão sendo utilizadas para reconhecer pessoas suspeitas ou procuradas pela polícia em locais públicos, como em aeroportos. No entretenimento e aplicações de realidade virtual, o reconhecimento de face e movimentos da cabeça vem tornando a experiência de uso cada vez mais imersiva. No mundo dos negócios, há diversas empresas testando tecnologias para reconhecimento de funcionários em vez de usar o ponto eletrônico, reconhecimento de clientes que entram em lojas, controle de presença de alunos em escolas. Existem várias técnicas de reconhecimento de faces implementadas, no entanto ainda há muito espaço para novas ideias e melhorias das que já existem, e também existem vários problemas a serem resolvidos, como variação de iluminação do ambiente, mudança das características físicas do rosto, variação de equipamentos utilizados e resolução das imagens utilizadas. Este trabalho busca contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia utilizando recursos de visão computacional e aprendizado de máquina para detecção e reconhecimento de faces, e efetuar uma análise de comparação e eficiência com os métodos existentes mais comumente utilizados.
Protocolo: | 5037 | Início e Fim: | Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
THIAGO LUZ DE SOUSA LUCAS JOSE DA COSTA |
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Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
Grande parte dos avanços obtidos na área de Aprendizado de Máquina nas últimas décadas devem-se, principalmente, à utilização, criação e combinação de métodos matemáticos e estatísticos. Inserida neste contexto, esta proposta de pesquisa visa aplicar diferentes metodologias matemáticas pouco exploradas no âmbito de aprendizado de máquina e aprendizado em profundidade visando trazer avanços à área de pesquisa. O projeto será atacado em quatro diferentes frentes, são elas: (i) aplicação de um novo método de otimização no ajuste preciso de parâmetros de métodos de aprendizado de máquina, (ii) utilização de espaços complexos estendidos como quatérnion e octonions em métodos meta-heurísticos de otimização de parâmetros, (iii) aplicação da metodologia de Aritmética Intervalar em aplicações que possuem dependência espacial e/ou temporal; e (iv) utilização do poderoso ferramental do Método de Elementos Finitos para criação de classificadores supervisionados/não-supervisionados. Outros objetivos incluem a orientação e co-orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Protocolo: | 3495 | Início e Fim: | Mês/Ano: 10/2016 - 9/2020 | Programa: | PPD - Projeto de Pesquisa Docente |
Professor(es): | DANILLO ROBERTO PEREIRA |
Resumo:
Os aparelhos de condicionamento de ar, popularmente conhecidos como "ar condicionado", são aplicados para o conforto ou para processos, sendo que em ambos os casos deseja-se manter alguns parâmetros do ar do ambiente interno sobre controle, independentemente das condições meteorológicas exteriores. Alguns exemplos de ambientes nos quais podem ser utilizados são residencial, comercial, hospitalar, industrial e meios de transporte, dentre outros. Em termos de conforto, as aplicações têm como finalidade proporcionar um ambiente interior cujas condições do ar se mantenham relativamente constantes dentro dos padrões que ofereçam mais conforto a humanos ou outros seres vivos. Em termos de processos, deseja-se garantir condições ambientais adequadas à execução de um determinado processo. Apesar destas condições ambientais frequentemente estarem dentro dos padrões de conforto humano, são as necessidades do processo que as determinam e não as necessidades humanas. O presente trabalho de iniciação científica visa à construção de um sistema microcontrolado autônomo para monitorar de forma contínua com sensores as linhas de fluído refrigerante de um aparelho de condicionamento de ar com a finalidade de alertar anomalias que sejam detectadas, permitindo então antecipar a intervenção técnica de reparo no aparelho antes que o problema se agrave e variações de temperatura maiores sejam percebidas no ambiente. Isso é particularmente importante em aplicações de condicionamento de ar voltadas para processos.
Protocolo: | 3004 | Início e Fim: | Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | JEFFERSON BATISTA ANESIO DIAS | ||||
Professor(es): |
FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA |
Resumo:
Com o aumento da população de terceira idade é importante que haja uma preocupação constante em relação a saúde e bem estar do idoso evitando, principalmente, o sedentarismo que pode causar problemas de saúde. Como é grande a difículdade em fazer com que uma pessoa de terceira idade deixe o sedentarismo e comece a praticar exercícios físicos regularmente, é extremamente importante que a solução oferecida seja bastante atrativa e tenha um grande apelo para as pessoas de terceira idade. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo criar uma proposta de atividade física atrativa e divertida demonstrada na tela como um jogo de videogame, cujos movimentos devem ser imitados pelo idoso. Usando o dispositivo Kinect da empresa Microsoft será possível monitorar os movimentos do idoso e alertar sobre possíveis correções a serem realizadas durante a execução do exercício, evitando assim a execução dos exercícios de forma incorreta. Desta maneira seria uma boa forma de aliar a tecnologia ao bem estar das pessoas de terceira idade.
Protocolo: | 1145 | Início e Fim: | Mês/Ano: 6/2012 - 12/2012 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FABIO TADASHI KOCHI TANJI | ||||
Professor(es): |
FRANCISCO ASSIS DA SILVA ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR |
Resumo:
Segundo os dados obtidos no CENSO 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil. Com isso aumenta-se a preocupação com a qualidade de vida dessas pessoas para evitar o sedentarismo e consequentemente problemas de saúde. Para que um idoso tenha uma vida saudável, além de uma boa alimentação e cuidados com a saúde, há a necessidade de práticas de exercícios físicos regulares com um nível de coerência e controle. A atividade física regular para as pessoas de terceira idade pode contribuir muito para evitar as incapacidades associadas ao envelhecimento. Quando um idoso pratica atividades físicas sozinho, surge então a necessidade, de se ter recursos que possam auxiliá-lo na avaliação e no acompanhamento dessas atividades de forma adequada e segura. As tecnologias atuais disponibilizam recursos que podem ser utilizadas como mecanismos para desenvolver soluções para auxiliar esta questão. O uso de um smartphone com possibilidades de obtenção de informações fisiológicas, calculadas a partir dos movimentos do corpo, juntamente com um equipamento para monitoramento de batimentos cardíacos constituem tecnologias capazes de fornecer informações durante atividades físicas. Embora existam atualmente no mercado recursos para essa finalidade, estes não possuem um foco direcionado para as pessoas idosas, pois apresentam interfaces complexas e geralmente em idiomas diferentes do português. Acredita-se que esses recursos aliados a uma aplicação sendo executada em um smartphone, com interfaces apropriadas para pessoas idosas, possam ser úteis para auxiliar no uso da tecnologia aliada a qualidade de vida.
Protocolo: | 1113 | Início e Fim: | Mês/Ano: 5/2012 - 12/2012 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | MARCIO RODRIGUES LIMA | ||||
Professor(es): |
FRANCISCO ASSIS DA SILVA ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR |
Resumo:
O reconhecimento de caracteres manuscritos em imagens digitais é uma importante e desafiadora área de estudos da visão computacional, com possibilidades de muitas aplicações para facilitar o trabalho cotidiano das pessoas. Assim, objetiva-se a investigação de trabalhos na literatura para se obter conhecimentos, e com isso realizar a complementação e otimização de um algoritmo para reconhecimento de caracteres descrito neste trabalho, adicionando novos descritores de caracteres para que o reconhecimento apresente altas taxas de acertos. Serão experimentas diversas técnicas de processamento de imagens e visão computacional para se conseguir identificar os descritores mais relevantes que podem ajudar no reconhecimento mais acurado de textos escritos de forma manual, seguindo um padrão de escrita.
Protocolo: | 1115 | Início e Fim: | Mês/Ano: 5/2012 - 12/2012 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | RAFAEL ARTHUR ROCHA MIRANDA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
O principal objetivo deste Projeto de Pesquisa é realizar um estudo de comunicação sem fio para ser utilizado em um time de futebol de robô. Para tanto, será necessário realizar estudos de algumas soluções de hardware para prover o enlace de comunicação sem fio e verificar a viabilidade de utilização de algum deles para a aplicação a que se destina este trabalho. Adicionalmente, também está previsto o estudo de câmeras que podem ser utilizadas para detectar a posição dos robôs no campo de jogo e como essas informações podem ser enviadas para o computador controlador do time. A competição entre robôs é realizada de forma aproximada às regras do futebol, devidamente adaptadas. Basicamente, têm-se dois times de robôs que se enfrentam no campo, tentando fazer gols no time adversário ao mesmo tempo em que evitam sofrer o gol. Nas competições oficiais, os times devem ser completamente autônomos, ou seja, nenhuma intervenção humana é permitida após o início de uma partida. A expectativa é que os resultados alcançados neste projeto permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar as capacidades mínimas necessárias para que possam participar de partidas oficiais.
Protocolo: | 835 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2011 - 7/2012 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | ANTONIO CARLOS PAES NASCIMENTO | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
O principal objetivo deste Projeto de Pesquisa é implementar um circuito de controle para ser utilizado em jogadores de um time de futebol de robôs. Para tanto, será necessário programar um microcontrolador e realizar estudos dos tipos de motores a serem utilizados e dos respectivos circuitos de controle. Adicionalmente, também está previsto o estudo dos tipos de sensores utilizados em competições oficiais de robôs completamente autônomos, ou seja, sem intervenção humana e sem a utilização de um computador de controle. A competição entre robôs é realizada de forma aproximada às regras do futebol, devidamente adaptadas. Basicamente, têm-se dois times de robôs que se enfrentam no campo, tentando fazer gols no time adversário ao mesmo tempo em que evitam sofrer o gol. Nas competições oficiais, os times devem ser completamente autônomos, ou seja, nenhuma intervenção humana é permitida após o início de uma partida. A expectativa é que os resultados alcançados neste projeto permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar as capacidades mínimas necessárias para que possam participar de partidas oficiais.
Protocolo: | 836 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2011 - 7/2012 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | VICTOR HUGO BERTOLINO DE SOUZA BARBOSA | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
ARToolKit é um software bastante popular indicado para o desenvolvimento de aplicações de
Realidade Aumentada (RA). Ele constitui‐se em uma biblioteca em C/C++, gratuita e de código
aberto, cujas funções são usadas em programas aplicativos desenvolvidos pelo usuário. Além
disso, é possível reconfigurar as aplicações, através da edição de alguns arquivos e pastas,
gerando novas aplicações. No sentido de facilitar o desenvolvimento de aplicações de RA este
trabalho tem como objetivo estudar a ferramenta ARToolKit para o desenvolvimento de
aplicações de realidade aumentada em ambientes desktops. Como resultado o trabalho irá
desenvolver e testar um aplicativo educacional junto a alunos e coordenadores dos cursos da
FIPP.
Protocolo: | 724 | Início e Fim: | Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | CARLOS AUGUSTO SITOLINO | ||||
Professor(es): | ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO |
Resumo:
Devido o gradual avanço da informação e a dificuldade de encontrar informações sobre temas específicos, desde a década de 50 são desenvolvidos métodos de recuperação de informação (IR) para permitir rápido acesso a um grande volume de informações. Dentre estes métodos podemos citar o método vetorial inicialmente proposto por Gerald Salton na década de 60 e logo aperfeiçoado com o modelo SMART (System for the Manipulation and Retrieval of Text). Anos após na década de 70 Robertson e Spark Jones propuseram o método probabilístico conhecido por utilizar técnicas de probabilidade na classificação de documentos de uma forma superior ao método vetorial. Baseado na idéia de facilitar buscas de artigos científicos é proposta uma integração e aperfeiçoamento dos dois métodos utilizando funcionalidades dos métodos para processamento de linguagem natural e conseqüentemente a recuperação da informação. Partindo do princípio que os artigos estarão salvos em arquivos de extensão PDF armazenados em um Servidor. Deste PDF serão extraídas informações para um arquivo texto que servirá como base para os métodos de classificação de informação.Assim, o sistema possibilitará a instituição de ensino e alunos maior velocidade ao acesso às informações.
Protocolo: | 504 | Início e Fim: | Mês/Ano: 11/2010 - 12/2011 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | VINICIUS RENAN DE CARVALHO | ||||
Professor(es): |
FRANCISCO ASSIS DA SILVA ALMIR OLIVETTE ARTERO LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA |
Resumo:
O principal objetivo deste Projeto de Pesquisa é realizar um estudo de protocolos de comunicação para ser utilizado em um time de futebol de robôs. Para tanto, será necessário realizar estudos de alguns protocolos existentes e verificar a viabilidade de utilização de algum deles ou o desenvolvimento de um protocolo específico para a aplicação a que se destina este trabalho. A competição entre robôs é realizada de forma aproximada às regras do futebol, devidamente adaptadas. Basicamente, têm-se dois times de robôs que se enfrentam no campo, tentando fazer gols no time adversário ao mesmo tempo em que evitam sofrer o gol. Nas competições oficiais, os times devem ser completamente autônomos, ou seja, nenhuma intervenção humana é permitida após o início de uma partida. A expectativa é que os resultados alcançados neste projeto permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar as capacidades mínimas necessárias para que possam participar de partidas oficiais.
Protocolo: | 398 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2010 - 6/2011 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | ANTONIO CARLOS PAES NASCIMENTO | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
O principal objetivo deste Projeto de Pesquisa é realizar um estudo de microcontroladores para ser utilizado em um time de futebol de robôs. Para tanto, será necessário realizar estudos das especificações e funcionamento de diversos microcontroladores, e uma vez escolhido um deles, realizar sua programação. A competição entre robôs é realizada de forma aproximada às regras do futebol, devidamente adaptadas. Basicamente, têm-se dois times de robôs que se enfrentam no campo, tentando fazer gols no time adversário ao mesmo tempo em que evitam sofrer o gol. Nas competições oficiais, os times devem ser completamente autônomos, ou seja, nenhuma intervenção humana é permitida após o início de uma partida. A expectativa é que os resultados alcançados neste projeto permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar as capacidades mínimas necessárias para que possam participar de partidas oficiais.
Protocolo: | 399 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2010 - 6/2011 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | VICTOR HUGO BERTOLINO DE SOUZA BARBOSA | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
Uma rede com vários serviços disponíveis em que cada um requer autenticação, dificulta o trabalho do administrador porque o mesmo precisa controlar várias base de dados de usuários. Múltiplas contas desmotivam os usuários a colocarem senhas seguras ou realizarem a alteração dessas senhas, visto que os mesmos terão que fazer tal operação várias vezes. Nesse sentido, a utilização de uma política de autenticação centralizada é recomendável.
Single-Sign On(SSO) é uma estratégia de autenticação de usuários em um único ponto. Desta maneira, um usuário tem somente uma única senha que pode ser utilizada para acessar todos os recursos disponíveis na rede.
Este projeto teve por objetivo implantar uma estrutura centralizada de autenticação, permitindo um usuário ter acesso a todos recursos disponíveis da rede utilizando-se de somente uma senha.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | PEDRO DRIMEL NETO | ||||
Professor(es): | KLEBER MANRIQUE TREVISANI |
Resumo:
ESTE PROJETO PROPÕE O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS COMO FILTROS PARA ELIMINAR RUÍDOS, FILTROS PARA REALCE DE BORDAS, OPERAÇÕES DE AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE IMAGENS, OPERAÇÕES BASEADAS EM HISTOGRAMAS DE FREQUENCIA, OPERAÇÕES DE SEGMENTAÇÃO E OUTRAS.
AS TÉCNICAS ESTUDADAS SERÃO IMPLEMENTADAS USANDO A LINGUAGEM C++, DE MODO A CONSTITUIR UMA FERRAMENTA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS. A FERRAMENTA PREVISTA DEVERÁ SER CAPAZ DE OPERAR COM IMAGNES DO TIPO BMP E JPG, QUE SÃO OS FORMATOS MAIS USADOS NA PRÁTICA.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | MIRELLI SAFIRI NAVARRO | ||||
Professor(es): | ALMIR OLIVETTE ARTERO |
Resumo:
OS FIREWALLS, APESAR DE SOZINHOS NÃO RESOLVERAM TODOS OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA COMPUTACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO, SÃO ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA TAL PROPÓSITO. ORGANIZAÇÕES QUE POSSUEM VÁRIAS REDES CONECTADAS Á INTERNET, PROVAVELMENTE PRECISARÃO DE UM FIREWALL PARA CADA UMA DE SUAS REDES. ENTRETANTO, DEVIDO A VÁRIOS FATORES COMO CUSTO E TIPO TECNOLOGIA, ESSES FIRWALLS PODEM NÃO SER SEMPRE DA MESMA MARCA DIFICULTANDO O GERENCIAMENTO DOS MESMOS DEVIDO A PROBLEMAS DE TREINAMENTO DE PESSOAL.
COMO PRODUTO FINAL, ESTE TRABALHO TERÁ DUAS BIBLIOGRAFIA ESCRITAS EM JAVA QUE PODERÃO SER UTILIZADAS POR SOFTWARES GERENCIADORES. UMA BIBLIOTECA TRADUZIRÁ O ARQUIVO XML PARA AS CONFIGURAÇÕES DE FIREWALLS LINUX/NETFILTER E A OUTRA TRADUZIRÁ O ARQUIVO XML PARA AS CONFIGURAÇÕES DE FIREWALLS OPENBSD/PACKET FILTER.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | JEAN DE ALMEIDA | ||||
Professor(es): | KLEBER MANRIQUE TREVISANI |
Resumo:
Várias áreas do conhecimento que utilizam análise de imagens se deparam com um problema muito comum, que é o das imagens com baixo nível de resolução, as quais dificultam a visualização precisa dos fenômenos imageados. Essas imagens de baixa resolução podem levar a uma decisão sem a precisão almejada. E, pela necessidade de uma boa precisão, é possível que essas imagens de má qualidade sejam reaproveitadas, ou seja, tendo-se uma seqüência de imagens de má qualidade, é possível que se obtenha uma com qualidade superior às que estão sendo analisadas. O nível de brilho de cada ponto da imagem de maior nível de resolução, é determinado pela fusão dos pontos correspondentes nas outras imagens, todas transformadas espacialmente (retificadas).
O objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio aos profissionais que utilizam imagens digitais para a obtenção de imagens de melhor resolução radiométrica e geométrica, evitando-se assim, problemas causados pela má identificação dos alvos envolvidos. O processo utilizado para gerar a imagem de super-resolução utiliza a associação de técnicas de Fotogrametria, Computação Gráfica e Processamento de Imagens, buscando-se adaptar e comparar os métodos estudados e implementados por meio da biblioteca JAVA Advanced Imaging (JAI), que possibilita desempenho superior à implementação tradicional.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | JARDEL GERACCI MARCENO | ||||
Professor(es): | LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA |
Resumo:
A IDÉIA GLOBAL DESSE PROJETO CONSISTE NA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO CAPAZ DE IMPORTAR E OU EXPORTAR DADOS PARA UMA OU VÁRIAS PLANILHAS DO MICROSOFT EXCEL. PROPÕE-SE, COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PLANILHAS DO MICROSOFT EXCEL A CONSTRUÇÃO DE UMA APLICAÇÃO COM ROTINAS PARA LER INFORMAÇÕES DESSES PLANILHAS, ASSIM COMO TER A POSSIBILIDADE DE CRIAR NOVOS ARQUIVOS XLS (ARQUIVO PADRÃO DO MICROSOFT EXCEL) OU ESCREVER INFORMAÇÕES EM PLANILHAS EXISTENTES.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | THIAGO MARCEL FERREIRA FEITOSA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
Há muito tempo os computadores deixaram de ser apenas auxiliares na transposição de desenhos de pranchetas. Os modelos tridimensionais vêm substituindo maquetes de apresentação, pois se aproximam muito mais da realidade do desenho. A utilização do computador ajuda na flexibilidade com relação à utilização e escolha dos diversos tipos de materiais, revestimentos, cores, etc.A Realidade Virtual permite uma interação maior com o desenho, através do Walk-through (passeio por dentro), Flyover (sobrevôo) e da visualização simultânea e interativa.Com a diminuição do custo e aumento da capacidade de processamento dos computadores, a Realidade Virtual passou a ser mais comum no dia-a-dia das pessoas. Pensando nisso, surge a necessidade deste projeto para uma melhor visualização e interação com os desenhos feitos no Software de Desenho AutoCAD.A proposta desse projeto de pesquisa foi o estudo de mecanismos capazes de a partir de um arquivo .DXF gerado do AutoCAD, gerar um arquivo .WRL para a vusualização o desenho no browser de Internet com o Plug in COSMO Player instalado, sendo este, uma ferramenta para visualização 3D
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FERNANDO RIBEIRO DE MATTOS | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
A proposta deste projeto pesquisa foi o estudo de algoritmos capazes de comprimir imagens digitais unsando algoritmos de compressão, isso devido a grande demanda por imagens nas mais diversas áreas.Existem dois tipos de compressão: sem perda, onde esta técnica preserva o conteúdo original da imagem, ou seja, a descompressão (processo inverso à compressão) retorna o conteúdo exato da imagem original; e com perda, onde esta técnica não preserva os dados originais em sua totalidade, eliminando as informações redundantes, mas garantindo uma certa qualidade para a imagem.O tipo de compressão estudado foi a compressão com perda utilizando imagens em escala de tons de cinza, onde é usado o padrão JPEG, este padrão faz uso de transformada para compor o processo de compressão e descompressão. Com o uso de algoritmos de compressão pode-se economizar espaço, tempo e dinheiro, pois, diminui a necessiade de dispositivos com garande capacidade de armazenamento, diminui o tempo de transmição de imagens, com isso o custo tambem é reduzido
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | GUSTAVO ANDERSON SILVA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
A proposta desse projeto de pesquisa foi o estudo de mecanismos capazes de realizar o reconhecimento de caracteres em imagens de placas de automóveis através do uso de descritores topológicos e segmentação de imagem, utilizando a linguagem de programação JAVA.
O processo de reconhecimento ocorre de forma semi-automática de modo que é necessário identificar o local em que a placa se encontra na imagem. Inicialmente é realizado um pré-processamento na imagem para que seja possível extrair características e atributos da imagem, realizando seu reconhecimento.
Além dos algoritmos estudados e construídos, foi criado um ambiente com interface gráfica que permite ao usuário a manipulação interativa da imagem e dos mecanismos envolvidos.
Através do desenvolvimento desse projeto é possível realizar o reconhecimento de letras e números em imagens de carros, e posteriormente os resultados obtidos nesta pesquisa poderiam ser usados em sistemas mais complexos para reconhecimento de placas, por exemplo na monitoração do tráfego em cidades e rodovias (localizar carros roubados, aplicar multas aos condutores infratores, controlar o acesso a estacionamentos, etc).
Os principais objetivos desse projeto de pesquisa foram:
§ Realizar um estudo sobre a utilização da linguagem JAVA em processamento de imagens;
§ Estudar técnicas de Visão Computacional que permitam adquirir conhecimentos sobre segmentação de imagens e extração de características;
§ Desenvolvimento de algoritmos capazes de realizar o reconhecimento de letras e números em imagens de placas de automóveis.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FERNANDA MATAYOSHI ITANO | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
O presente projeto de pesquisa teve a intenção de desenvolver um sistema que permita automatizar o controle de diversos fornos e/ou estufas de pequeno porte. Para tanto um microcomputador é responsável pelo gerenciamento do sistema como um todo, através de um programa(software) especialmente desenvolvido para este fim. Circuitos de interface necessários à conexão dos sensores dos fornos com o microcomputador também terão que ser desenvolvidos.
A utilização de fornos e estufas de pequeno porte é realizado nas mais diversas áreas, como por exemplo em laboratórios acadêmicos, laboratórios de saúde, ambientes hospitalares,etc. Esse dispositivo em geral são controlados através de um painel simples, onde é informado a temperatura de trabalho desejada. Entretanto, quando se tem vários equipamentos instalados, é pouco prático ficar realizando o controle manualmente. Para tanto, existem sistemas eletrônicos controladores, que por sua vez permite além de uma precisão muito melhor no controle, outras facilidades, tais como a programação de rampas de aquecimento e tempos de estabilização, de acordo com as necessidades do usuário. Mas mesmo esses dispositivos controladores trabalham de forma individual, e isolada ou seja , o usuário deve passar por cada forno e/ou estufa e realizar a programação no painel do controlador. Geralmente, os sistemas comerciais que utilizem essa abordagem necessitam de um sistema concentrador externo, o qual é controlado pelo computador. Esse sistema concentrado tem a responsabilidade de controlar o funcionamento dos diversos dispositivo ligados a ele.
A proposta deste trabalho é justamente implementar uma maior flexibilidade, permitindo a automação com os recursos que melhor se adaptam às necessidades do usuário, além de possuir um custo de implementação mais baixo, permitindo uma maior autonomia quanto ao desenvolvimento e futuras modificações no sistema como um todo,sem que se precise recorrer as empresas e ao pagamento de honorários ou então compra de novos equipamentos.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | EDER SERRAGLIO DE OLIVEIRA | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
O uso de equipamentos e materiais alternativos para a movimentação de dispositivos robóticos não é muito difundido no Brasil. A maioria dos projetos utilizam motores que são pesados e ruidosos e que, em algumas situações, poderiam ser substituídos por outros materiais como os chamados músculos eletrônicos (SMA), que são ligas especiais que possuem propriedades que fazem com que possam se contrair em resposta ao aquecimento, que pode ser causado pela passagem de uma corrente elétrica, por exemplo.
Nossa proposta é estudar as características desse material e construir um protótipo de mecanismo robótico movimentado por SMA.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | THIAGO APARECIDO DE OLIVEIRA | ||||
Professor(es): | ROBSON QUINTILIO |
Resumo:
O principal objetivo deste Projeto de Pesquisa é desenvolver as plataformas robóticas para serem utilizadas em um time de futebol de robôs da FIPP (Faculdade de Informática de Pres. Prudente). Para tanto, será necessário realizar estudos das especificações para este tipo de competição, tais como tamanho dos robôs e do campo, dentre outras. A competição entre robôs é realizada de forma aproximada às regras do futebol, devidamente adaptadas. Basicamente, têm-se dois times de robôs que se enfrentam no campo, tentando fazer gols no time adversário ao mesmo tempo em que evitam sofrer o gol. Nas competições oficiais, os times devem ser completamente autônomos, ou seja, nenhuma intervenção humana é permitida após o início de uma partida. Neste Projeto não se espera que os times desenvolvidos atinjam a capacidade plena de autonomia exigida em competições oficiais. Porém, a expectativa é que os resultados alcançados permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar as capacidades mínimas necessárias para que possam participar de partidas oficiais.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
SILAS RIBEIRO NOGUEIRA COELHO RENATO GARCIA DE CAMPOS |
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Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
Este projeto propõe o estudo dos efeitos Warphing e Morphing 2D, intensamente usados em Computação Gráfica. Tais efeitos apresentam aplicações em diversas áreas, como por exemplo, o cinema, televisão e no meio científico, a visualização científica. A implementação será realizada usando a linguagem C++, disponível no ambiente de programação C++ Builder, da Borland Incorporation, usando o sistema operacional Windows. Além dos recursos gráficos disponibilizados pelo ambiente de programação, está previsto também o uso das rotinas disponíveis na biblioteca gráfica OpenGL. Em geral, o processamento é realizando marcando pontos de referência nas duas imagens, de modo na controlar o processamento posterior, que deve deformar uma na outra. A deformação ocorre tanto no domínio do espaço, por causa da alteração das coordenadas dos pontos das imagens, como no domínio das freqüências, pois as cores também devem ser convertidas.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | DANIEL RETALI MELO FREIXO DOS SANTOS | ||||
Professor(es): | ALMIR OLIVETTE ARTERO |
Resumo:
Este projeto consiste na criação de uma ferramenta que possibilita a geração automática de código-fonte em Delphi para o desenvolvimento de sistemas. Estes sistemas seriam programas comerciais, compostos basicamente de cadastros, consultas, movimentações e relatórios. Por meio do catálogo do banco de dados é feita a coleta das especificações das aplicações a partir das tabelas e campos. Além destas informações, alguns parâmetros do programador poderão ser utilizados.
Uma das principais metas buscadas na automatização do desenvolvimento de sistemas comerciais é a possibilidade de se obter custos e tempos reduzidos, proporcionando uma melhora na produtividade.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | HELOISA POLESZUK ROSA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
O avanço tecnológico na área da computação tem sido surpreendentemente rápido, quando comparado ao de outras áreas. Inicialmente, os sistemas de computadores eram altamente centralizados. Uma empresa de porte médio ou universidade possuía apenas alguns computadores trabalhando de forma isolada, não sendo possível a cooperação dos computadores para que os usuários possam trocar informações, ter acesso à informações de interesse comuns ou até mesmo trabalhar em grupo. As redes de computadores surgiram desempenhando um importante papel na sobreposição dessas limitações, permitindo a interação entre dois ou mais computadores através do compartilhamento de informações e arquivos.
Com o objetivo de aprimorar o processo de comunicação entre os usuários (funcionários de departamentos de uma determinada empresa), pretende-se com este projeto construir um sistema para comunicação utilizando uma rede intranet, agilizando com isso a troca de informações de forma cooperada. Também pretende-se com este sistema permitir a troca de arquivos entre os computadores de forma simplificada, e o compartilhamento de um calendário com informações pertinentes a empresa, com o intuito de melhorar a comunicação e dinamizar por exemplo o agendamento de eventos e reuniões.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | MAICON LIMA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
O avanço tecnológico na área da computação tem sido surpreendentemente rápido, quando comparado ao de outras áreas. Inicialmente, os sistemas de computadores eram altamente centralizados. Uma empresa de porte médio ou universidade possuía apenas alguns computadores trabalhando de forma isolada, não sendo possível a cooperação dos computadores para que os usuários possam trocar informações, ter acesso à informações de interesse comuns ou até mesmo trabalhar em grupo. As redes de computadores surgiram desempenhando um importante papel na sobreposição dessas limitações, permitindo a interação entre dois ou mais computadores através do compartilhamento de informações e arquivos.Com o objetivo de aprimorar o processo de comunicação entre os usuários (funcionários de departamentos de uma determinada empresa), pretende-se com este projeto construir um sistema para comunicação utilizando uma rede intranet, agilizando com isso a troca de informações de forma cooperada. Também pretende-se com este sistema permitir a troca de arquivos entre os computadores de forma simplificada, e o compartilhamento de um calendário com informações pertinentes a empresa, com o intuito de melhorar a comunicação e dinamizar por exemplo o agendamento de eventos e reuniões. O sistema foi divido em dois módulos: Cliente e Servidor. Este projeto objetiva desenvolver o módulo Servidor que gerenciará todas as informações, mensagens e arquivos ou documentos geradas pelos usuários do sistema.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | WILLIAM POLESZUK DOS SANTOS ROSA | ||||
Professor(es): | FRANCISCO ASSIS DA SILVA |
Resumo:
O objetivo deste Projeto de Pesquisa é estudar robôs que se utilizam da tecnologia BEAM, ao invés dos tradicionais robôs que geralmente se utilizam de sistemas microprocessados. Esses dispositivos são construídos com tecnologias muito mais simples, quando comparados aos robôs microprocessados. Essa simplificação permite a construção de circuitos simples, mas também traz desafios de como implementar habilidades mínimas aos robôs com esta tecnologia.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | MOACIR FRANCISCO DA SILVA JUNIOR | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |
Resumo:
O objetivo deste Projeto de Pesquisa é dar continuidade ao desenvolvimento de um sistema de automação para controle de fornos e estufas de pequeno porte. Este trabalho iniciou-se com um PROBIC desenvolvido durante o ano de 2005 (034/05), mas não foi possível chegar plenamente aos objetivos inicialmente propostos devido a uma série de dificuldades técnicas inesperadas encontradas durante o seu desenvolvimento. Assim, no presente Projeto espera-se além de finalizar os objetivos propostos anteriormente, incorporar novas funcionalidades ao sistema, tornando-o mais flexível e completo. A ídéia básica é ter um computador gerenciando o funcionamento de diversos fornos ou estufas, mantendo o controle de temperatura previamente programado pelo usuário. Como controle de temperatura entende-se não somente manter a unidade em uma temperatura estável, mas também tornar possível programar ciclos de aquecimento e resfriamento, com tempos de rampas e estabilização completamente configuráveis.
Protocolo: | 0 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | EDER SERRAGLIO DE OLIVEIRA | ||||
Professor(es): | FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL |