Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2021

Atividade prática é determinante na formação do professor

  • Foto: Cedida Atividade prática é determinante na formação do professor Edmilso: “Ter feito parte da Faclepp é de grande valia, e ali sempre foi o meu lugar”

Estágios, ações de extensão e programa de residência pedagógica inserem o aluno na prática docente

Como parte fundamental para a formação de professores, a prática pedagógica é o momento em que o aluno tem a possibilidade de se ver na profissão. Na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste os momentos de “mão na massa” se destacam por meio de estágios, programas e ações de extensão, além do Programa de Residência Pedagógica que no momento está voltado para os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas. 

De acordo com a diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira Mirante, a faculdade proporciona momentos práticos a fim de aprimorar a profissionalização dos acadêmicos. “Temos o cuidado de manter a qualidade de aulas e discussões dos temas, para que o aluno entenda a dimensão do trabalho. Um exemplo de prática são os estágios supervisionados, onde os alunos recebem orientação dos professores para sanar dúvidas sobre o desenvolvimento de atividades práticas para a elaboração dos relatórios de estágios”, diz.   

Ainda, para ela, os recursos usados pelos cursos da faculdade contribuem no atendimento aos parceiros e à formação docente individual do aluno. “Temos uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente e outras frentes públicas e particulares. Então, nosso aluno é posto em ação para desempenhar os temas abordados nas orientações”, conta a diretora que destaca a estrutura dos laboratórios que contribuem para a formação completa. 

Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, Dra. Danielle do Nascimento dos Santos, a formação do professor exige que o contato com a profissão aconteça desde o início do curso. “Existe uma tendência mundial que as licenciaturas ofertem menos qualificação conceitual e mais a prática. Um relatório publicado pela OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] mostra que no Brasil os cursos mantêm uma maior base conceitual e uma menor base prática, e a ideia e fazer o inverso”, explica, ressaltando que a Unoeste atende a orientação da OCDE.

Residência Pedagógica

Para a Dra. Danielle, que também é coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, a Unoeste está entre algumas instituições do estado de São Paulo que pela segunda vez recebe o benefício do programa, fato que confirma a qualidade do ensino ofertado pela instituição. “O programa integra a política brasileira de formação de professores da educação básica e busca fortalecimento das licenciaturas, valorizando o professor que já atua na escola e o licenciando que tem a oportunidade de vivenciar as competências para o exercício da docência dentro do campo de atuação e com o acompanhamento de um professor experiente”.

A coordenadora afirma ainda que o primeiro edital lançado em 2018 alcançou resultados significativos. “Foram conquistados resultados importantes, que culminaram em diversas publicações, artigos, pesquisas, dados e livro. Fato que merece destaque é que os residentes que participaram do edital foram contratados como professores pelas instituições que eram parceiras”, destaca.

[imagem_centro]

Residentes

O egresso do curso de Pedagogia Edmilso Matiazzi Martins avalia que ter participado do programa de residência foi um presente valioso. “A minha participação dentro de um programa como esse é algo pra marcar história, quem participou sabe do que estou falando. Durante a faculdade fiz um ano de residência e esse tempo contribuiu para minha formação profissional, pois pude presenciar como é realmente o trabalho dentro da sala de aula, como é o ambiente escolar, e como é desenvolvido um trabalho diante daquela comunidade”, comenta.

Para ele, o papel do universitário dentro da residência é ativo. “Nós temos contato com outros licenciados, e isso é de extrema relevância porque podemos trocar ideias para a elaboração de atividades em conjunto, trocas de experiências de situações vividas dentro da própria residência. Todos buscam soluções para a melhoria de determinada situação”, conta.

Edmilso destaca que a Faclepp está presente em sua vida. “Ter sido parte da Faclepp é de grande valia, sempre digo aos meus conhecidos que a faculdade é o lugar ideal para se estudar. Uma vida construída nela é, sem dúvidas, ter diversas oportunidades para o crescimento profissional e pessoal. A Faclepp sempre foi o meu lugar!”, encerra o coordenador de Professor da Educação Básica II (PEB) na Escola Municipal Professora Jorgina de Alencar Lima, em Tarabai (SP).

De acordo com a aluna do curso de Ciências Biológicas e residente Tais Stanquini de Almeida, seguir o caminho da docência sempre esteve entre seus maiores sonhos e na Unoeste isso se torna realidade a cada dia. “A Faclepp é uma grande faculdade. Os professores sempre me incentivam e me inspiram. Eles fazem isso de uma maneira reflexiva mostrando a realidade que estamos vivendo na educação, na sociedade. Para mim, os docentes nos proporcionam momentos para adquirir uma identidade profissional”, reflete.

Moradora de Bastos (SP), Tais demonstra sua satisfação em fazer parte do programa de residência pedagógica. “Sem dúvidas é uma honra, pois é uma oportunidade única de estar em uma sala de aula em uma perspectiva ampliada. É uma forma de estar vivendo a docência como eu nunca vivi. Uma experiência incrível! Na pandemia, nosso trabalho está em analisar e refletir sobre a metodologia utilizada nas atividades, nas interações e no conteúdo, tendo uma perspectiva mais aflorada sobre o que podemos ou não encontrar nas salas de aula”, explica a residente.  

Tais ressalta que as contribuições do programa são inúmeras e ultrapassam o profissional. “O programa tem uma relevância que vai desde o meu crescimento e desenvolvimento profissional, pois com ele vejo o quão plural é uma sala de aula, mas também tem influência no meu desenvolvimento como pessoa com lições valiosas para a vida”, finaliza.

Faça Unoeste!

A Unoeste segue com o processo seletivo para cursos de graduação na modalidade EAD. O ingresso ocorre por meio da Prova On-line ou Nota do Enem. Acesse este link e confira as oportunidades. Os aprovados nos cursos a distância podem ganhar bolsas de até 60%. Além disso, o novo aluno ganha acesso grátis aos cursos livres EAD por 6 meses.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;