Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 2021

Recém-formados são aprovados em residências concorridas

  • Foto: Cedida Recém-formados são aprovados em residências concorridas Thales: “Tenho muito orgulho de carregar no peito o nome da Unoeste”

Egressos da Medicina Prudente conquistam boa classificação em programas de dermatologia e oftalmologia

O sucesso profissional está atrelado às escolhas que são feitas antes mesmo de ingressar na universidade. Começa, por exemplo, com a decisão pela instituição que pretende estudar. Afinal, estar em uma universidade que oferece excelência em ensino, pesquisa e extensão é garantir um futuro promissor. Para quem faz a escolha certa, os bons resultados profissionais vêm tão logo a formação superior, como os casos dos recém-formados em Medicina Unoeste Omar Algazal e Thales Dionísio Marçon, que foram aprovados em concorridas residências médicas, em dermatologia e oftalmologia. 

Para Omar, conhecer a instituição em que vai estudar é importante para atingir os planos do futuro. “A Unoeste é uma instituição de excelência, corpo docente qualificado e ótima infraestrutura. É a grande responsável pela minha formação médica e pessoal. Só tenho a agradecer aos professores Dra. Nilva Gali, Dr. Fernando Valejo, Dr. Murilo Carapeba e a todos que contribuíram para a minha formação”, destaca o egresso, aprovado em 1º lugar no processo seletivo de residência médica em São José do Rio Preto e bem classificado em outros programas. 

Thales ressalta a oportunidade de estudar em uma universidade de referência e ainda em sua cidade natal. “Sou de Prudente e conheço a Unoeste. Para mim, além de não precisar sair da cidade, foi uma escolha firme e concreta. Eu escolhi qualidade e uma ampla estrutura que confirmou todas as minhas expectativas durante o curso”, pontua Thales, aprovado na residência médica em oftalmologia em Paranavaí (PR). No entanto, o médico assumirá sua vaga somente no próximo ano na Santa Casa de Misericórdia da cidade, pois no momento se dedica a servir a Marinha do Brasil, em Ladário (MS).

Com mais de 90 mil alunos formados e espalhados pelo mundo, a Unoeste se destaca em todas as áreas do conhecimento. O curso de Medicina soma mais de 4 mil profissionais formados.  O convênio com o Hospital Regional (HR) oportuniza o acesso as demandas de atendimentos básicos e específicos que os acadêmicos do curso precisam para uma formação completa. “Acredito que todos nós, formados na Unoeste, temos o orgulho de levar o nome da instituição no peito”, afirma Thales.

Omar Algazal 

Natural de Presidente Bernardes, Omar escolheu a Unoeste pela qualidade do ensino e estrutura. Enquanto aluno, participou de atividades que já o direcionavam a sua escolha, a dermatologia. Nas atividades de extensão, desenvolvidas dentro do programa Unoeste Transforma em cidades da região, atuava pela Liga Acadêmica de Dermatologia. 

“Desenvolvi projetos de pesquisa e fui coautor de um capítulo de um livro com os professores e demais alunos da instituição. Também participei de congressos nacionais, internacionais, eventos locais e regionais, e fiz um estágio extracurricular em Dermatologia no Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru”, lembra.

[imagem_centro]

Omar pontua que das áreas da medicina, a dermatologia sempre o fascinou por ser ampla e completa. “Acompanhei muitos atendimentos de tumores cutâneos no ambulatório, com o acompanhamento do Dr. Murilo Carapeba, que sempre me inspirou na área de oncologia na dermatologia, além de outros preceptores que me acolheram e me ensinaram a beleza da especialidade”. 

Tendo concluído a graduação em 2020 e sido aprovado em 1º lugar no processo de residência médica em São José do Rio Preto, Omar iniciará um novo ciclo. “Começarei a residência no próximo mês, fui aprovado em Rio Preto e Marília, e sigo na lista de espera de outras instituições. Foi um momento desafiador, em prestar tantas provas e em dias seguidos, mas valeu à pena”, destaca.

O futuro dermatologista já tem um plano de carreira detalhado. “Pretendo me especializar em Cirurgia Dermatológica e em Cirurgia Micrográfica de Mohs, e trabalhar na área de oncologia e também estar associado a uma universidade. Sei que terei uma longa jornada pela frente, mas apenas assim serei realizado profissionalmente”, finaliza.

Thales Dionísio Marçon

Morador de Presidente Prudente, Thales já definiu que a oftalmologia é o caminho a ser seguido por ele, dentro da Medicina. Aprovado na residência médica em Paranavaí (PR), o médico assumirá no próximo ano sua vaga na Santa Casa de Misericórdia da cidade. No momento ele se dedica a servir a Marinha do Brasil, em Ladário (MS). “Essa experiência está sendo muito boa”, fala.

Localizado em uma área do Pantanal mato-grossense, as demandas de atendimento pela Marinha surgem a qualquer momento, conforme comenta o médico. “Atendemos a população ribeirinha nas embarcações e também as pessoas mais carentes da região, usamos helicóptero para resgatar pacientes. Às vezes o Samu não tem condições de chegar para realizar um atendimento, e então somos chamados”, explica.

 Thales também finalizou a graduação em 2020, e diz que a formação na Unoeste foi importante, já que a instituição sempre possibilitou o acesso ao conhecimento e a novas experiências. “A faculdade sempre nos ofereceu atividades de extensão, como acompanhamento de pacientes hipertensos, atividades de campo, campanhas de prevenção, iniciação científica... Publiquei artigo, participei de eventos, workshops de cirurgia, entre outros. E também fiz estágios em todas as áreas e atendimento dentro do Hospital Regional”, relembra. 

A escolha pela oftalmologia foi nos últimos dois anos do curso. “Começamos a ter um contato mais prático e específico com as áreas da medicina e foi aí que escolhi essa área. Gosto de clinicar e gosto de realizar procedimentos, a oftalmologia é uma área que posso fazer as duas coisas”, relata.

Mesmo com as incertezas do último ano letivo, durante a pandemia o então médico dedicou-se aos estudos individuais. “Para ajudar nos estudos eu fiz o Med Curso, o que foi bem puxado, mas isso possibilitou um bom resultado, já que o processo seletivo da residência é bem complexo”, comenta. 

Todo o esforço do egresso é visto como uma base sólida para sua formação. “Após esse tempo na Marinha e os três anos da residência pretendo atuar no mercado, atendendo em meu consultório e ainda me especializar cada vez mais”, encerra. 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;