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Árvores: Catálogo Ilustrado de Espécie

  Árvores:  Catálogo  Ilustrado  de  Espécie

Este livro é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo, juntoàdisciplinaArquiteturadaPaisagem1(AAP16),no1° semestre de 2016. Trata-se da sistematização de um exercício que teve como objetivo introduzir o tema da arborização urbana para os futuros arquitetos paisagistas e estimular um contato mais afetivo ou intuitivo com a vegetação. Cada estudante pesquisou árvores nativas e palmeiras (em sua maioria exóticas, já que, em relação às Arecaceae, ainda hoje é difícil encontrar, na cidade, espécies nativas), sistematizando a pesquisa em fichas com informações botânicas e um desenho da espécie, realizado a partir da observação in loco nas ruas da cidade e em áreas verdes públicas e particulares.

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Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

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Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros: entre o científico e o político. Pensamento racial e identidade nacional na Argentina (1880-1920)

Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros: entre o científico e o político. Pensamento racial e identidade nacional na Argentina (1880-1920)

Desde o final do século XIX, as elites intelectuais argentinas recorreram às teorias raciais e étnicas para explicar a formação da sua pátria. Disso resultou a noção do "crisol de raças", fundamentada em concepções biológicas e no darwinismo social, que se constituiu em mecanismo de controle social e étnico para nacionalizar as massas chegadas durante o processo de imigração européia a partir de 1880. Neste livro são analisadas as relações existentes entre Carlos Octavio Bunge (1875-1918) e José Ingenieros (1877-1925), autores que compartilhavam das mesmas idéias étnicas e da preocupação em decifrar a história nacional, ambos considerados, por isso, pertencentes a essa corrente cientificista. A pesquisa para a obra abrange a produção desses intelectuais em importantes revistas do no início do século XX, como por exemplo: Revista de Derecho, Historia y Letras, Revista de Filosofia, Cultura, Ciencias y Educación e El Monitor de la Educación Común.

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Delineamento de Experimentos

Delineamento de Experimentos

O texto apresenta noções básicas, históricas e conceituais de delineamentos experimentais, em particular dos planejamentos inteiramente casualizado e em blocos completos casualizados, complementado com os esquemas fatoriais, correlação e regressão linear simples e testes de aderência e associação para variáveis categorizadas. A abordagem não é realizada sob o aspecto tradicional de fórmulas e uso de “pacotes” computacionais para os cálculos estatísticos, mas sim, trazendo à realidade o planejamento e o desenvolvimento da experimentação aos alunos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

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Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.

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Espécies Arbóreas Brasileiras

Espécies Arbóreas Brasileiras

A Embrapa Florestas acaba de disponibilizar, para download gratuito, os cinco volumes dos livros “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador que hoje está aposentado e dedicou boa parte de sua trajetória profissional à redação e edição destes livros. Os cinco volumes trazem 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins; complementadas com mapas, tabelas e fotografias.

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Estudos de saúde, ambiente e trabalho: aspectos socioculturais

Estudos de saúde, ambiente e trabalho: aspectos socioculturais

A obra reúne alguns estudos, distribuídos em dez capítulos, sobre saúde, ambiente e trabalho, numa perspectiva qualitativa, trazendo para o centro da investigação a análise de narrativas dos sujeitos implicados no processo de trabalho. Os capítulos articulam a práxis social com a lógica causal das ciências biológicas, humanizadas pelos sentidos dos sujeitos envolvidos, além do diálogo com a análise ergonômica do trabalho, que adquire destaque no processo de adoecimento.

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Métodos de trabalho em bioquímica vegetal e tecnologia de enzimas

Métodos de trabalho em bioquímica vegetal e tecnologia de enzimas

Os trabalhos de laboratório, muitas vezes solitário ou em equipe, requerem planejamento e disciplina visando análises precisas e confiáveis. Para análises bioquímicas em tecidos vegetais, por exemplo, faz-se necessário uma gama de procedimentos que vão desde a coleta e processamento, até a melhor maneira de armazenar os extratos e por fim a análise da atividade enzimática ou teor de compostos e macromoléculas de interesse biológico. Este livro foi proposto como desafio para os alunos da disciplina Tecnologia de Enzimas (FCA/UNESP- Campus de Botucatu), como parte de suas atividades acadêmicas. Desafio aceito, o texto foi organizado em capítulos, os quais descrevem diferentes temas e suas metodologias utilizadas em aulas práticas. Esperamos que o texto possa servir de apoio àqueles que necessitem iniciar ou dar continuidade a trabalhos que envolvam análises bioquímicas em tecidos vegetais.

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No anfiteatro da anatomia

No anfiteatro da anatomia

Este livro constitui-se em uma das etapas de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo realizar uma análise interpretativa dos processos de ensino e de aprendizagem engendrados no âmbito das aulas da disciplina Anatomia Geral e Humana ministrada para uma turma de estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Na tarefa de observação e interpretação da aulas, buscou-se focar o processo familiarização dos estudantes com o laboratório de Anatomia e, consequentemente, com o acervo anatômico ali existente, isto é, com as peças cadavéricas.

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Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia

Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia

O estudo de Carolina Biscalquini Talamoni analisa e interpreta os processos de ensino e aprendizagem engendrados no âmbito das aulas da disciplina Anatomia Geral e Humana, ministrada a estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. A autora contempla as problemáticas relacionadas à questão metodológica e à familiarização dos estudantes com o ambiente do laboratório, de modo a cumprir objetivos que ela considera fundamentais. O primeiro é contextualizar a aula do ponto de vista histórico, cultural, psicológico. O segundo é produzir uma análise minuciosa da descrição densa enquanto metodologia de pesquisa pertinente para investigações nos campos das Ciências Sociais e da Educação. Por fim Talamoni almeja demonstrar a descrição densa enquanto resultado e também produto da pesquisa. O primeiro dos cinco capítulos do livro, “Anatomia, ensino e entretenimento” traz um histórico da Anatomia no mundo, a fim de proporcionar um panorama geral da constituição da disciplina anatômica no âmbito da cultura ocidental. No segundo capítulo a autora aborda a história da disciplina no Brasil. O capítulo três, teórico e de revisão bibliográfica, procura orientar o leitor sobre os fundamentos do Programa da Descrição Densa de Clifford Geertz, além e discutir críticas ao programa e as possibilidades de observação proporcionadas pela metodologia, ainda pouco explorada no campo da Educação no Brasil. Em consonância com as propostas da descrição densa, o quarto capítulo trata dos personagens que compuseram o cenário mais abrangente da descrição propriamente dita, enquanto o último apresenta uma descrição densa da disciplina Anatomia Geral e Humana.

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Panorama da biodiversidade global 2

Panorama da biodiversidade global 2

É ambicioso, mas vital alcançar a Meta da CDB para 2010. A Meta compromete as Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica a alcançarem, até 2010, uma redução signifi cativa do atual ritmo de perda de biodiversidade em nivéis regional, nacional e global, assim como a contribuírem para a redução da pobreza e para o benefício de toda a vida na Terra. O Panorama da Biodiversidade Global 2 traz informações e sugestões claras para ações decisivas e necessárias para alcançar a Meta da CDB para 2010.

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