CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Fisioterapia


[Voltar para Áreas]



Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Anatomia Geral

Anatomia Geral

A disciplina de Anatomia Geral aborda um conteúdo básico, didaticamente elaborado de maneira objetiva e sistemática. Um dos objetivos centrais da concepção desse material é fornecer uma visão geral sobre o assunto a ser estudado, preparando o leitor para compreender as correlações dos sistemas e conhecer todos os aspectos relevantes sobre a anatomia do corpo humano, através de ilustrações detalhadas que possibilitam a compreensão do conteúdo direcionando para o aprendizado.

[ Acessar Conteúdo x]

Anatomia para Estudantes

Anatomia para Estudantes

Nos últimos 20 anos, houve muitas mudanças que moldaram a forma como os estudantes aprendem anatomia humana em escolas de medicina e de odontologia, e em programas de saúde, aliados a currículos que se tornaram mais integrados ou mais baseados em sistemas. Além disso, os métodos de instrução, concentram-se no uso de atividades em pequenos grupos com os objetivos de aumentar a quantidade de aprendizagem auto direcionada e conseguir as habilidades para obter conhecimentos para toda a vida.

[ Acessar Conteúdo x]

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde

Os artigos que compõem este livro refletem o histórico de avanços obtidos na prática do ensino a distância voltada ao desenvolvimento profissional de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do surgimento de plataformas que propiciam ambientes virtuais de aprendizagem e da experiência acumulada por universidades e escolas técnicas em seus programas de EaD. E é justamente essa chegada aos ensinos de nível técnico e superior, regulamentados, respectivamente, pelo Decreto nº 5.622/2005 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996, que consolida o potencial de dimensionamento da modalidade a distância no Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Atlas de Anatomia Radiográfica

Atlas de Anatomia Radiográfica

Em 1895, o físico alemão, Wilhelm Cronrad Roetgen, estudava os fenômenos da luminescência dos raios catódicos, quando detectou, pela primeira vez, um tipo de radiação desconhecida, a qual chamou de raios X que atravessa os tecidos de forma heterogênea de acordo com a densidade de cada um e atinge uma película ou filme, gerando imagens. Tecidos mais densos, como os ossos, retêm melhor os raios e projetam imagens brancas no filme. Enquanto isso, tecidos moles, como pele e tecido adiposo, e espaços preenchidos po ar ou líquido, são atravessados com maior facilidade, gerando imagens que são mais escuras. Assim, a imagem projetada na película tem áreas que vão do branco, passam pelo cinza e chegam ao preto.

[ Acessar Conteúdo x]

Diretrizes Metodológicas

Diretrizes Metodológicas

O projeto de elaboração das Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos foi pactuado com o Grupo de Trabalho Permanente de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, constituindo o Grupo detrabalho de especialistas em ATS e Medicinabaseada em Evidências para elaboração deste documento. Após a apresentação da proposta no GT-ATS foram realizadas diversas atividades, tendo lugar a primeira reunião para a elaboração de Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos, em 27 de abril de 2006

[ Acessar Conteúdo x]

Espiritualidade no cuidado com o paciente

Espiritualidade no cuidado com o paciente

Este livro propicia um pequeno curso para profissionais interessados em identificar e apontar as necessidades espirituais dos pacientes. É um guia para médicos, estudantes de medicina, residentes e para estudantes em outras áreas de saúde. O livro é destinado a médicos que desejam saber como integrar espiritualidade na prática clínica de uma forma efetiva, sensata e ao mesmo tempo sensível. Enfermeiros e capelães também podem achar úteis as informações neste livro, já que os mesmos interagem com médicos, outros profissionais de saúde e administradores hospitalares.

[ Acessar Conteúdo x]

Fisioterapia e promoção da saúde

Fisioterapia e promoção da saúde

Esta obra foi construída a várias mãos, durante as atividades de ensino-aprendizagem junto à disciplina Fisioterapia, Atividade Física e Promoção da Saúde, do Programa de Mestrado em Fisioterapia da UFPB, a qual tem como objetivo principal estudar os conceitos e as estratégias de promoção da saúde, com a valorização da atividade física, visando a capacidade funcional e a qualidade de vida e suas aplicabilidades em diferentes ciclos da vida. Além do mais, se propõe a dar suporte e ampliar a produção científica docente, discente e de pesquisadores em Fisioterapia.

[ Acessar Conteúdo x]

Fundamentos e aplicação clínica em Ciências da Reabilitação

Fundamentos e aplicação clínica em Ciências da Reabilitação

Escrever sobre reabilitação enquanto campo de prática clínica e sua integração com a pesquisa é uma tarefa mais complexa do que pode parecer. O livro que ora apresentamos nasceu de uma iniciativa dos organizadores, a partir da busca por um enfoque da reabilitação clínica e da integração com a pesquisa realizada no PPG Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A tarefa, que parecia simples de coadunar colegas especialistas em diferentes áreas da reabilitação para escreverem sobre tema de sua produção teórica e científica mostrou-se um trabalho extenso. O trabalho compreendeu vastas revisões dos especialistas em cada um dos temas. O cuidado dos autores dos capítulos apresentados neste livro é típico de pesquisadores, cientistas de um campo com aplicações clínicas de amplo espectro e que têm visualização clara sob a matéria. Nos dezesseis capítulos são exploradas temáticas presentes nas três linhas de pesquisa do programa: reabilitação musculoesquelética, reabilitação cardiorrespiratória e reabilitação neurológica.

[ Acessar Conteúdo x]

Guia para o Controle da Hanseníase

Guia para o Controle da Hanseníase

Este Guia para o Controle da Hanseníase integra a série de Cadernos de Atenção Básica e é dirigido particularmente aos profissionais que compõem as equipes de saúde da família. Aqui está o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aperfeiçoar as medidas voltadas à integração e à efetividade das ações de controle da doença na rede básica de saúde. Contempla também os mais importantes e atualizados conhecimentos para a abordagem do paciente, configurando, portanto, instrumento relevante para o atendimento adequado e resolutivo.

[ Acessar Conteúdo x]

Guia Prático Aplicado à Fisioterapia Aquática

Guia Prático Aplicado à Fisioterapia Aquática

O livro Guia prático aplicado à Fisioterapia Aquática é uma obra acadêmica que desenvolve conceitos gerais de hidrotera- pia, desde elementos básicos que versam sobre as propriedades físicas da água e desenvolvem uma análise cinesiológica de exercícios até prescrições cinesioterapêuticas. De fácil leitura e entendimento, este livro possibilita aos estudantes de fisioterapia acesso detalhado e preciso a diferentes tipos de exercícios de hidrocinesioterapia e a métodos terapêuticos utilizados na Fisioterapia Aquática.

[ Acessar Conteúdo x]

Hidroterapia teoria e prática

Hidroterapia teoria e prática

Esta obra constitui um livro didático sobre Hidroterapia. É fruto da colaboração de professores da pós-graduação e graduação da Universidade Federal da Paraíba e de outras instituições, fisioterapeutas e graduandos em fisioterapia, que se reuniram para discutir a necessidade de textos didáticos para estudantes da graduação em fisioterapia. Está dividido em duas sessões: a primeira apresenta conceitos fundamentais para a compreensão da água como recurso terapêutico; e a segunda discorre sobre experiências com a hidroterapia em áreas específicas da fisioterapia.

[ Acessar Conteúdo x]

Humaniza SUS: Gestão Participativa Co-Gestão

Humaniza SUS: Gestão Participativa Co-Gestão

O Sistema Único de Saúde tem como um de seus princípios defi nidos na Constituição Federal a participação social, que resulta em maior democracia no espaço da gestão da saúde. Esta gestão é realizada pelos estados e municípios, pois o SUS adota, como estratégia organizativa, a descentralização para atingir os cidadãos em seu cotidiano. Para operacionalizar a participação social, a Lei n.º 8.142 (BRASIL, 1990) orienta sobre a formação dos conselhos de saúde no âmbito nacional, estadual e municipal. Estes conselhos são compostos por trabalhadores e gestores de saúde (os quais ocupam 50% das vagas, sendo 25% para cada segmento) e por usuários do sistema (ocupando os outros 50%).

[ Acessar Conteúdo x]

Manual de Telerreabilitação Cardiovascular

Manual de Telerreabilitação Cardiovascular

A telerreabilitação cardiovascular vem sendo aplicada como uma modalidade inovadora que pode ser indicada em diferentes situações e apresenta diversos facilitadores quando comparado ao modo presencial. O contexto da pandemia da COVID-19 demandou uma profunda reflexão sobre a atuação do fisioterapeuta. Assim, a telerreabilitação veio de encontro com as necessidades específicas dos tempos de pandemia, e podem ser aplicados em diferentes contextos em que o paciente não pode receber atendimento presencial.

[ Acessar Conteúdo x]

Pilates Contemporâneo para Gestantes

Pilates Contemporâneo para Gestantes

A avaliação no início da prática dará a segurança necessária para a análise da saúde constitucional da mulher e a prescrição de exercícios específicos, tornando assim, a prática segura e personalizada. Com o conhecimento do método pilates após a realização da avaliação, a prescrição de exercícios específicos deve ser feita para cada pessoa. Assim, elaborando uma plano de aula com as modalidades do pilates solo, aparelhos, rolos, faixas elásticas e Magic circle.

[ Acessar Conteúdo x]

Pilates Contemporâneo para Idosos

Pilates Contemporâneo para Idosos

Como será essa fase da vida?, Existe algum planejamento? Como será minha forma física, meu corpo e minha mente depois dos 60 anos? Existe alguma forma de envelhecer de forma saudável? Que tipo de idoso desejamos ser? Como o pilates pode ajudar a viver esta fase de vida da forma mais saudável possível? Essa projeção do futuro não é tão fácil. Normalmente as pessoas pensam apenas no momento presente, na juventude eterna e que, de alguma forma, este juventude estaria ligada a felicidade. Ser belo, jovem e saudável para sempre, parece até historia de conto de fadas. Mas é assim que a maioria pensa…

[ Acessar Conteúdo x]

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA HANSENÍASE

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA HANSENÍASE

A elaboração do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hanseníase, instituído por meio da Portaria SCTIE/MS nº 67, de 7 de julho de 2022 (Anexo A), consistiu em uma iniciativa da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação – CGDE/DCCI/SVS/MS no sentido de normatizar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), uma diretriz baseada em evidências, conforme estabelecido pela Lei nº 12.401, de 28 de abril de 2011, pelo Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, e pelo Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 30 itens.
Alguma mensagem