CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Educação Física- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



(HAS) Manual de Orientação Clínica Hipertensão Arterial Sistêmica

(HAS) Manual de Orientação Clínica Hipertensão Arterial Sistêmica

As Linhas de Cuidado em Hipertensão Arterial e em Diabetes Mellitus constituem-se em importante material técnico que a Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando à rede de serviços do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Este conjunto de documentos, norteados pelas evidências clínicas que envolvem o manejo destes agravos à saúde, é disponibilizado aos profissionais e aos gestores do SUS, como uma ferramenta para o aprimoramento do cuidado em saúde oferecido aos usuários do SUS, seja na Atenção Básica, nos ambulatórios especializados, na urgência ou nas internações.

[ Acessar Conteúdo x]

A educação física no ensino fundamental

A educação física no ensino fundamental

O entendimento de conteúdo em Educação Física foi marcado até recentemente (meados da década de 1980) pela ideia de atividade, no caso, de uma atividade física. Enquanto em outras disciplinas escolares o conteúdo sempre foi entendido como um conhecimento de caráter conceitual, na Educação Física, ele era visto como uma atividade. Essa atividade, à qual os alunos deveriam ser submetidos, tinha como principal objetivo melhorar a aptidão física (com suas implicações para a saúde), além de influir no comportamento, moldando o caráter dos alunos. A atividade física mobilizada para atingir esses objetivos (os chamados meios da Educação Física) assumiu diferentes formas, como a ginástica, as lutas, os jogos e os esportes.

[ Acessar Conteúdo x]

A Pesquisa na Educação Física

A Pesquisa na Educação Física

Em 1997 quando a professora Rossana Valéria de Sousa e Silva defendeu sua tese de Doutoramento em Educação na Unicamp sob o título Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas já se semeava através da problematização da área, alguns indicadores do que se colheria 15 anos após. Num espaço dinâmico mas ainda submetido a processos históricos muito arraigados, a Pesquisa em Educação Física tenta heroicamente acompanhar o avanço de outros domínios do conhecimento, incorporando elementos que a façam emancipada e desterritorializada assim como a concebeu Felix Guatari e Gilles Deleuze.

[ Acessar Conteúdo x]

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Análise estratégica global para alimentação saudável, atividade física e saúde

Análise estratégica global para alimentação saudável, atividade física e saúde

O presente documento tem por finalidade proceder à análise da Estratégia Global sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde1 (EG/OMS), em resposta à demanda da Portaria n. 596/GM do Ministério da Saúde de 8 de abril de 2004. Este documento reúne e discute, principalmente, as evidências científicas relacionadas aos objetivos, metas e recomendações da EG/OMS contidas no parágrafo 22, página 10 da Estratégia, bem como a pertinência da mesma para o Brasil. Ele é resultado da contribuição coletiva dos especialistas nas áreas de epidemiologia, medicina e nutrição designados pela referida portaria. O início do trabalho do grupo foi precedido pela declaração de inexistência de conflito de interesses por parte dos autores. A análise da Estratégia Global considerou que a mesma é um instrumento de promoção geral da saúde para populações e indivíduos, não sendo uma prescrição de tratamento para grupos especiais de risco.

[ Acessar Conteúdo x]

Anatomy Atlases

Anatomy Atlases

This atlas is translated from the original atlas entitled "Handbuch der Anatomie des Menschen" which was published in 1841 in Leipzig, Germany. The author of this atlas was Professor Dr. Carl Ernest Bock, who lived from 1809-1874. Anatomy Atlases is an anatomy digital health sciences library that has been uniquely committed since 2006 and through its predecessors since 1995: To educate patients, healthcare providers, and students in a free and anonymous manner; For the purpose of improving patients' care, outcome, and lives; Using current, authoritative, trustworthy health information; While serving as a platform for research into the challenges facing world-wide information distribution.

[ Acessar Conteúdo x]

Atlas do Esporte no Brasil

Atlas do Esporte no Brasil

O "Atlas do Esporte no Brasil" é uma publicação inicial do Sistema de Informações sobre Esporte e Atividade Física, projeto liderado pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF e Conselhos Regionais de Educação Física - CREFs, sediados nos estados do Brasil. O CONFEF se associou às entidades abaixo citadas com a finalidade de promover ou criar vias de promoção de levantamentos sobre atividades físicas em geral em perspetivas nacionais e visando à utilidade pública. Os dados desta publicação são referidos até ao final do ano de 2004. Trata-se de um livro que apresenta os resultados de uma das maiores pesquisas sobre esporte até hoje feitas no mundo: cerca de 410 colaboradores qualificados e 17 editores, trabalharam voluntariamente durante dois anos, levantando memória (passado) e inventário (presente) de diferentes facetas do esporte e de atividades físicas congêneres, cobrindo todo o Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciências da saúde: da teoria à prática 8

Ciências da saúde: da teoria à prática 8

A coleção “Ciências da Saúde: da teoria à prática” é uma obra composta de onze volumes abordará de forma categorizada e interdisciplinar trabalhos, pesquisas, relatos de casos, revisões e inferências sobre esse amplo e vasto contexto do conhecimento relativo à saúde. Além disso, todo o conteúdo reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em diversas regiões do país, que analisam a saúde em diversos dos seus aspectos, percorrendo o caminho que parte do conhecimento bibliográfico e alcança o conhecimento empírico e prático.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação

Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação

A Educação Física tem possibilitado aos seus profissionais, a tentativa de a partir dos diversos fenômenos, sejam eles de cunho biológico, fisiológico, pedagógico, sociais e entre outros, a busca da compreensão do “novo” para a área. Neste sentido, o volume um do e-book “Ciências do Esporte e Educação Física: Uma Nova Agenda para Emancipação”, configura-se numa obra composta por 21 artigos científicos, os quais estão divididos por três eixos temáticos.

[ Acessar Conteúdo x]

Código de Ética dos Profissionais de Educação Física - Resolução CONFEF nº 307/2015

Código de Ética dos Profissionais de Educação Física -  Resolução CONFEF nº 307/2015

No processo de elaboração do Código de Ética para o Profissional de Educação Física tomaram-se por base, também, as Declarações Universais de Direitos Humanos e da Cultura, a Agenda 21, que conceitua a proteção do meio ambiente no contexto das relações entre os seres humanos em sociedade, e, ainda, os indicadores da Carta Brasileira de Educação Física 2000; nesta esteira, repudia-se todas e quaisquer ações que possam incidir em risco para o contexto ecológico da natureza, da sociedade e do indivíduo, nomeadamente, o uso de todos os meios que desencadeiem o subjugo da saúde, segundo os princípios assegurados pelas Agências Nacionais e Internacionais de Controle Anti-dopagem, dentre outros. Esses documentos, juntamente com a legislação referente à Educação Física e a seus profissionais nas esferas federal, estadual e municipal, constituem o fundamento para a função mediadora do Sistema CONFEF/CREFs no que concerne ao Código de Ética.

[ Acessar Conteúdo x]

De portas abertas para o lazer: A cultura lúdica nas comunidades de bairro

De portas abertas para o lazer: A cultura lúdica nas comunidades de bairro

Acompanhando a tendência de atenuação das condições de injustiça e exclusão social, a partir do esporte recreativo e do lazer, o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento - GCEM, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, propôs o desenvolvimento de uma investigação sobre a situação do lazer na cidade de Campina Grande – PB, considerando a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC, 2003), a partir do universo das comunidades de bairro.

[ Acessar Conteúdo x]

DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

DIDÁTICA APLICADA  À  EDUCAÇÃO FÍSICA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Na unidade I você verá as concepções, abordagens pedagógicas e as possibilidades de seu uso na educação básica, a educação física e a prática pedagógica, a atuação do docente na educação física, e por último o planejamento de ensino. Na Unidade II você verá a dança como noção corporal, os esportes na escola a capacidade física para o rendimento escolar entre elas a velocidade, a força, a resistência, a flexibilidade e a coordenação motora. Em seguida alguns esportes que podem ser trabalhados na escola tais como: o atletismo, esportes com bola e as lutas.

[ Acessar Conteúdo x]

DIRETRIZES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE (EFQ)

DIRETRIZES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE (EFQ)

Estas Diretrizes foram desenvolvidas em parceria com a Comissão Europeia, o Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e a Educação Física (ICSSPE), o PNUD, o UNICEF, o UNOSDP e a OMS, para informar sobre o oferecimento da educação física de qualidade para várias faixas etárias, desde os primeiros anos de vida até a educação secundária. Os usuários das Diretrizes serão beneficiados com: marcos de referência para a oferta da EFQ e formação de professores; listas de verificação para o fortalecimento dessa oferta; exemplos de boas práticas e uma matriz de políticas para desenvolver a EFQ inclusiva, no âmbito de um ciclo completo de política educacional.

[ Acessar Conteúdo x]

Educação Física – Ensino Médio – Ministério da Educação

Educação Física – Ensino Médio – Ministério da Educação

Este Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível, uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento.

[ Acessar Conteúdo x]

Educação, saúde e esporte: novos desafios à Educação Física

Educação, saúde e esporte: novos desafios à Educação Física

"A coletânea contempla capítulos que discutem a Educação Física a partir dos pressupostos da Educação, da Saúde e do Esporte, enquanto importante desafio do momento atual e diante dos avanços e das mudanças que se consolidaram na formação inicial em Educação Física. A obra convida a todos para a realização de futuras investigações, no sentido de concentrar esforços para o fortalecimento de núcleos de estudos e a sistematização de linhas de pesquisa."

[ Acessar Conteúdo x]

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.

[ Acessar Conteúdo x]

Envelhecimento e saúde da pessoa idosa

Envelhecimento e saúde da pessoa idosa

A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. Há, no entanto, importantes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.

[ Acessar Conteúdo x]

Experiências educacionais inclusivas: Programa educação inclusiva: direito à diversidade

Experiências educacionais inclusivas: Programa educação inclusiva: direito à diversidade

Documento composto por vinte artigos que trazem relatos de boas práticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. Nele são apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.

[ Acessar Conteúdo x]

Metodologia do Ensino de Educação Física

Metodologia do Ensino de Educação Física

Neste fascículo problematizaremos o pensamento pedagógico brasileiro da Educação e da Educação Física e sua relação no/com o espaço escolar, no intuito de construirmos para a formação critica e autônoma do professor, potencializando-a na produção de um agir pedagógico capaz de articular os conteúdos presentes à cultura de movimento como os diversos saberes/fazeres atravessadores a vida cotidiana dentro e fora das escolas.

[ Acessar Conteúdo x]

O corpo, o comer e a comida: um estudo sobre as práticas corporais alimentares cotidianas a partir da cidade de Salvador

O corpo, o comer e a comida: um estudo sobre as práticas corporais alimentares cotidianas a partir da cidade de Salvador

Atualmente, imagem do corpo magro, saudável, malhado, voyeur e erótico é perseguido desesperadamente pelas pessoas. É nesse contexto que Lígia Santos apresenta um mergulho investigativo sobre corporalidade e comensalidade como extensão do moderno, urbano e desigual. As dimensões sociais, inevitavelmente presentes nas questões do comer e da comida, são colocadas no ambiente cultural permitindo uma análise compreensiva.

[ Acessar Conteúdo x]

O que é Educação Física

O que é Educação Física

Quando se fala em Educação Física referimo-nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. Essa preocupação pelo desenvolvimento físico com outras áreas do crescimento e desenvolvimento humano contribui para uma esfera de ação única da Educação Física, pois nenhuma outra área trata do desenvolvimento total do homem, com exceção da Educação no seu senso mais geral possível. A história mostra que as verdades e crenças, dentro de uma dada sociedade, em relação ao homem e seu corpo resultaram em conceitos bastante diferentes e programas que hoje chamamos Educação Física.

[ Acessar Conteúdo x]

Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental : educação física

Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental : educação física

AO PROFESSOR O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país. Assim, é com imensa satisfação que entregamos aos professores das séries finais do ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos apresentados são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros e têm a marca de suas experiências e de seus estudos, permitindo assim que fossem produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais. Inicialmente foram elaborados documentos, em versões preliminares, para serem analisados e debatidos por professores que atuam em diferentes graus de ensino, por especialistas da educação e de outras áreas, além de instituições governamentais e nãogovernamentais. As críticas e sugestões apresentadas contribuíram para a elaboração da atual versão, que deverá ser revista periodicamente, com base no acompanhamento e na avaliação de sua implementação. Esperamos que os Parâmetros sirvam de apoio às discussões e ao desenvolvimento do projeto educativo de sua escola, à reflexão sobre a prática pedagógica, ao planejamento de suas aulas, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos e, em especial, que possam contribuir para sua formação e atualização profissional.

[ Acessar Conteúdo x]

Política Nacional de Promoção da Saúde

Política Nacional de Promoção da Saúde

A partir das definições constitucionais, das legislações que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), das deliberações das conferências nacionais de saúde e do Plano Nacional de Saúde (2004- 2007), foi aprovada em 2006, na Comissão Intergestores Tripartite, a Política Nacional de Promoção da Saúde do SUS, visando ao enfrentamento dos desafios de produção da saúde e à qualificação contínua das práticas sanitárias e do sistema de saúde.

[ Acessar Conteúdo x]

Política, planejamento e gestão em saúde

Política, planejamento e gestão em saúde

A obra “Política, Planejamento e Gestão em Saúde” emerge como uma fonte de pesquisa robusta, que explora o conhecimento em suas diferentes faces, abrangendo diversos estudos. Por ser uma área que investiga processos de formulação, implementação, planejamento, execução e avaliação de políticas, sistemas, serviços e práticas de saúde, a sua relevância no campo das ciências da saúde é indiscutível, revelando a multiplicidade de aportes teóricos e metodológicos, de caráter interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional, influenciados por diferentes campos de conhecimento. No intuito de promover e estimular o aprendizado dos leitores sobre esta temática, os estudos selecionados fornecem concepções fundamentadas em diferentes métodos de pesquisa.

[ Acessar Conteúdo x]

Práticas investigativas em atividade física e saúde

Práticas investigativas em atividade física e saúde

A coletânea abrange diversos temas, entre eles: as concepções da imagem corporal entre praticantes e instrutores de musculação, fisiculturistas e estudantes de Educação Física na região metropolitana de Salvador; a atividade física como fator de proteção para co-morbidades cardiovasculares em mulheres obesas; prevalência e fatores associados à inatividade física em adultos na cidade de Lauro de Freitas-BA, entre outros.

[ Acessar Conteúdo x]

Processo educativo na EAD: práticas inovadoras e perspectivas de gestão

Processo educativo na EAD: práticas inovadoras e perspectivas de gestão

A modalidade de EAD, apesar de já estar constituída no cenário nacional e internacional, ainda é uma modalidade relativamente nova e, portanto, carece de estudos aprofundados sobre o tema. Os estudos aqui apresentados trazem a demonstração de novas técnicas, concepções e práticas sobre a EAD no Brasil. Assim, essa leitura contribui cientificamente com novos estudos e uma nova visão sobre a EAD no Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Saúde da criança : acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil

Saúde da criança : acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil

Adotar medidas para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis, como recomendado na Reunião de Cúpula em Favor da Infância (Nova York, 1990) e na Conferência Internacional de Nutrição (Roma, 1992), significa garantir um direito da população e cumprir uma obrigação do Estado. O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia (promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas). Tais ações devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde. E, nesse sentido, o Ministério da Saúde estabeleceu normas técnicas, definiu instrumentos operacionais e promoveu a capacitação de recursos humanos.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 43 itens.
Alguma mensagem