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Mestrado em Educação


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ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR

ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (2014), em sua quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – o DSM V, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma condição neurobiológica caracterizada por prejuízos severos e invasivos nas áreas de interação e comunicação social e por um repertório restrito e estereotipado de atividades e interesses.

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Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

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Concepções e análise do material didático na perspectiva da diversidade

Concepções e análise do material didático na perspectiva da diversidade

A coleção produção de material didático para diversidade é resultado de um curso ofertado à distância pela UNESP, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil, aos professores e às professoras da rede pública de ensino, A conjuntura histórica de mudanças e transformações sociais será presente em todos os setores da vida social, exigindo das experiências individuais e coletivas um reinventar de nossas práticas pedagógicas. Dentro dessa perspectiva, a coleção, em todos os seus volumes, delineou alguns propósitos, a destacar três deles: (1) procurou estimular um debate reflexivo sobre temas contemporâneos da diversidade; (2) procurou estimular a avaliação de materiais didáticos existentes; (3) fomentou um debate sobre a realização de projetos de produção de recursos didáticos em diferentes linguagens em temas da diversidade. Tendo em vista o caráter didático dessa coleção, todos os textos dos volumes foram pensados sob uma mesma estrutura: primeiras palavras – uma introdução ao tema abordado; Problematizando o tema – aqui se adota uma postura bastante crítica e os conceitos e os fundamentos teóricos pertinentes a cada uma das abordagens são expostos e debatidos; Instrumentalizando o tema – trata-se do espaço privilegiado para a reflexão sobre possíveis aplicações em sala de aula do que foi antes, em termos teóricos, exposto; Saiba mais… – momentos dos textos em que se expõem indicações para um maior aprofundamento crítico do debate realizado: completam a obra as referências bibliográficas sugeridas e trabalhadas pelos autores e autoras.

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Cultura e Sociedade - Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Escola

Cultura e Sociedade - Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Escola

Este Caderno Temático encerra um processo de discussão, estudos e de produção de material didático-pedagógico sobre a prevenção ao uso indevido de drogas nas escolas. Esse processo iniciou-se em 2007, com a organização da Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos, e teve como ação a formação continuada dos profissionais da educação da rede estadual de ensino e a elaboração do Caderno Temático de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, assessorado pela Professora Regina de Paula Medeiros (PUC-MG).

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Diálogos sobre Educação Especial e Inclusão na atualidade

Diálogos sobre Educação Especial e Inclusão na atualidade

Este livro é produto de um esforço coletivo de pesquisadores empenhados em discutir, analisar e divulgar reflexões, sobre o tema Educação Especial e Inclusão, intitulado Diálogos sobre Educação e Inclusão na Atualidade e assume o compromisso de contribuir para a formação dos pós-graduandos, profissionais da educação, bem como para a construção de um sistema educacional inclusivo na Educação Básica e na Educação Superior.

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Dicionário de Direitos Humanos

Dicionário de Direitos Humanos

Esta obra foi organizada pelo grupo de estudos e extensão Redes de Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas. O Redes é voltado para efetivação dos Direitos Humanos em Minas Gerais e para construção de conhecimento e ações com e para a rede de entidades governamentais e não-governamentais que atuam na proteção e promoção de direitos. São objetivos do Redes: contribuir com a efetivação dos Direitos Humanos em Minas Gerais; produzir conhecimento e ações em Direitos Humanos; atuar no fortalecimento das redes de entidades públicas e privadas que atuam na proteção e promoção de direitos. Para cumprir com seus objetivos, o Redes atua na produção de pesquisas e materiais técnicos e acadêmicos em Direitos Humanos, na realização de seminários,cursos e palestras e no desenvolvimento de ações em Direitos Humanos e na mobilização popular.

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Diretrizes Curriculares da Educação do Campo

Diretrizes Curriculares da Educação do Campo

O início do século XXI apresenta inúmeros desafios à humanidade. Um deles é o de superar as contradições sociais, especialmente nos países com alto grau de concentração de renda e desigualdade. A fome, a miséria, a exclusão, a exploração são condições que exigem projetos políticos nacionais e internacionais de enfrentamento para sua superação. O Brasil é um exemplo de país contraditório, com imenso potencial humano e de biodiversidade, mas com excessiva concentração de renda e altos níveis de pobreza.

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Educação Escolar Quilombola: Pilões, Peneiras e Conhecimento Escolar

Educação Escolar Quilombola: Pilões, Peneiras e Conhecimento Escolar

As comunidades remanescentes de quilombo no Paraná, até então invisibilizadas da história e da cultura paranaense, passaram a ser explicitadas, consideradas e pautadas na definição e apropriação de políticas públicas a partir do ano de 2006, com o início do levantamento socioeconômico e educacional realizado pelo Governo do Estado do Paraná. A análise dos dados relativos aos quilombos paranaenses provocou a reflexão sobre o impacto das políticas universais em comunidades específicas e o questionamento sobre sua efetividade enquanto mecanismos de promoção da igualdade social.

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Educação para as Relações Étnico-Raciais

Educação para as Relações Étnico-Raciais

Este livro é resultado da movimentação de negros e negras, de ontem e de hoje, que participaram e participam ativamente na luta por uma educação anti-racista, pela implementação de políticas públicas voltadas para a população negra brasileira, entre outras. Os artigos aqui apresentados são oriundos dos trabalhos de conclusão de curso do I curso de especialização em Educação das Relações Etnicorraciais e História e Cultura Africana e Afro Brasileira, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia, curso esse financiado pelo Edital UNIAFRO2008, MEC/SECAD/FNDE, com as parcerias da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Instituto de Química.

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Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.

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Estudos Cemiteriais no Brasil: itinerários, abordagens e perspectivas

Estudos Cemiteriais no Brasil: itinerários, abordagens e perspectivas

Os cemitérios são lugares que, a despeito da temporalidade, espacialidade e estrutura carregam entre si elementos importantes e de interseção. Podemos destacar alguns destes elementos, quais sejam, as condições que resultam em seu nascimento e inserção na paisagem urbana ou rural, no qual emergem. São, neste sentido, tradutores de desejos que perpassam por sentimentos de vaidade, poder, glória e múltiplas histórias. Podem, também, serem depositários de artefatos que dialogam com a cultura material e a cultura artística de uma dada época e sociedade. Assim compreendemos os cemitérios. E é objetivo deste e-book colocar em destaque os estudos nacionais que estão sendo realizados no tocante a este tema. Isto é, o propósito é reunir pesquisas que apresentem em seu cerne questões tocantes aos espaços cemiteriais no Brasil, revelando sua multiplicidade e abrangência.

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Plano Nacional de Educação 2014-2024

Plano Nacional de Educação 2014-2024

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor. Neste novo texto, fruto de amplos debates entre diversos atores sociais e o poder público, estão definidos os objetivos e metas para o ensino em todos os níveis – infantil, básico e superior – a serem executados nos próximos dez anos.

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Recursos de acessibilidade aplicados ao ensino superior

Recursos de acessibilidade aplicados ao ensino superior

Todos os autores partilham o desejo de uma universidade inclusiva e propõem recursos que garantem o acesso dos alunos com deficiência a materiais pedagógicos. Para tanto, realizam pesquisas aplicadas e iniciativas nos campos da Comunicação, da Tradução Audiovisual, da Educação e dos Direitos Humanos. Ainda com foco no ensino superior, o livro traz análises da acessibilidade em portais eletrônicos de universidades brasileiras, ampliando, dessa forma, a discussão sobre o tema no segmento. O resultado são produtos diversificados, como audiodescrição de vídeos e imagens, arquivos de aúdio com a narração de documentos científico-acadêmicos, Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Língua Brasileira de Sinais (janela de Libras), entre outros. Os trabalhos sustentam-se em consistentes balizas teóricas em tradução intersemiótica, linguagem das mídias sonoras, produção cinematográfica, Direito, conformação dos meios digitais e análise de processos pedagógicos. A eliminação das barreiras e a garantia da acessibilidade é o desafio que inspira a realização desta obra. Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

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