CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Engenharia Civil- Presencial e Semi


[Voltar para Áreas]



Anais do Seminário de Avaliação de projetos IPT em habitação e meio ambiente: assentamento urbanos precário

Anais do Seminário de Avaliação de projetos IPT em habitação e meio ambiente: assentamento urbanos precário

Durante os últimos três anos, a equipe técnica do IPT desenvolveu, no âmbito do Programa Habitare, dois projetos de pesquisa - Habitação e Meio Ambiente - Abordagem ambiental integrada em empreendimentos habitacionais de interesse social e Procedimentos para tomada de decisão em programas de urbanização de favelas. Era nossa pretensão, desde o início, compartilhar os resultados que viéssemos a obter com as agências de fomento que patrocinaram os trabalhos e com profissionais de diversas regiões do país, cuja experiência, acadêmica ou prática, possibilitaria elaborar sugestões para o aprimoramento de seu conteúdo técnico. A manutenção e revisão de conceitos e a identificação de lacunas permitiriam, também, dar um salto de qualidade no conteúdo das pesquisas em andamento, identificar novas linhas de investigação e estabelecer parcerias envolvendo a Academia, as Instituições de Pesquisa Tecnológica, os Agentes Promotores e Financeiros de Habitação e o Poder Local (Prefeituras). Foi com esse espírito que concebemos o Seminário de Avaliação de Projetos IPT, realizado em setembro de 2001, nas dependências do Instituto. Os profissionais que dele participaram apresentaram os trabalhos, teóricos ou práticos, com os quais estavam envolvidos, e avaliaram os resultados dos dois projetos de responsabilidade do IPT. Suas contribuições foram incorporadas pela equipe antes do término dos projetos.

[ Acessar Conteúdo x]

As ilusões do plano diretor

As ilusões do plano diretor

Essa obra versa sobre a experiência paulistana de elaboração e principalmente de debates públicos sobre o Plano Diretor. Trata-se de uma experiência que, no nosso conhecimento, é única no país. Entretanto o que aqui se relata, está longe de se referir apenas à essa experiência da cidade de São Paulo. Muito pelo contrário. Temos a convicção de que a análise que aqui fazemos da experiência paulistana, aplica-se aos processos de elaboração , conteúdo e debates públicos de planos diretores de todas as cidades grandes e médias do país, com exceção, talvez, daquelas inseridas em áreas metropolitanas (Santo André, Guarulhos, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Contagem etc.)

[ Acessar Conteúdo x]

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

A inserção do tema água e saneamento no conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é resultado da crescente presença do tema nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), no debate acadêmico e nas políticas públicas dos diversos países. Desde a Conferência de Estocolmo (1972), passando pela de Mar del Plata (1977), até a do Rio 1992 e a do Rio+20 (2012), as diretrizes sobre gestão da água, poluição hídrica e esgotamento sanitário têm se multiplicado no plano internacional, assim como a estrutura de governança

[ Acessar Conteúdo x]

Biblioteca de absortância de telhas: base de dados para análise de desempenho termoenergético de edifícios

Biblioteca de absortância de telhas: base de dados para análise de desempenho termoenergético de edifícios

Este livro apresenta uma compilação de dados de Absortância Solar de telhas para cobertura de edificações, a partir de produtos disponíveis comercialmente no Brasil. Os dados foram obtidos por meio de medições em laboratório com o uso de um espectrofotômetro com esfera integradora, como parte de diversas pesquisas desenvolvidas no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2020. Assim, torna-se necessária a divulgação de dados de absortância solar de revestimentos disponíveis no mercado nacional, medidos de forma precisa e confiável, para sua adequada especificação por profissionais e pesquisadores da área. É nesse contexto que este documento pretende preencher uma lacuna importante da área na atualidade, em que dados de absortância solar de diversos tipos de telhas foram obtidos a partir de medições em laboratório e são apresentados para consulta à comunidade acadêmica e profissional como referência para estudos de desempenho termoenergético de edifícios.

[ Acessar Conteúdo x]

Cálculo de Concreto Armado

Cálculo de Concreto Armado

Este livro é o primeiro de três volumes que dedicarei ao cálculo de estruturas em concreto armado. Ele é dirigido especialmente aos profissionais do ramo e aos alunos universitários do curso de engenharia civil. Será útil também para aqueles que desejem iniciar sua atividade profissional nesta especialidade. Nele serão abordados os conceitos básicos de cálculo estrutural, comum a rápida passagem pela história do concreto armado. Alguns nomes que marcaram esta história foram ressaltados, apesar de ser impossível citar todos aqueles que colaboraram: professores, pesquisadores, engenheiros e arquitetos.

[ Acessar Conteúdo x]

Caminhos para a Sustentabilidade Urbana

Caminhos para a Sustentabilidade Urbana

O livro “Caminhos para a Sustentabilidade Urbana” tem sua importância relacionada à conscientização da comunidade que a Sustentabilidade vem agregar valor às áreas urbanas. Principalmente, vem lembrar a necessidade de equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a proteção e preservação do meio ambiente. Em termos gerais, pode-se dizer que assim se procura colaborar para evitar as catástrofes que podem ocorrer frente aos impactos das mudanças climáticas e vivenciar um ambiente urbano de qualidade.

[ Acessar Conteúdo x]

Casos selecionados de análise de falhas

Casos selecionados de análise de falhas

Onze artigos do autor publicados no periódico Engineering Failure Analysis foram selecionados para composição do livro. Os artigos foram agrupados de acordo com os seus respectivos setores de atividade econômica: Transportes, Saúde e Energia. A análise crítica dos artigos mostrou a importância da publicação de casos de análise de falha e da existência de uma boa documentação microscópica, permitindo explorar novas interpretações dos resultados e discutir detalhadamente os mecanismos de fratura. A análise do conjunto de falhas de cada setor permitiu tecer alguns comentários sobre a atuação das respectivas agências reguladoras no Brasil. Apontou-se que a publicação de casos de análise de falha pode ajudar tanto na construção de um diálogo entre as partes envolvidas nas falhas de componentes de engenharia como na criação de um ambiente mais seguro para os setores industriais estratégicos do país.

[ Acessar Conteúdo x]

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação

O nono objetivo estabelecido representa um avanço significativo, na medida em que explicita na agenda internacional a importância que a inovação, a infraestrutura e as atividades econômicas têm para o desenvolvimento e, em especial, para o desenvolvimento sustentável ao definir que se pretende "construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação"

[ Acessar Conteúdo x]

Curso de resistência dos materiais

Curso de resistência dos materiais

Essa publicação resulta da experiência de alguns anos de trabalho do autor no ensino das disciplinas relativas ao tema "Resistência dos Materiais" para cursos de graduação em engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. Fundamentalmente são notas de aulas que foram revistas e compiladas, procurando expressar o entendimento do autor sobre o assunto, segundo uma abordagem propositadamente dotada de forte conteúdo conceitual.

[ Acessar Conteúdo x]

Descomplicando a mobilidade: Manual de ações para gestores públicos

Descomplicando a mobilidade: Manual de ações para gestores públicos

Para orientar os municípios brasileiros na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), pesquisadores de várias instituições nacionais se reuniram e desenvolveram novas práticas que possibilitam a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. Todas as recomendações estão disponíveis no livro “Descomplicando a mobilidade: Manual de ações para gestores públicos”, que acaba de ser lançado e disponibilizado gratuitamente na Internet. Com apoio da Capes e do Hub de Inovações com Impacto em Transportes (HIT), os estudos foram realizados por mais de 70 pesquisadores que criaram a rede MOB.Inc – Mobilidade e Caminhos para Inclusão Social, que tem entre os coordenadores o professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Matheus Henrique Oliveira, co-organizador do livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Estradas de Ferro

Estradas de Ferro

O foco deste livro é o estudo da via permanente de uma ferrovia e suas duas partes constituintes: infraestrutura e superestrutura. Na infraestrutura, são apresentadas as suas principais atividades: terraplanagem (corte e aterro), drenagem e obras de arte. Na superestrutura, são apresentados os trilhos, os dormentes, o lastro/sub lastro e os aparelhos de mudança de via (AMVs). São detalhados os procedimentos para calcular a geometria da via (raios de curva, superelevação, super largura, rampas, entre outros), a altura de lastro necessária e as questões sobre dilatação dos trilhos. Também é explanado o processo construtivo de uma ferrovia e as principais máquinas para construção e manutenção da via.

[ Acessar Conteúdo x]

Introdução ao Projeto das Instalações Especiais

Introdução ao Projeto das Instalações Especiais

Este livro foi escrito para preencher uma lacuna existente na disciplina Instalações Especiais, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Este texto expõe de forma simplificada e prática os conceitos básicos, no nível predial, sobre instalações de gás, instalações de proteção e combate a incêndio e instalações de sistemas de ar-condicionado, dispondo sobre seus principais componentes, sobre o seu dimensionamento e sobre as recomendações normativas vigentes. Sem a pretensão de esgotar a temática em tela, este trabalho é relevante para a formação teórica e prática tanto do estudante de arquitetura como para o estudante de engenharia civil, tendo em vista a importância do assunto para elaboração mais adequada de projetos de instalações prediais especiais.

[ Acessar Conteúdo x]

Normas Regulamentadoras - NR

Normas Regulamentadoras - NR

As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

[ Acessar Conteúdo x]

Pressão Interna

Pressão Interna

Os esforços exercidos pelo vento sobre uma edificação dependem tanto das pressões externas como das internas. Estas variam com a posição, tipo e dimensões das aberturas externas. A determinação tão exata quanto possível das pressões internas é particularmente importante em edificações com grandes espaços internos e telhados leves. Uma distribuição adequada das aberturas nas paredes e/ou telhados permite diminuir a força ascensional exercida sobre os telhados por ventos fortes.

[ Acessar Conteúdo x]

Problemática de Incêndio em Edifícios Altos

Problemática de Incêndio em Edifícios Altos

Esta nova versão, após decorridos mais de 20 anos, segue revisada, ampliada e atualizada, com novas referências e ilustrações, enriquecendo seu conteúdo de extrema importância para todos aqueles que atuam na segurança contra incêndio, seja no projeto de edificações, na implementação de sistemas de prevenção ou na intervenção operacional, em especial os bombeiros, cuja coragem e profissionalismo atraem a admiração de todos. Dentre várias outras alterações, nesta nova versão, tivemos o cuidado de atualizar o capítulo inicial, a respeito da cronologia dos incêndios em edifícios altos no mundo, com os acontecimentos mais recentes, além de acrescentar um novo capítulo, no final, com o ranking atual dos edifícios mais altos no Brasil, na América Latina e no Mundo. Esse ranking é uma fotografia de momento, pois a disputa pelo titulo de “edifício mais alto” é dinâmica, alterando-se ao longo do tempo. O incêndio em edifícios altos traz algumas peculiaridades que o diferenciam dos incêndios em outros tipos de edificações, apesar de seus fundamentos também poderem ser aplicados nessas outras circunstâncias, envolvendo uma quantidade maior de problemas específicos, por isso a utilização do termo “problemática” no titulo do livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Re Pensando a cidade

Re Pensando a cidade

Este livro nos traz uma série de trabalhos de pesquisa os quais nos levam a (re) pensar sobre a cidade na qual escolhemos para viver. (Re) pensar sobre as formas de ocupação e o desenho urbano dos seus espaços, sobre a qualidade de vida urbana, sobre o tratamento dado ao patrimônio cultural e natural, sobre a habitação da maioria da população, sobre novas formas de participação da sociedade nos processos de planejamento e de projeto, sobre metodologias de planejamento mais eficazes, sobre o “outro” nos projetos de intervenção urbana, enfim (re) pensar uma cidade mais sustentável e mais humanizada.

[ Acessar Conteúdo x]

Recomendações Técnicas HABITARE - Urbanização de favelas: procedimentos de gestão

Recomendações Técnicas HABITARE - Urbanização de favelas: procedimentos de gestão

As Recomendações Técnicas Habitare, volume 5, reúne os princípios básicos e as práticas mais recomendadas para a aplicação de selantes em juntas de movimentações de fachadas de edifícios. A publicação foi organizada com o objetivo de apoiar os trabalhos em obras, e traz importantes informações sobre os cuidados fundamentais necessários para o seu bom desempenho. Tais cuidados, por vezes, são negligenciados tanto pelo meio técnico quanto pela mão de obra que, por desconhecerem as corretas técnicas de dimensionamento e aplicação, incorrem na baixa qualidade das juntas, comprometendo o desempenho de todo o sistema de revestimento. Essa publicação discute os tipos principais de selantes, suas propriedades mais relevantes, além de ensaios para avaliação de desempenho, as funções das juntas nas fachadas de edifícios, os equipamentos e a importância do projeto de uma junta com detalhes para sua correta aplicação, com a finalidade de se evitar a ocorrência de falhas. Apresenta ainda, por meio de fotos ilustrativas, as principais falhas encontradas em obras, discute as causas e soluções para minimizar e evitar estas falhas, relaciona as principais normas para a sua avaliação e propõe, ao final, um checklist que orienta sua execução e seu acompanhamento pelos aplicadores e fiscalizadores. Essa recomendação técnica é mais uma ação do Programa Habitare na busca de melhoria da qualidade da construção civil no Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação

Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação

As alvenarias e os revestimentos argamassados são tecnologias construtivas que, na sua essência, remontam seu uso desde a Idade Média. Inicialmente, as alvenarias eram utilizadas simultaneamente como vedações e como estrutura, e eram constituídas, na sua grande maioria, por tijolos de origem cerâmica assentados e revestidos com argamassa proveniente da mistura de cal e areia. Com a invenção do cimento Portland as argamassas sofreram uma evolução. Com a adição desse produto, conseguiram ter sua resistência aumentada e a aderência às bases onde eram aplicadas muito melhorada, já nas primeiras idades. Com a invenção do concreto armado, o sistema de construção mudou profundamente e as alvenarias deixaram de exercer sua função estrutural, sendo utilizadas somente como elementos de vedação. Os problemas de fissuração e destacamento das argamassas tiveram início nessa mesma época, embora não tenham sido percebidos na ocasião.

[ Acessar Conteúdo x]

Sítio Roberto Burle Marx

Sítio Roberto Burle Marx

O patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, constitui testemunho da história e da identidade de um país, além de ser um valioso ativo econômico e turístico para as cidades. No Brasil, o potencial de geração de riqueza e de externalidades é enorme: são 1.250 patrimônios tombados, entre os quais 85 centros urbanos protegidos, cada um deles com centenas de edificações, podendo-se estimar um total de mais de 5 mil imóveis protegidos. Desses patrimônios, 21 sítios históricos brasileiros obtiveram o reconhecimento máximo internacional com o título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em 2020, será a vez de o Sítio Roberto Burle Marx concorrer a esse título, como o maior e mais completo espaço dedicado à pesquisa, à difusão e à preservação do legado cultural de um dos mais importantes nomes da arquitetura e do paisagismo do Brasil. São quase 400 mil m² de área, que abrigam uma das coleções mais importantes de plantas tropicais e semitropicais do mundo, com número superior a 3.500 espécies de plantas nativas e exóticas.

[ Acessar Conteúdo x]

Técnicas de construção

Técnicas de construção

Neste livro serão abordados os materiais e as técnicas mais empregadas nos edifícios escolares, com dicas para reparos e para a realização da manutenção de equipamentos e de elementos do edifício. Além dessas informações, você terá também unidades dedicadas ao impacto ambiental dos sistemas de construção civil, à história das técnicas de construção e sobre como enfrentar situações que exigem mais que os conhecimentos técnicos, exigem o seu bom senso: como enfrentar a questão das pichações? Como facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais? Como promover áreas verdes na escola? A proposta maior deste módulo é justamente a de qualificá-lo para a execução de melhorias na estrutura física do espaço escolar. Tais melhorias motivam a todos, alunos, professores e funcionários, para fazer da escola um espaço convidativo, educativo e de cooperação.

[ Acessar Conteúdo x]

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Em ocasiões anteriores, o Brasil também participou de esforços semelhantes da ONU, como os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs). No caso dos ODMs, no entanto, a questão urbana recebia pouca ênfase e se limitava à questão da inadequação habitacional, muito semelhante à questão dos assentamentos precários (Ipea, 2014). Já no esforço dos ODS, a questão urbana ganhou destaque, conformando um objetivo próprio que articula inúmeras metas relacionadas às questões de habitação, mobilidade urbana, urbanização sustentável, planejamento e gestão urbana e ambiental

[ Acessar Conteúdo x]

Urbanização de favelas : procedimentos de gestão

Urbanização de favelas : procedimentos de gestão

Este texto é resultado do projeto de pesquisa “Manual de qualificação de assentamentos urbanos degradados”, sob a sigla REFAVELA, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio do convênio 01.04.0479.00, e pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), no âmbito do Programa HABITARE, Programa de Tecnologia da Habitação. O trabalho objetivou a realização de estudos voltados para a identificação, o registro, a avaliação e a integração de experiências de intervenções de recuperação de assentamentos urbanos degradados no país, especificamente a urbanização de favelas.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 30 itens.
Alguma mensagem